Só restou César Pires, um homem de ‘alma lavada’

De todos os  candidatos de 2014 com CERTIDÃO DE NASCIMENTO averbada em Codó, César Pires, é, sem qualquer dúvida, o único que, neste momento, encontra-se de alma lavada.

César Pires, João Marcelo, Nagib, Agnes Oliveira e senador João Alberto juntos também em 2016
César Pires, João Marcelo, Nagib, Agnes Oliveira e senador João Alberto juntos também em 2016

O democrata tem um histórico de obras para sua cidade natal  (ponte do Codozinho, escolas em Cajazeiras, Kms 17, benefícios na área da educação superior, dentre outros),  algo que acabou ganhando maior notoriedade este ano por meio de veículos de comunicação da cidade, mas poucos políticos têm tantas ‘titelas’ quebradas por ‘cangapés’ de aliados, ou que se diziam aliados na Princesa do Itapecuru.

Este ano Pires intensificou suas visitas, suas obras, MANDOU ATÉ UMA EMENDA DE R$ 200.000,00 (salvo engano) para que o município adquirisse um ambulância tipo UTI (parece que compraram uma simples – se for a que foi exposta na praça outro dia).

E quando tudo parecia caminhar para um apoio deveras importante – a do prefeito da cidade, Zito Rolim (PV) –  eis que surge o tal ‘acordão’ para apresentar à cidade o senhor Glalbert Cutrim.

(Que por sinal, depois de eleito, como já esperávamos, não fez vídeo agradecendo os votos que teve por aqui. Nem mesmo uma gravaçãozinha de carro de som ).

O CHOQUE E A LUZ

César tomou um choque, perdeu o chão, o norte, afinal era o apoio de alguém com grande capacidade de transferência de votos, que o digam seu Glalbert e seu Ricardinho Archer.

Suspirou, bateu a poeira e, como um raio de luz no fim de um túnel muito escuro, as conversas foram fluindo, os apoios foram aparecendo – Cícero de Sousa se mexendo por aqui, Ferdinando por ali, Alberto Barros de outro lado, líderes comunitários, religiosos, professores, dentre outros nomes importantes na caminhada dos quais não me recordo agora – até o ápice da nova situação virar realidade, o apoio, declarado, de Francisco Carlos de Oliveira e de Francisco Nagib.

De força renovada, César Pires engessou a costela quebrada pelo chute de Zito e partiu para a briga.

Resultado, está reeleito e tranquilo.

Se olhar pra trás verá muita gente que o quis mal e não conseguiu, se virar o pescoço de lado nas ruas de Codó poderá enxergar, agora com enorme nitidez,  que sua terra tem muita gente cuja confiança vale menos que um ‘cibazol’ jogado nas águas fétidas do meu Itapecuru.

Mas se olhar adiante terá que estender a mão à centenas de seus conterrâneos, não apenas aos que lhe estenderam o braço e o acolheram quando o barco já havia naufragado, mas, principalmente, aos que acreditaram  em seu projeto de vida como político (esses são os caras).

Existem tantos destes que suas presenças neste pleito são capazes de lavar qualquer resquício de mágoa que as traições lhe tenham impingido, afinal todos somos humanos.

Conhecendo o sujeito que fala eloquente, cujo bigode inseparável lhe traz uma serenidade que, as vezes, afasta os que pouco lhe conhecem, acho que ele deixará para traz mais esta pancada desleal, sem explicação plausível, e seguirá de cabeça erguida, afinal seus irmãos de terra disseram  3.857 vezes – SIM CÉSAR,  NÓS O RECONHECEMOS COMO DEPUTADO DE CODÓ.

Inteligente que é, o codoense deve ter tirado uma grande lição deste pleito. A mais importante delas é – em seu gabinete de deputado sorriso largo, conversa aberta, tapinha nas costas, cafezinho com adoçante  e pedido de socorro não significam, necessariamente, amizade sincera.

21 comentários sobre “Só restou César Pires, um homem de ‘alma lavada’”

  1. O César Pires deu uma lição aos oportunistas de plantão em Codó. Mostrou que trabalho também conquista votos, não precisou da máquina Municipal e nem de dinheiro público, ao contrário dos campeões de votos que trocaram dinheiro por votos. Parabéns Deputado e continue a trabalhar pior Codó independentemente daqueles que o traíram.

  2. O Zito ao deixar de apoiar Codoenses legitimos e que o ajudaram para apoiar filho de Presidente do Tribunal de Contas para garantir ……, mostrou só uma coisa – …………..

  3. Éguas! Cicim, secretariozim e Aberto B, esse trio é espoca urna mesmo, pois num universo de mais de 50 mil eleitores votantes, o deputado “da terra” que tem mandato há vinte anos, tira 3 mil votos. É pra sorrir ou pra chorar?

  4. Parabéns ao Deputado Cesar Pires, pois no universo de mais de 50 mil votos, conscientizar a maioria de que voto não representa uma barganha, uma mercadoria, uma troca de favor, deveras não é fácil.

    1. 3 mil de 50 mil é realmente maioria! Tu estudou aonde, minino? Nas escolas de taipa que apareceram no Fantástico? kkkkk

  5. Parabéns Ao Deputado Estadual César Pires e a Todos Os 3.857 Eleitores Concientes Que Reelegeram o Único Deputado Estadual CODOENSE , Quanto Aos Paraquedistas Só Retornarão a Terrinha Dos Orixás Daquí a 4 anos Para Negociar Votos Com Os Periquitos Da Safra . PARABÉNS CODÓ !

  6. O texto, muito bem redigido por sinal, deixa duas dúvidas:

    O deputado que, na convenção pra prefeito e durante toda a campanha, defendeu FC Oliveira ainda esperava apoio do prefeito?

    As emendas e benfeitorias que o deputado encaminhou para Codó foram em benefício do município e seus munícipes ou eram uma moeda de troca aguardando apoio na eleição que se aproximava?

  7. Ao que Propagou no Blog que o Dep.Cesar Pires Não Seria Eleito,que dessa Vez ia Ficar com o PIRES na MÃO.o Eleitor Codoense e Maranhense Mostrou Outra Realidade para esse INCRÉDULO.o Dep.Cesar Pires Este SIM é Codoense é o Nosso Verdadeiro Representante no Parlamento Estadual,Valeu Codó Valeu Maranhão o Nosso MUITO OBRIGADO a Todos os Eleitores.

  8. SR. ABDALA , O QUE ME DEIXOU DUVIDOSO É SEU COMENTÁRIO , TENDO EM VISTA O QUE O DEPUTADO ELEITO SR. GLALBERT CUTRIM FÊZ ( SEI QUE NUNCA EXERCEU CARGO ELETIVO ) EM BENEFÍCIO A CIDADE DE CODÓ E NA REELEIÇÃO DO NOSSO PREFEITO ZITO , TALVEZ SÓ CONHECEU A CIDADE DE CODÓ NESSE PERÍODO ELEITORAL . FICO TORCENDO PARA QUE NÃO SEJA DO TIPO QUE SÓ VAI A CODÓ DE 4 EM 4 ANOS , HÁ IA ESQUECENDO QUE EM 2017 NOSSO PREFEITO ZITO NÃO ESTARÁ MAIS ADMINISTRANDO NOSSA CODÓ E ALGUNS VEREADORES SEM MANDATOS .

    1. Caro observador, o tema da postagem é o deputado Cesar e só coloquei em xeque algumas afirmações do autor do texto porque deu entender isso. Que as emendas que enviou foram com o unico intuito de receber apoio do prefeito, mesmo o deputado nao o tendo apoiado em 2012.

      Mas com relação ao Glalbert, como voce bem disse ele nunca exerceu mandato. Então a partir de agora vamos ver se ele vai ajudar o município. Caso não o faça, o povo já aprendeu o que fazer haja vista o que aconteceu na eleição com o FUTURO EX-DEPUTADO CAMILO.

  9. Bem feito aos que traíram o Prefeito ZITO pra votar no CÉSAR PIRES:Pauly Maran, Zé da Vovó, Ferdinando Rocha, Professor Milton, etc. Só quem votou no César foi o Francisco Nagib e o Chiquinho Oliveira.

  10. Analisando com seriedade e isenção, cheguei a conclusão que Zito mais uma vez deu uma aula de política e democracia senão vejamos: primeiro, permitiu que vários companheiros fossem apoiar candidatos diferentes do seu. Segundo, foi pra rua mais uma vez e conseguiu as maiores votações para seus candidatos a deputado. Terceiro, derrotou Camilo Figueiredo dentro de codó . E por fim, com relação a César Pires , permitiu que secretários e lideranças que pertencem ao governo municipal o apoiassem, mesmo sabendo que o nobre deputado apoiou Francisco nagib para prefeito. Posso citar os secretários pauly maran, Celso Pires, Ferdinando rocha. O vereador Domingos reis. Toda a diretoria do km 17 incluindo o Roberto reis e muitos outros. Zito é muito habilidoso.

  11. ESSE AI SE NÃO TOMAR CUIDADO DAQUI A POUCO NÃO SE ELEGE MAIS…TUDO PORQUE ELE : NÃO FAZ NADA…NAO FAZ NADA….
    SÓ OS PUXAS QUE VOTARAM NELE.

  12. Lagoa da Jansen , com TRABALHO e COMPETÊNCIA o DEPUTADO CODOENSE REELEITO CÉSAR PIRES Com a colaboração dos 3.857 VOTOS CONCIENTES em NOSSA CODÓ vai DESINFETAR ESSE SEU PESSIMISMO , INVEJA , ETC . NÃO DEPENDO DELE E NEM DE POLÍTICOS !

Deixe uma resposta