Está na Agência do Estado, publicado pelo correiocodoense, a informação de que o Defensor-Geral do Estado, Aldy Mello Filho, assinou na última sexta-feira, 15, ordens de serviço para o início das obras de dois núcleos regionais da Defensoria Pública do Estado – um em Carolina e o outro em Codó.
Consta ainda na informação que os trabalhos serão iniciados esta semana e finalizados no prazo de 60 dias. Sobre a escolha dos municípios, diz o texto:
“A escolha desses municípios atendeu a três critérios: o fluxo judiciário, medido pelo número de processos em tramitação na Comarca, os indicadores sociais e a quantidade de habitantes” (…) Em Codó, 6ª maior cidade do Maranhão, localizada a 290 quilômetros de São Luís, com 118.072 habitantes e IDH de 0,558, existem três Varas, um juizado Cível e Criminal e quatro promotores em atuação”, descreve
CORREÇÃO
Há um leve equívoco no texto transcrito acima. Nossa Codó tem, realmente, três Varas da Justiça, e agora mais uma dos Juizados Especiais, mas o Ministério Público anda longe de acompanhar esta proporção.
Temos três promotorias em aberto e apenas 2 promotores (Drs. Thales e Gilberto) em atuação, todos são obrigados a acumular função. Atualmente, Dr. Gilberto Câmara está de férias, com o devido substituto que veio de Timbiras, Dr. Edilson Santana, onde, diga-se de passagem, também é único. Em resumo, O MPE vive aqui no maior sufoco por causa dessa disparidade.
DEFENSORES DEFINIDOS
Diz a notícia que “Codó contará com a atuação de Suzana Camillo Castello Branco e Hélcio Rodrigo Barros, que desempenharão atividades em todas as áreas do direito, priorizando as demandas apresentadas pela população local”.
Vamos aguardar.
Um comentário sobre “Núcleo da Defensoria Pública de Codó pode começar a ser construído esta semana”
eu não acho justo uma crinça de 15 anos não tem pai ,nem mãe . mora com a irma o pai,faleçe iai .so tem sua irma de 22 que cuida para entrar airma de 22 foi pedi uma guarda falaram que tem que proucurar advogado onde que uma pobre como eu tenho condiçoes não tenho