Os três delegados (Rômulo Vasconcelos, Zilmar Santana e Maria Tecla Cunha) já estão no prédio inaugurado, recentemente, no bairro São Benedito, para abrigar a parte administrativa da 4ª Delegacia Regional. Por conta disso, a carceragem, no bairro São Pedro, foi assumida pela Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária – SEJAP.
Chegaram junto com o diretor, Oriosvaldo Silva, uma auxiliar administrativa e três agentes penitenciários que já estão em plena atividade na agora chamada Unidade de Custódia Regional de Codó.
QUALIFICAÇÃO RIGOROSA
Uma das primeiras medidas a serem tomadas será a separação, por cela, dos presos já condenados, dos chamados provisórios (aguardando julgamento). Depois a direção quer saber, um a um, quem é, que tipo de crime cometeu e qual o tempo de condenação para os que já foram sentenciados.
“Quantidade de presos com suas tipificações penais, se for condenado com a respectiva carta de guia e provisório com mandados de prisões preventivas ou temporárias”, explicou o diretor
MAIS CELAS
Algumas mudanças estruturais também estão sendo pedidas à Secretaria Estadual de forma mais urgente, o que inclui o aumento do número de celas, na atualidade com mais de 80 presos.
“Nós TEMOS QUE altear muro, temos que ter portões de ferro e mais celas com estrutura para que possamos atender à demanda”, garantiu Oriosvaldo
ASSISTÊNCIA SOCIAL
O diretor da Unidade de Custódia afirmou que tão logo isso seja atendido coisas que os presos codoenses nunca haviam experimentado também serão implantadas para, sobretudo, humanizar o atendimento e ressocializar.
“Assistente social, psicólogo, serviço médico, odontológico, certo? Laboterapia que é o trabalho de ocupação deles, que aí entra artesanato, entra todas as atividades para que eles possam se manter ocupados, para não ficar totalmente ociosos”, concluiu
4 Respostas
Coisas que a população de Codó não tem. É brincadeira.
Assim, esse povo está querendo que os cidadãos virem bandidos para poder dispor desse aparato social todo. Aff! E os que pagam imposto? Vão esperar às 03h da madrugada para tentar marcar consulta. Eta, Brasilzãooo retrogado. Xô espítiro de colônia!
O ESTADO TEM QUE CUIDAR DOS PRESOS, ESTA ESCRITO NA CONSTITUIÇÃO. SE A POPULAÇÃO ESTA INCOMODADA, QUE VOTEM CERTOS E PRESSIONAM OS POLITICOS PARA MUDAREM AS LEIS, APROVANDO A PENA DE MORTE, MATOU ACABOU OS PROBLEMAS. O CARA ESTÁ PRESO CACETE.
O Estado tem que cuidar do cidadão de bem, depois do resto…