A noite do dia 15 de abril foi repleta de emoção para a população codoense, pois mais uma vez, a programação de emancipação política dos 118 anos da cidade iniciou homenageando a sociedade civil e autoridades que contribuíram e ou contribuem para o crescimento do município.
O evento aconteceu no Salão Nobre na Prefeitura e reuniu autoridades políticas e secretariados, entre eles o prefeito municipal, Zito Rolim, e secretários, Augusto Serra e Rosina Benvindo, representando suas respectivas secretarias, de Cultura e Igualdade Racial e Educação.
Durante a cerimonia foram entregues comendas especiais, (Filomena Catarina Moreira, Cosme Bento das Chagas e Fausto dos Santos) às personalidades que foram destaque na educação, cultura e esporte. Confira abaixo as principais premiações:
* Comenda Filomena Catarina Moreira (Educação)
Maria das Graças Sousa Rocha e José de Ribamar Dias Carneiro.
* Comenda Fausto Santos (Esporte)
José de Jesus Reis Buzar (Bizuca), Antonio Paulo Silva e João Damasceno Vieira.
* Comanda Negro Cosme (Cultura)
Maria dos Santos Sardinha,Iogênio Silva de Paiva Neto (Zumbi) e Mariana Muniz.
* Prêmio Irmão Milson (Música Gospel/SECRA 2013)
Melhores Cantores: Taciane dos Santos Lima e Edelson dos Santos Silva.
Melhor Coral: Coral Voz e Canção da 1ª Igreja Batista.
Revelação: Jessica Cantanhede, cantora revelação do ano 2013.
* Prêmio Jorge Aragão (Música Popular 2013)
Categoria Banda de Forró :Pizeirão do Forró.
Categoria Cantor Popular: Francys Jack (vocalista da Banda Relíquia Musical).
Categoria Cantora Popular: Rosy Mel (vocalista da Banda Juras de Amor).
Categoria Compositor: Amaral Júnior.
Categoria Revelação Musical: Forró Destak.
Categoria Cantor Revelação: Augusto Barsil (Vocalista Juras de Amor).
Categoria Estúdio de Gravação: Tô na Benção.
Categoria Melhor Casa de Eventos: Bluetooth Eventos.
Categoria Instrumento de Percussão: Sávio Vynk Machado(Fruta Nativa).
Categoria Instrumentista de Corda: George Henrique Castro (Digitais do Forró).
Categoria Instrumentista de Sopro: Nilton Santos da Silva (Juras de Amor).
Categoria Músico Tecladista: Luiscarlos Carvalho Santos ( Pizeirão do Forró).
Categoria Disco Produzido: Grupo Relíquia Musical.
Categoria Melhor Grupo Esquema de Arrocha: Relíquia Musical.
Categoria Grupo Revelação no Esquema Arrocha: Musical Juras de Amor.
Augusto Serra, Secretário de Cultura e Igualdade Racial, afirmou que a cultura codoense vive um momento ímpar. “Para mim é um momento muito importante, pois estamos na terceira edição das entregas das comendas para os nossos destaques, pessoas importantes, que representam muito bem nosso município tanto na educação, na cultura, no esporte e nos demais segmentos. Criamos esse momento para homenagear nossos filhos codoenses, que muito contribuem para o crescimento do nosso município”, disse.
O prefeito municipal, Zito Rolim, parabenizou todos os codoenses pelos 118 anos de emancipação política. “Sinto-me lisonjeado por poder administrar essa cidade que é muito hospitaleira, um lugar bom para se viver. Todos sabem que não sou filho de Codó, mas sou codoense de coração, porque aqui construir minha vida, a minha família, e o melhor, ganhei a confiança de todos vocês, meu povo codoense, a quem tem a minha admiração e respeito. Na oportunidade gostaria de abraçar todos os codoenses e parabenizar mais uma vez todos os homenageados, todos vocês são importantes para a construção da nova Codó, essa Codó em que vivemos hoje, uma cidade feliz, alegre, calorosa, receptiva, a cidade de Deus. Parabéns Codó” finalizou.
Milton Buzar – Assessoria de Comunicação
3 Responses
O Secretário Augusto Serra é mesmo um cara diferente, um dos poucos da administração do Prefeito Zito que nunca criou problemas, não abre mão daquilo em que acredita, não passa por cima de ninguém para atingir os seus objetivos, respeita o espaço dos outros, é solitário e comprometido com o que faz, infelizmente não é valorizado como deveria ser, tem muita gente puxando diariamente o seu tapete, só ainda está no governo porque é competente e se identifica muito com a pasta que ocupa. Valeu Augustão! nós agradecemos vc pela valorização e pelo reconhecimento, axé…
Acélio, vc esqueceu de mencionar o prêmio José Ribamar Reis ao Sr. JOSÉ AUGUSTO MEDEIROS SILVA pelo melhor projeto literário em 2013, A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFMA NO MUNICÍPIO DE CODÓ. será que foi proposital?
Não foi porque o texto não é meu, caro leitor. É uma produção da assessoria de comunicação do governo, está assinado embaixo.