Fale com Acélio

O povoado “Mata do Nascimento”, encravado no município de Codó, teve como primeiro colonizador – Manoel do Nascimento – homem simples, muito trabalhador, que ali chegou, no ano de 1915.

Dois anos mais tarde, (1917), chegou ali também, Manoel Bernardino de Oliveira, trabalhador, demonstrando características de um grande líder. Por isso, conseguiu trazer muitos lavradores para o povoado e, juntos, trabalhando, no cultivo da terra, aos poucos, o povoado foi crescendo e seus habitantes usufruindo dos benefícios desse trabalho conjunto.

Todavia, não seria diferente ao povoado “Mata do Nascimento”, em razão do seu crescimento, surgirem problemas, como a falta de escola, saúde e outros, que contribuiriam para a melhoria de vida dos seus moradores. Por conta disso, o líder Manoel Bernardino de Oliveira, organizou um bom número de seus liderados e veio até Codó, reivindicar junto ao Prefeito, alguns benefícios. O Prefeito vendo aquela multidão, certamente, julgou tratar-se de um grupo sublevado e por isso, não deu a devida atenção.

Na verdade, tratava-se de pessoas humildes, pacatas e não desordeiras, segundo o julgamento do Prefeito que, incontinenti comunicou ao Governador do Maranhão, Godofredo Viana, ilustre codoense. Este, sem demora, enviou a Codó o Tenente Henrique Dias, que chegando a Codó com sua tropa, dirigiu-se à ”Mata do Nascimento” para conter os “amotinados”, na concepção das autoridades. Ali chegando, sem dó e sem piedade, comandou a grande chacina, na qual morreram homens, mulheres e crianças, sem motivos para tamanha crueldade.

Não obstante, este fato lamentável ocorrido no Povoado “Mata do Nascimento”, contudo, não interrompeu o seu crescimento. As ações governamentais marcaram presença efetiva, o que ensejou ao florescente povoado, atingir a sua emancipação política, através da lei nº 815, de 09 de dezembro de 1952, com a denominação de Dom Pedro.

Era prefeito de Codó, naquela época, o Sr. Waldemar Pinto da Veiga, que compareceu às solenidades de instalação do novo município maranhense, em 1° de janeiro de 1953.

Finalmente, o fato de Codó ter sido município-mãe para a formação deste novo município, é motivo de os codoenses se ufanarem pela magnífica história que detém a sua terra.

Codó-Ma,04 /02/2013                                                             Prof. Carlos Gomes

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias