Secretária de Estado da Juventude visita centros acadêmicos do município de Codó

IMG-20150521-WA0009(1)Esta semana a Secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, visitou dois centros acadêmicos do município de Codó. O encontro foi a pedido da UJS, UNE, IFMA e UFMA do município e realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude.

Recebida pelo vereador Pedro Belo (PC do B) e outras autoridades municipais, a secretária realizou palestras para a classe estudantil no campus da UFMA e do IFMA de Codó.

As temáticas abordadas nos encontros com os alunos foram sobre as políticas públicas para a juventude e a alta taxa de mortalidade de juventude negra.

De acordo com a Secretária, devido ao alto índice de homicídio de jovens no Estado, é urgente a implantação de políticas públicas para melhoria dos índices sociais, com estímulo a geração de emprego e renda.

O estado do Maranhão tem uma divida com a juventude, segundo os indicadores de qualidade de vida do IBGE (2010), a população jovem maranhense representa 30% da população, quantitativamente 2 milhões de jovens.  Segundo o Mapa da violência, a taxa de homicídios aumentou significativamente, subiu para 421,0%, entre as 142 cidades com maior índice de homicídios do Brasil destacam-se: Presidente Dutra (36º), Imperatriz (74º) São Luís (83º), e Caxias (126). Aliado a isso, 23,9% não estuda e nem trabalha, o que demonstrando o quanto a juventude está alheia a sua capacidade produtiva para o desenvolvimento do Estado”, explicou.

Outros pontos discutido com os alunos foram as propostas da Comissão da Reforma Política no Brasil. Para o vereador Pedro Belo, o primeiro encontro foi de valor inestimável e o primeiro paço para implementar uma das prioridades do governo Flávio Dino, que é garantir oportunidades e melhores condições de vida aos jovens maranhenses.

Fico muito feliz por poder estar aqui junto a Secretária de Juventude e a classe acadêmica de nossa cidade (UFMA e IFMA) para debater sobre as politicas públicas que atendam melhor nossos jovens. Temas muito importantes serão levados até nosso estudantes, como a degradação da população jovens negra e as reformas políticas que estão na iminência de acontecer em nosso país. Por isso fico muito feliz, vendo a juventude do meu município participando dos debates de temas de relevância. Nosso futuro está nessa juventude de hoje, e o governo do Estado sebe disso e que mudar nosso índices. Só assim conseguiremos formar uma grande geração de cidadãos em nosso Estado”, finalizou o parlamentar.

Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta