Fale com Acélio

Aconteceu nos dias 28,29, 30 e 31 a II marcha franciscana de Bacabal a Lago dos Rodrigues -MA. A mesma promovida pela Província Nossa Senhora da Assunção do MA/PI e com total apoio das paróquias São Francisco das Chagas de Bacabal e São José de Lago da Pedra.

A marcha franciscana surgiu na terra de São Francisco em Assis, Itália, onde já é tradição jovens do mundo todo fazerem esta peregrinação a um lugar Santo, onde foi a experiência de Francisco e de Clara de Assis.

Este ano a Marcha teve como tema “Peregrinos rumo a misericórdia e ao Perdão”, foram cerca de 80 km de caminhada de Bacabal até Lago dos Rodrigues onde jovens, homens e mulheres fizeram um experiência de total despojamento, simplicidade, oração, partilha e compaixão pelo próximo. Os peregrinos fizeram paradas programadas para descanso refeições, e orações durante todo o trajeto. A marcha deste ano teve a participação de mais de 220 peregrinos incluindo equipe de apoio, equipe de segurança, e equipe médica. Vale ressaltar ainda a ajuda voluntária e preciosa do grupo de escoteiros de Bacabal -MA e Piripiri-PI, que atuaram como verdadeiros anjos da guarda fazendo a segurança dos peregrinos.

Cada parada em cada comunidade ou cidade refletia se um subtema, todos eles  relacionados ao ano da misericórdia e dos 800 anos do perdão de Assis.

O momento mais almejado pelos peregrinos e organização da marcha foi a chegada a Lago dos Rodrigues, que ocorreu na manha do domingo (31) onde centenas de fieis católicos devotos de SÃO FRANCISCO e SANTA CLARA aguardavam ansiosamente no portal da entrada da cidade, com bandeiras faixas e muita alegria. Foi sem dúvida uma das maiores manifestações de fé e fraternidade já vista nesta região. Peregrinos exaustos, esgotados, cansados com muitos calos nos pés parecem ter esquecido completamente a dor e o sofrimento ao se depararem com a multidão que os esperavam. A euforia, a dança, o canto e a alegria tomaram conta da MA, e eles (os peregrinos) passaram felizes e entusiasmados no meio da multidão que os esperavam , fazendo assim um bonito itinerário por algumas ruas da cidade onde em vários pontos grupos, pastorais e movimentos da igreja também os recepcionavam com faixas e bandeiras de boas vindas. (veja as imagens)

Antes de subirem até o alto onde está localizado o já considerado SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO os peregrinos fizeram uma breve parada na escola Hosano Gomes Ferreira II, onde tomaram um café da manhã reforçado e farto. A comunidade havia preparado um verdadeiro banquete com frutas, sucos, bolos, caldo de ovos, pães, comida simples e nutritiva, tudo num espírito bem franciscano.

Alimentados, os peregrinos subiram o monte até o Santuário onde foram surpreendidos por uma legião de crianças vestidas de anjos que fizeram um caminho jogando pétalas de flores para que eles passassem. Passado entre os anjos os peregrinos beijão o solo e são convidados a tirar as sandálias para que tivessem seus pés lavados e enxugados, um gesto de total humildade preparado com muito zelo e amor pela equipe de liturgia do Santuário. Eis que então o Ministro Provincial Frei Bernardo bate á Porta Santa para que ela se abra e os peregrinos completamente perdoados de seus pecados após quatro dias de penitência passam um a um. A emoção mais uma vez tomou conta tanto dos peregrinos quanto dos fiéis que presenciavam o momento. Ao adentrarem a igreja, todos se deparam com o Santíssimo Sacramento exposto no altar, que para os católicos é o corpo e o sangue de Jesus crucificado, todos se ajoelham alguns chorando compulsivamente e começam a adorar Jesus Sacramentado. Após o momento de adoração os frades iniciam a celebração da missa.

Ao término, os fiéis ainda puderam se confraternizar um pouco no pátio da igreja com os alimentos que pareciam se multiplicar.

A IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS DE LAGO DOS RODRIGUES ainda não é oficialmente um Santuário, mas já é considerada por muitos como tal. É inegável a fé e a devoção do povo de Lago dos Rodrigues e redondezas pelo Santo dos pobres, amante e defensor da natureza São Francisco de Assis, que foi um autêntico seguidor de Jesus.

Lago dos Rodrigues, hoje, é considerada a CIDADE DA FÉ, alguns já a chamam de CANINDÉ MARANHENSE.

 A II marcha franciscana veio para ajudar tantos peregrinos e fiéis a renovarem sua fé e fazerem penitência na esperança de receberem no ano da misericórdia o perdão de seus pecados.

Enviado por Anildo Medeiros

Um comentário sobre “Realizada II Marcha Franciscana de Bacabal a Lago dos Rodrigues”

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias