Curioso com a veiculação na imprensa local de que uma juíza e um promotor haviam visitado, de surpresa, o Hospital GERAL Municipal procurei saber mais detalhes da informação direto nas fontes citadas.
No Fórum, pela manhã, não consegui falar com ninguém que pudesse levar-me à alguma juíza que tivesse praticado tal ato, para mim considerado incomum. Depois de 15 minutos, desiludi-me da possibilidade e fui para a sede do Ministério Público Estadual, na rua Afonso Pena.
De imediato, sem os arrodeios costumeiros do Fórum, fui atendido e no gabinete da promotora da Saúde, Dra. Linda Luz, fiquei sabendo que havia erros na divulgação, muito embora apenas de personagens (juíza e promotor).
Na verdade, quem fez a visita ao HGM foi apenas a promotora de Justiça, Linda Luz, acompanhada de um de seus assessores, daí a confusão de informações repassadas ao jornalista, Francisco Oliveira. O informante dele teria achado que a promotora era uma juíza e que o assessor dela era um promotor.
Mas é fato que a visita ocorreu e continua sendo realizada, de surpresa, também nos postos de saúde onde Dra. Linda Luz tem encontrado problemas. Ela já visitou o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas e até o CAM – na Av. Duques de Caxias.
Não quis gravar entrevista ainda sobre o assunto antes de elaborar seu relatório técnico para embasar futuras ações do MPE contra o governo Cuidando de Nossa Gente, mas pudemos colher algumas de suas insatisfações.
CONSULTA RELÂMPAGO
A promotora achou incrível chegar às 9h30 num posto médico e não ser informada que o médico do dia havia chegado às 8h e naquele horário já ter ido embora tendo atendido 20 pessoas. Fazendo as contas tentando chegar ao tempo de atendimento por paciente, Linda Luz constatou que um paciente passa menos de 5 minutos (até menos) dentro de um consultório destes.
Fazendo gestos de estar escrevendo num papel e me entregando, ela criticou “é como se o médico não olhasse nem pra cara da pessoa e já fosse dando a receita”.
Outro problema registrado nestas visitas foi a incrível possibilidade de um mesmo médico está programado para atender até em dois postos de saúde numa única manhã.
Dra. Linda chegou à um posto perguntando pelo médico e lhe fora informado que o mesmo profissional, identificado pelo nome, estava sendo aguardado onde ela estava e também noutra unidade de saúde de onde ela estava vindo, praticamente, no mesmo horário.
HGM
Sobre o Hospital Geral falou de coisas que gostou e que não gostou, mas preferiu deixar os detalhes para divulgar depois do relatório. Só adiantou que já cobrou a instalação de ar-condicionados nos leitos, pois considera um absurdo que parentes de pacientes ainda sejam obrigados à levarem de casa aquele velho ventilador.
CONFRONTANDO
A iniciativa da visita surpresa partiu depois que algumas reclamações de cidadãos chegaram com maior frequência em seu gabinete.
Paralelo ao que vai continuar fazendo em todas as unidades de saúde e em horários alternados a promotora de Saúde Pública está aguardando documentos oficiais do Governo Municipal.
Com eles nas mãos pretende confrontar informações oficiais com o que presenciou pessoalmente para, só então, tomar as providências que achar necessárias e urgentes.
One Response
Esses Caras Não Tem Medo De Justiça Não, É Só Ilusão. Pensar Quê Justiçar Da jeito Nessa …. Nunca.