Fale com Acélio

Zito Rolim fala de hemodiálise
Zito Rolim fala de hemodiálise

Não têm sido poucas as denúncias feitas nos meios de comunicação a respeito das péssimas condições de transporte dos pacientes de hemodiálise de Codó que são obrigados a fazer a limpeza do sangue, pelo menos três vezes por semana, na cidade de Caxias. Há quem saia nas primeiras horas da manhã e só chegue em casa, novamente, depois das sete da noite, isso quando o veículo não quebra na BR-316.

Outra reclamação frequente é que desde a época do governo de Ricardo Archer a ajuda de custo (via programa Tratamento Fora de Domicílio – TFD) não passa de 120 reais por mês por paciente. Os renais crônicos se perguntam por quê esse dinheiro está congelado há vários governos, inclusive nos seis anos do atual, o famoso Cuidando de Nossa Gente.

VETADA PELA VIGILÂNCIA

Na semana passada, em meio a outros assuntos de seu discurso nos dois anos da UPA, o prefeito Zito Rolim falou da clínica de hemodiálise construída em Codó (na área do conjunto Novo Milênio), que até hoje ninguém sabe ao certo se é pública ou particular. Ela poderia ser o fim dos sofrimentos enfrentados por quem já está querendo até  paz celestial.

Segundo o gestor maior do município, a clínica de hemodiálise de Codó ainda não está funcionando porque a Vigilância Sanitária não liberou o alvará de funcionamento e o motivo estaria numa documentação errada que a empresa responsável, cujo nome não citou, emitiu.

“O povo quer, o povo merece e nós estamos conseguindo a exemplo da hemodiálise que ainda não está funcionando por conta de um erro da empresa que fez a documentação errada, se não já tava funcionando a hemodiálise, mas a vigilância (Estadual) não liberou o alvará, mas não vai demorar muito, o importante é que nós estamos conseguindo’, disse Rolim explicando a situação

O ‘NÃO VAI DEMORAR’ da frase do prefeito não teve data estipulada, o que indica tempo indeterminado, mais tempo para o desgaste de quem vive debaixo do castigo de uma prefeitura que já deveria ter criado vergonha na cara e colocado uma clínica  pública dentro de Codó.

O FECHA NÃO FECHA DO PARTICULAR

Se esta que foi vetada pela Vigilância Sanitária for particular, prevejo desgraça à frente para os pacientes renais. É que a exemplo do que já vimos aqui na área da saúde, a clínica particular só funcionará quando o dono tiver a amizade do prefeito do momento, caso não,  ficará fechada por questões meramente políticas.

Quem nunca viu este tipo de coisa aqui em Codó?

10 comentários sobre “Zito culpa empresa por não funcionamento da clínica de hemodiálise de Codó”

  1. Tudo bem até aí, mas porque esta empresa em Codó?
    Qual o critério de contratação?
    vai ser ela por ser a única?
    Quem são os donos?

    Ei Acélio, porque o Prefeito não construiu uma clínica de hemodiálise para que ela fosse de propriedade do Povo de Codó?

  2. ACÉLIO, VOCÊ TEM RAZÃO. TUDO QUE É PARTICULAR FUNCIONA NA BASE DA AMIZADE DO GESTOR MUNICIPAL. COMO EXEMPLO, TEMOS A MATERNIDADE “”MAMÃE NEIDE””.
    AGORA, SOB ESSE ASPECTO, NENHUM INVESTIDOR, FORA DO MUNICÍPIO, DEMONSTRARIA INTERESSES EM INSTALAR O SETOR DE HEMODIÁLISE PARA FICAR DEPENDENTE.
    ENTRETANTO, APÓS O FUNCIONAMENTO, “”NENHUM PREFEITO””, POR MAIS PERSEGUIDOR QUE SEJA, TERIA A CORAGEM DE DEIXAR FECHAR UM SETOR DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA OS DOENTES RENAIS, A POPULAÇÃO FICARIA REVOLTADA.
    ENTÃO, COM BASE NESTE PENSAMENTO, EU TENHO CERTEZA QUE A INICIATIVA PARTIU DE PESSOAS LIGADAS À PREFEITURA, PODENDO TER SIDO USADO OS “”LARANJAS””.
    QUER TIRAR A DÚVIDA?? BASTA SOLICITAR AO PREFEITO O NOME DA EMPRESA E A COMPOSIÇÃO SOCIETÁRIA. MAS, EU ACHO QUE, NEM BATENDO OS TAMBORES TEREMOS A RESPOSTA.
    NO ENTANTO, COM LARANJAS OU SEM LARANJAS, QUE INAUGUREM O CENTRO DE HEMODIÁLISES E, ASSIM, MINOREM OS SOFRIMENTOS DOS PACIENTES.

  3. Acélio a Verdade é que em Coroatá,o Governo do Estado por Meio do Todo Poderoso Secretario de Saúde Ricardo Murad,Vão Inaugurar um Centro de Hemodiálise no Hospital Macroregional (Alexandre Trovão ) em Coroatá,outro em Pinheiro,e Santa Ines,e Codó Sempre Ficando no Esquecimento por Parte dos Politicos que Só Lembram do Povo Codoense,na Hora de Pedir Votos,quando o Assunto é Saúde em Codó Mudam-se os Discursos,vem as Promessas e Descupas,ou Sempre Culpando esse ou Aquele,e Nada Pela Saúde da Nossa Gente Codoense,Sr.Prefeito Zito Rolim Faça sua Parte veja o Sofrimento desse Povo que todos os Dias tem que se Deslocar até Caxias,para este tão sofrido Tratamento de Hemodiálise,Hoje são os Eleitores Amanha pode ser um Ex.Prefeito,ou Secretario de Saúde que pode Passar por este Sofrimento:o Futuro da Saúde de Codó e dos Codoense é Hoje Chega de Tanto ESPERAR.

  4. Acélio na Editoria de Politica do Jornal o Estado do Maranhão de 24/03/2014,Fala da Reunião do Partido PMN em São Luis,e DÁ como Candidato a Deputado Estadual o NÃO ……. e ……… (Araújo Neto)Mais um Nessa SEARA Politica Codoense de Tantos Candidatos em 2014.DÊ sua Opinião Como um BOM Observador Politico que o Dr.e Nobre Reporte Acha dos Pretensos e Sonhadores Politicos Codoenses.

  5. Pessoal todos estão errados. Faço hemodialise em Teresina o problema é o seguinte, SEM UTI NA CIDADE NÃO EXISTE NADA NESTE MUNDO QUE FAÇA FUNCIONAR. SIMPLES ASSIM. Paciente renal é complicado. Não basta ser amigo do prefeito, amigo da governadora É COLOCAR PARA FUNCIONAR E QUALQUER COMPLICAÇÃO É ÓBITO NA CERTA.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias