Secretário Márcio Esmero fala sobre obras para educação infantil e Projeto Olímpico de Codó

1 (4) cópiaDentre as propostas de campanha do Prefeito Zito Rolim, ainda em seu primeiro mandato, uma das prioridades era cuidar da infraestrutura educacional do município de Codó. Com a implantação de creches e escolas de educação infantil, para crianças de 0 a 3 anos e de 4 aos 6, o governo municipal está conseguindo diminuir significativamente o déficit nestas modalidades de ensino.

Dentro desse planejamento, a Prefeitura Municipal de Codó, em parceria com o governo federal, está finalizando as unidades que funcionarão como creches e educação infantil, como as do Bairro Codó Novo, São Raimundo (Trizidela), no distrito Km 17 e bairro Matadouro.

Em uma segunda fase do cronograma das obras, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo está dando início a mais cinco unidades de ensino infantil, como as do Residencial Santa Rita, Residencial Zito Rolim (na Trizidela), Bairro São Francisco, no Conjunto COHAB e no Bairro Santo Antônio.

De acordo com o Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Márcio Esmero, com esse grande volume de obras a prefeitura projeta chegar a meta de mais de 14 unidades de ensino infantil em 8 anos.

Nós construímos também a escola Maria Luiza e Eliene Rolim. O objetivo do prefeito Zito Rolim, quando todas essas unidades estiveram em pleno funcionamento, é melhorar muito o déficit educacional que havia antes de sua administração”.2 (1) cópia

Escolas modernas e seguras

O Secretário ainda informou que as unidades de ensino serão feitas com o que há de mais moderno em construção civil, como o sistema Wall System.  “Nessas unidades de ensino iremos utilizar o conceito de estrutura sanduíche. Os painéis em lâminas de compósitos são fabricados por um processo que mistura laminação contínua com prensas de baixa pressão. Os painéis que resultam desta combinação de materiais e processos formarão as paredes e forro do sistema construtivo Wall System, reconhecidos centros de pesquisa e universidades brasileiras, como o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)”, explicou o Secretário.

O moderno sistema confere à construção maior segurança ao fogo, estanqueidade à água de chuva, durabilidade, isolamento térmico e acústico. Além da segurança, o emprego dos painéis no sistema construtivo possibilita a utilização de um método de montagem rápido e eficiente, que otimiza o trabalho no canteiro de obras e elimina a geração de resíduos

Projeto Codó Olímpico

O Secretário Márcio Esmero ainda falou sobre o Projeto Codó Olímpico, que tem por objetivo investir no potencial de jovens atletas codoenses, por meio de obras com estrutura física de alto nível para o esporte, como o Centro Olímpico do Bairro São Pedro. O projeto passou pela fase de avaliação para construção das fundações e aguarda apenas a ordem de serviço para início das obras do complexo esportivo.

Além do Centro Olímpico, outras unidades fazem parte do Projeto Codó Olímpico e estão em fase de construção, como as quadras do conjunto COHAB, da Rua Vasconcelos Torres, perto da Ananias Murad. Obras estão em fase de cobertura e conclusão. Ainda serão construídas as quadras no Santo Antônio, Cajazeiras e no Matadouro, ao lado da creche e posto de saúde, além do Ginásio e a quadra coberta do km 17. Todos os ginásios são poliesportivos, equipados com vestiários e sala de apoio.

O prefeito Zito espera muito, ao final de seu mandato, deixar o legado de grandes obras, melhorando a infraestrutura da saúde com a construção, reforma e ampliação das UBS, do esporte, com a construção de ginásios quadras e complexos esportivos, educação, com a erradicação das escolas de taipa e transportes inadequados na zona rural.  Se qualquer pessoa pontuar as obras nas áreas da educação, saúde, esportes, urbanismo e habitação, verá que nunca se realizou tanto trabalho em Codó como o feito na administração Zito Rolim”, finalizou o secretário.

Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó

4 comentários sobre “Secretário Márcio Esmero fala sobre obras para educação infantil e Projeto Olímpico de Codó”

  1. e as UBS que se Encontram já Deterioradas Antes da Inauguração Mostradas pela Tv Mirante Cocais Codó.o quê DIZER para a População Codoense Sr.Secretario.

  2. Se falam em esporte com construção de ginásios, porque não olham para o estadio municipal que está caindo aos pedaços, está servindo pra marginais e usuários de drogas, será que ele não existem ou vcs não tem interesse em reformar ele, fica aqui a pergunta.

Deixe uma resposta