Em Codó, como em todo o Maranhão, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) tem estabelecido forte fiscalização sobre o sistema bancário. Entre os dias 18 e 30 de outubro, a agência do Bradesco da cidade foi autuado cinco vezes por irregularidade em caixas eletrônicos e demora no atendimento. As agências da cidade já receberam mais de R$ 790 mil em multas e fiscalizações semanais. Como resultado deste trabalho algumas melhorias já foram estabelecidas para os consumidores: mais atendentes e extensão do expediente bancá

No dia 18 de outubro, a agência do Bradesco local chegou a ser notificada a fim de dar mais celeridade ao processo de “prova de vida”, que exige o recadastramento dos consumidores aposentados e pensionistas. Devido à última greve ocorrida este ano, a demanda do serviço cresceu e o banco se comprometeu em iniciar os atendimentos a partir das 7h da manhã, antecipando em três horas o horário habitual de atendimento, que começaria às 10h. O banco também se comprometeu em dispor mais dois funcionários para auxiliar nos procedimentos que precisam ser feitos nos terminais de autoatendimento.
Outra reclamação recorrente entre a população da cidade era a ausência de dinheiro nos caixas eletrônicos durante os fins de semana. Segundo o coordenador de fiscalização do Procon/MA em Codó, Tomé Mota, a constante fiscalização das agências, que acontece desde o início de 2015, tem contribuído para diminuir essa ocorrência. “Comparando com anos anteriores à fiscalização, o problema da falta de dinheiro em todos os caixas, nos finais de semana, diminuiu consideravelmente, chegando a passar mais de seis meses sem ocorrer em Codó”, analisou.
De acordo com Vilma Coelho, gerente do Bradesco de Codó, o banco já possui sete pontos de serviços básicos na cidade, além da agência, para garantir celeridade ao atendimento ao consumidor. “Nesses pontos atendemos 21 mil transações por mês extra-agência; também inauguramos um novo ponto de atendimento que faz prova de vida dos aposentados, onde era a antiga a agência. A gente tem diversificado o atendimento para que ele possa melhorar. Inclusive, estamos procurando outros pontos para expandir mais e melhorar ainda mais”, afirmou a gerente.
A exemplo do que acontece em municípios como Pinheiro e São João do Patos, a equipe de fiscalização de Codó também tem fiscalizado as agências bancárias de municípios vizinhos, como Caxias, Coroatá e Dom Pedro. Ao assegurar o pleno funcionamento dos bancos dessas cidades, o Procon/MA quer evitar que os consumidores sejam obrigados a se deslocar até Codó para ter acesso ao serviço bancário, sobrecarregando o atendimento da cidade.
No ano passado, o Procon/MA chegou a encaminhar à Câmara Municipal de Codó uma sugestão de revisão da Lei Municipal 1719/2014, que estabelece diretrizes para o serviço bancário no município. A proposta previa maior rigidez na aplicação de multas por descumprimento a fim de assegurar o respeito das diretrizes em prol de melhorias no serviço oferecido ao consumidor, mas nunca chegou a ser apreciada pelos vereadores.
O Procon Maranhão também já emitiu um total de R$ 790.065,83 em multas aos bancos locais por recorrência de irregularidades. “Nós reconhecemos que muita coisa tem melhorado nas agências bancárias do Maranhão, mas ainda há muito a ser feito. Por isso, a partir de agora os bancos têm somente duas opções: ou melhoram os serviços, ou sofrerão sanções cada vez mais rígidas”, afirmou Duarte Júnior.
Fonte: PROCON/MA
10 comentários sobre “Procon/MA garante mais atendentes e extensão do expediente bancário em Codó”
multa…multa…multa más eles pagam? duvido.
pensei que nao existia esse orgao aqui em codo ma , pois o governo federal mandou que o preço do combustivel fosse reduzido em todo pais e aqui em codo ate ontem nunca tinha aparecido esse desconto para nos consumidores…..
Registre sua reclamação
Falar em blog n resolve. Aposto q n tem nem 10 reclamações de Codó no procon
Povo inerte n pode reclamar.
Cadê o MP
Vereadores
Pq o novo Prefeito n baixa o preço. Cobre ele. Ele é quem manda
O Procon deveria atuar também a favor da população em outras questões, principalmente a questão da saúde pública precária aqui em Codó. Ou seja, o setor público é bom pra cobrar, mas na hora de oferecer serviços à população a conversa é outra.
Fofo Queirós e invejosos só sabem criticar.
Nunca reconhecem nada de bom que é feito
Parabéns ao PROCON DE CODÓ
Jovem advogado Tomé motta competente. Não se abale pelas críticas maldosas de quem nada faz e apenas crítica. Continue na luta.
Parabéns tb ao Duarte Jr.
Arlindo
Serviço público não é relação de consumo. Por esse motivo o procon não pode intervir. Cabe nesse caso ao ministério público. Vereadores e outras autoridades lutarem pela melhoria do serviço público.
Esperemos que o novo Prefeito coloque pessoas que queiram trabalhaR de verdade pelo bem do povo, assim como esse jovem advogado e toda equipe do procon maranhao que está provando que os jovens podem e conseguem prestar serviço público de qualidade e eficaz.
Parabéns ao Procon.
Realmente o Procon de Codó está de parabéns. Quanto ao MP-MA em Codó, tendo em vista sua atuação nos últimos anos, os senhores promotores não tomarão qualquer atitude. Onde está o BACEN e o CNMP?
FOFO PROF JOSE AS CRÍTICAS SÃO NECESSÁRIAS. CODO É UMA CIDADE DIFERENTE. “NÓIS CRITICA MEMO” é isso que é legal, depois em codo não tem “choppim” pra gente ir , gosto! !!!????
Nagib
Está aí um sereta rio competente pra teu governo
Coloque este jovem na coordenação geral do procon
Pq a atual chefe filha de bancária nunca fez nada desde 2014
Tomé Mota merece
Acelio
Faça matéria e pergunte aos vereadores pq não se manifestaram sobre a lei desatualizada citada na matéria
Criticar é fácil
Mas sem lei eficaz. Não há milagres a ser feito por nenhuma fiscalização
Nunca vi na história de Codó quase 1 milhão de reais de multas em menos de 1 ano. Tenho 58 anos e hj sou feliz por ver que ainda existe quem lute pela justiça
Parabéns aos Drs Tomé Mota e Duarte Jr