O blogdoacelio entrevistou o presidente da Colônia Z-37, Francisco Silva, sobre a denúncia de que pescadores estariam descumprindo a norma da Piracema – neste período de reprodução dos peixes cada um só pode pegar 5 quilos e um exemplar de qualquer tamanho por dia (ou por pescaria).
A denúncia chegou ao conhecimento da população por meio de um telefonema levado ao ar pelo programa Cidade Notícias, apresentado pelo jornalista Alberto Barros.
Na Colônia Z-37, o presidente confirmou o problema e disse que associados já haviam denunciado o caso. Para Francisco Silva não existe esta necessidade, pois mais de 70% dos 1.400 pescadores cadastrados de Codó recebem um salário mínimo por mês de dezembro à março.
“São 4 meses, são quatro salários mínimos que eles recebem por mês e o governo não atrasou, não tá atrasando nenhum dia, estão recebendo, corretamente, certo e alguns pescadores já vieram aqui e disseram que estão exagerando na pesca’, explicou
CLANDESTINO NÃO RECEBE MAIS
Destacou as punições para quem for flagrado com mais de 5 kg. Penalidades que podem contar inclusive com a ajuda da polícia para serem efetivadas. Uma vez tendo o material apreendido, clandestinos não o recebe mais (pode até ser queimado à beira do rio) e os cadastrados só recebem após a Piracema.
“Posso pegar a polícia e levar nos rios para fazer a apreensão. Como é? A gente apreende o material todo, traz para a Colônia ou leva para a delegacia, apreende o peixe distribui na delegacia, na delegacia, nos colégios, nos povoados carentes e o pescador toma prejuízo e a gente não quer fazer isso por isso eu apelo – obedeçam a regra”
“Se vocês não obedeceram, se chegar denúncia que os pescadores continuam exagerando na pesca vai ser preciso resolver e só resolve assim – apreendendo e não devolvendo, os clandestinos perdem todo o material e os pescadores cadastrados só recebem depois da Piracema’, ameaçou o presidente
CARTEIRA PERDIDA
Em último caso, o pescador pode até perder a carteira que o autoriza a pescar e, por consequência, ficará sem os 4 salários do governo todo ano.
“Pode ser multado, pode ser suspenso. Dá próxima aí já poderemos apreender a carteira, cancelar e ele vai ter que correr atrás, não com o presidente daqui da Colônia, ele vai ter que correr atrás do recurso para desbloquear a carteira dele e continuar a pesca’, afirmou
Um comentário sobre “Presidente da colônia ameaça cassar até a carteira de pescador que desrespeitar a PIRACEMA”
Esse Presidente esta no Poder faz tempo, acordem pescadores, vamos renovar.