Fale com Acélio

Escritor Carlos Gomes
Escritor Carlos Gomes

Nascido em 1894, na cidade de Wadhi Charou, Líbano. Filho de Elias Murad e Mehde Murad. Veio para o Brasil, em 1912, aos dezesseis anos, chamado por seu irmão João Elias, fixando-se na cidade de Itapecurú-Mirim, Estado do Maranhão.

Lá após estabelecer-se comercialmente, casou-se com Adélia Matias, de cuja união nasceu sua filha Nazira.

Com o falecimento de Adélia, em 1918, casou-se com Amélia Ázar Murad, transferindo-se em seguida, para a cidade de Codó, fixando residência na Avenida João Ribeiro, na Cidade Alta. Do seu matrimônio nasceram os filhos: Antonio José, Benedito, Alice, Emílio Biló e Arnaldo Murad.

Após desenvolver durante muitos anos, atividades comerciais de grande vulto, mudou-se em 1938, para a Cidade Baixa, onde passou a exercer atividades de comércio, referentes à compra e venda de gêneros de produção do Estado.

Fundou a tradicional Casa Oriente e o Elite Bar, de saudosa memória, ampliou bastante suas atividades comerciais em Codó. Participou ativamente da vida comunitária codoense, ingressando na Loja Maçônica “DEUS E CARIDADE” nº 2, da qual foi venerável.

Em razão do seu grande trabalho social e comunitário, recebeu várias homenagens dos governantes codoenses, dentre as quais, seu nome em vários colégios do Município. Foi fundador e diretor da Associação Comercial de Codó, participando, ainda, de várias entidades de caráter social e beneficente.

Homem de grande cultura, falando fluentemente, o árabe, francês e português. Vítima de um aneurisma abdominal, após operar-se no Rio de Janeiro, veio a falecer na cidade de São Luis, aos dez dias do Mês de outubro, do ano de 1963.

Lembramos que a Loja Maçônica “Deus e Caridade” nº 2, criou o colégio que merecidamente homenageia o biografado.

Codó – MA, 29 de julho de 2014.                                                             Prof. Carlos Gomes.

Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira”. Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, inédito.

Uma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

PUBLICIDADES