Sales Consultoria: E se o SUS não existisse…?
“…a expectativa de vida da nossa população não teria aumentado nos últimos 40 anos de 65 anos para 76,8 anos.”
O brasileiro tem vivido mais. A média de anos de vida do povo brasileiro aumentou nos últimos 40 anos.
Em 1980 a média de vida esperada para a população brasileira era de 65 anos. Em 2021 esta média aumentou para 76,8 anos.
E o Sistema Único de Saúde, o SUS, tem importante contribuição nesta boa notícia.
Destacamos as seguintes contribuições do SUS neste aumento de expectativa de vida do brasileiro: o avanço das descobertas da medicina, o aumento da cobertura de vacinas, o uso de novas tecnologias no tratamento de doenças como:
medicamentos e exames, o maior acesso as informações sobre o direito a saúde, a maior conscientização da população da necessidade do cuidado da sua saúde, as práticas de atividades físicas cada vez mais habituais na vida da população, a adesão a boa e saudável alimentação e o abandono ou, pelo menos, a redução de vícios e hábitos nocivos, como o tabagismo, sedentarismo e etc.
O SUS ainda contribui para o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, no visível aumento das consultas médicas e dos exames, que possibilitam um diagnóstico em tempo mais rápido possibilitando um melhor e mais eficiente tratamento da saúde do brasileiro. Viva o nosso SUS.
Suelson Sales Advogado Consultor do SUS e Especialista em Direito Sanitário Membro do Instituto Brasileiro de Direito e Religião – IBDR. Membro do Instituto de Direito Sanitário Aplicado – IDISA.
Membro da Associação Nacional dos Juristas Evangélicos – ANAJURE.
Membro da Associação Brasileira de Juristas Conservadores – ABRAJUC.
CEO da Sales Consultoria – Empresa de Consultoria em Saúde Pública