Foi realizada ontem, 12, na cidade de Timbiras, uma reunião entre os prefeitos de Codó (Zito Rolim), Timbiras (Nonato Pessoa) de Vargem Grande (Dr. Miguel) e o Instituto Maranhense de Estudos Sócio-econômicos e Cartográficos, representado pelo diretor de estudos ambientais e geo-processamento, Josiel Ribeiro Ferreira.
Não compareceram, apesar de convidados, os prefeitos de Peritoró, Agamenon Milhomem, e o de Coroatá, Luis da Amovelar.
DO QUE SE TRATA
A reunião foi para tratar de um assunto que vem incomodando à todos estes administradores – a falta de definição territorial que estabeleça limites entre os municípios por eles comandados. Por causa disso, por exemplo, há municípios que pertencem ao território de Coroatá, mas que são assistidos por Codó e vice e versa.
Entre Codó e Timbiras também há conflito territorial, como explicou ao blogdoacelio o prefeito, Zito Rolim, informando-nos sobre o trabalho das equipes do Instituto já em andamento desde sábado, na região do Conduru, mapeando a situação.
“Hoje (11) está naquela região de Santana Velha, Condurú que é uma área que consta como Coroatá, mas é assistida por Codó há muito tempo e amanha (domingo) nós vamos ver aqui dentro de Timbiras, vem representante nosso pra fazer levantamento dentro de Timbiras onde tem cinco povoados com dúvidas, onde consta território de Codó e são assistidos parte por Timbiras”, disse Rolim por telefone
MAIS REUNIÃO
Quando todo o mapeamento estiver concluído haverá uma nova reunião e os que compareceram esperam contar com a presença de Agamenon e Luizinho da Amovelar, pois a indefinição também os atinge. Além do fato de que a decisão sobre como proceder a partir de então deve, obrigatoriamente, ser de todos os envolvidos.
“Vai haver outra reunião. Mas não teve problema, todo mundo tentando resolver da melhor maneira possível, importante é o povo. Nossa preocupação é com o povo, esse é que não pode ser prejudicado de forma alguma”, disse Zito
PROBLEMAS
Dois grandes problemas a indefinição traz à todos. Primeiro é o dispêndio de recursos carreados para determinado povoado que deveria ser atendido pela Prefeitura vizinha, segundo, e mais grave, é que, justamente por conta da indefinição territorial, tem povoados que não assistidos nem por um, nem por outro município, sofrendo seus moradores.
“Foi uma reunião muito importante aqui hoje, conseguimos avançar e acredito que possamos resolver a situação em breve”, disse o prefeito Nonato Pessoa, de Timbiras