Novo Residencial de Codó terá banheiro mais amplo e água aquecida por energia solar

Residencial São Pedro/foto Nilton Messias
Residencial São Pedro/foto Nilton Messias

Em cinco anos o governo Cuidando da Nossa Gente, em parceria com o governo federal conseguiu amenizar, como nunca antes feito na história, o persistente problema do déficit habitacional em Codó.

Para aplicar com competência e eficiência os recursos que chegam ao município para o Programa Minha Casa Minha Vida, foi preciso um trabalho diligente, compromissado e responsável por parte do governo do prefeito Zito Rolim e da equipe que compõe o quadro da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção Alimentar.

O programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, em parceria com a prefeitura municipal de Codó, já beneficiou duas mil famílias, realizando o sonho da casa própria a milhares de codoenses. Em seu primeiro mandato como prefeito de Codó, Zito Rolim dedicou boa parte de seu tempo na execução dos residenciais Santa Rita e da Trizidela (Mil casas cada). Agora, já no início do segundo ano de seu segundo mandato, o Prefeito de Codó volta suas energias de trabalho para o mais novo residencial da cidade, localizado na região do Bairro São Pedro.

Casas com aquecedor solar
Casas com aquecedor solar

Alto padrão de qualidade

Devido a uma série de melhorias e adequações realizadas no programa Minha Casa Minha Vida, o Residencial do Bairro São Pedro terá algumas novidades. A metragem dos lotes (área construída e total) não será a mesma dos outros residenciais.

O banheiro está mais amplo e os cômodos seguem os padrões similares. A celeridade das obras se deve as inovações nos métodos de construção e acabamento e novos materiais, já utilizados na Trizidela. A construção das unidades habitacionais será alicerçada dentro de uma política de qualidade, visando atender aos padrões de segurança e qualidade exigidos pela certificação ISO 9001

Casa com aquecedor já instalado
Casa com aquecedor já instalado

Cada moradia será composta por sala integrada à cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço, e será cercada por muro de um metro e meio.

Como funciona o sistema de aquecedor solar

O sistema de abastecimento do novo residencial do Bairro São Pedro será garantido por dois grandes poços de 116 e 160 metros de profundidade, respectivamente. E o morador do São Pedro poderá se dar ao luxo de tomar banho quente nas noites mais frias, devido a um novo ecologicamente correto sistema de aquecimento de água. O sistema básico de aquecimento de água por energia solar é composto de coletores solares (placas de células fotovoltaicas) e reservatório térmico (Boiler).

As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre. O reservatório térmico é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente. Desta forma, a água é mantida aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.

Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó  

2 comentários sobre “Novo Residencial de Codó terá banheiro mais amplo e água aquecida por energia solar”

  1. é bem legal o que querem fazer no novo residencial so que concordo que a cozinha deveria ser bem maior .
    quando ira começar as inscriçoes para o novo residencial do sao pedro?

Deixe uma resposta