Partido Rede sustentabilidade protege árvore plantada em praça pública

Representantes e simpatizantes do partido Rede Sustentabilidade estiveram no inicio desta semana na Praça Palmerio Cantanhede, para juntos criarem um cercado que servirá de proteção para a árvore Barriguda, que foi plantada no local pelo grupo no mês de março.

Sustentabilidade
Sustentabilidade

A árvore plantada em praça pública, no futuro vai atrair faunas como as jandaias, periquitos e outros psitacídeos. A ideia, com a plantação é criar um berço para o desenvolvimento do novo paradigma de políticas públicas sustentáveis, além de difundir e propagar a participação popular na proteção do consumidor, como instrumento de defesa ambiental.

A muda foi adquirida pelo grupo Rede Sustentabilidade e veio de Brasília sob os cuidados do professor Evannildo, que providenciou o transporte da árvore até Codó.

Para o secretário municipal de cultura e igualdade racial, Augusto Serra, a iniciativa marca uma nova fase na preocupação com o meio ambiente na cidade.

“A iniciativa da Rede Sustentabilidade demonstra a importância de se conscientizar sobre a preservação e o respeito ao meio ambiente, para que todos tenham um futuro muito melhor”, afirmou o secretário municipal.

Conheça um pouco da Barriguda

A Barriguda é conhecida por paineira, isso se deve ao fato de seus frutos quando secos liberarem a paina, que antigamente usava-se muito para encher travesseiro. Árvore típica do Brasil, muito encontrada na Caatinga, sendo bastante resistente a seca já que guarda água em seu interior. Possui um caule gordo (daí o nome Barriguda) podendo chegar a 1 metro de diâmetro, nele há uma incidência enormes de espinhos. A madeira é mole, leve e de pouca durabilidade. Suas flores são brancas ou róseas. O fruto aparenta a um mamão verde, porém, ao contrario do mamoeiro esses ficam pendurados nas galhas feitos pinhas e não no caule. As sementes enquanto dentro dos frutos estão envoltas a paina que ao serem levadas pelo vento, quando os frutos rompem, acaba ajudando na dispersão. Ela pode chegar, quando adulta, a 10 a 15 metros de altura. Possui copa larga e muito ramificada. No inverno perde toda a folhagem e ganha às flores.

ASCOM/REDE SUSTENTABILIDADE

16 comentários sobre “Partido Rede sustentabilidade protege árvore plantada em praça pública”

  1. ACHO INTERESSANTE A IDÉIAS DO PARTIDO REDE SUSTENTABILIDADDE, NO ENTANTO, NÃO ACREDITO EM MUDANÇAS SÓ DE SIGLAS UMA VEZ QUE OS ATORES SÃO OS MESMOS.

  2. Dá para o pessoal da REDE plantar 10% das arvores DERRUBADA por UM empresário nas FAZENDAS compradas ? Não VI nenhum” PIO “,grito ” ou COISA parecida nesses anos pelas derrubadas de COCAIS inteiros em minha cidade. Agora os CARAS vem plantar UMA arvore em uma praça. ME FAÇA O FAVOR: quero rir MAIS ….. hahahahahahahahahahahahah

  3. Houve tempo em que plantar uma árvore era um prazer, brincadeira de criança. Infelizmene o prazer não existe mais, nem as campanhas. E a maioria das crianças de hoje em dia não sabem da importância que tem plantar uma árvore.

    Por isso gostaria de pedir aos pais que incentivem seus filhos a plantarem arvores, e assim estarão fazendo um grande favor para o meio ambiente e para todos nós.

    beijos para todos.

  4. sem noção. Plantar arvores é planejamento. Vc deve tá falando em plantar PÉ de Feijão enrolado em um algodão,para V quando cresce,láno jardins de Infancia. Lembra disso ? Que tal ir VISITAR a ZONA RURAL e também ao MInistérioo Publico e denunciar as DERRUBADAS de arvores???

  5. Fia, tu sabia que os riachos de Codó estão morrendo pelo MOTIVO de DESVIO irregular feito por pessoas que que TEM chacara ?? FIA, quer BRINCAR DE ECOLOGIA, o PAu é maior e grosso. Não ´ cipó de galho de goiaba,que se tira e bate em menino não.

  6. Esse é uma fato histórico e grande relevância para Codó, com certeza esta data ficará marcada na memória do povo codoense! Agora só uma perguntinha: Por que não fizeram antes?

  7. Olá amigos, este foi apenas um ato simbólico de proteção da arvore símbolo do nosso partido no município, exemplo para que todas as arvores possam ser protegidas, incentivo ao plantio de arvores nativas, frutíferas e ornamentais. O primeiro passo tem que ser dado por alguém, Sabemos dos gravíssimos problemas ambientais no município de Codó e região, estamos iniciando um planejamento para poder agir, fiscalizando, denunciando agressores, orientando a população quanto as queimadas indiscriminadas, pesca e caça predatória, reflorestamento de matas ciliares, poluição sonora, poluição industrial, desmatamento sustentável e tantas outras medidas que poderão ser tomadas no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

  8. Parabéns! Tem uma grande árvore na avenida marechal castelo branco, 1274/1275 que necessita de um olhar e uma atenção especial do rede sustentabilidade, meio ambiente e prefeitura. Que juntos, estes três grandes órgãos competentes de Codó-MA, atuem para evitar um possível grande acidente / incidente. Olhem de perto e com carinho este caso.

  9. AGORA O CARA TA APARECENDO EM TODAS..KKK COISA BOA É A POLITICA.NEGUIM SOME OS 4 ANOS AI VOLTA A APARECER..É FOTO COM ARVORE..KKKK GANHA NÃO BICHÃO!

  10. Meu amigo, sustentabilidade significa, sobretudo, sobrevivência. Sobrevivência dos recursos naturais, dos empreendimentos e da própria sociedade. Não por acaso, a sustentabilidade é constituída por três pilares: o econômico, o social e o ambiental. Isto quer dizer que, para qualquer empreendimento se tornar viável, daqui para frente ele terá de ser socialmente justo, ambientalmente responsável e economicamente lucrativo. Junte-se a nós Cidadão

Deixe uma resposta