TIMBIRAS – Dirce Maria que tinha dois mandados em aberto há um mês já está em Pedrinhas

Por não terem acesso aos autos do processo de onde emanaram os dois mandados de prisão contra a ex-prefeita de Timbiras, Dirce Maria, os delegados Zilmar Santana e Rômulo Vasconcelos não souberam informar com exatidão ao blogdoacelio que crimes, especificamente, levaram à este fim.

Dirce aguardando inicio do evento (foto CorreioCodoense)
Dirce aguardando inicio do evento (foto CorreioCodoense)

O regional (Dr. Rômulo) limitou-se a dizer que são crimes relacionados a administração pública. Já Dr. Zilmar, sem ter certeza, chegou a falar em peculato, mas preferiu, prudentemente,  não aprofundar-se no assunto por não ter acompanhado o processo.

Vale ressaltar que Peculato é o crime praticado por alguém que exerce cargo/função pública ao apropriar-se indevidamente de valores ou bens móveis ou ainda quando  os desvia. A pena é severa – cadeia de 2 a 12 anos. Mas é prematuro afirmar, até que alguma autoridade se manifeste ou tenhamos acesso à ordem judicial, que este tenha sido o motivo dos mandados da prisão de Dirce. Vamos continuar apurando para só então revelarmos o real motivo.

HÁ UM MÊS

Mas é certo que os dois mandados já estavam em poder de  Zilmar Santana a, pelo menos, um mês. O próprio delegado confirmou à imprensa que já tinha tentando cumpri-los na residência de Dirce, em Timbiras, mas nas vezes que foi não a encontrou.

Ontem (16), foi avisado que a ex-prefeita estava na solenidade de inauguração da Estação Ferroviária de Codó, chamou sua equipe e veio fazer o trabalho que a Justiça do Maranhão lhe determinou. Tirou Dirce do meio das autoridades, livrando-a de um vexame maior, e a informou que contra ela existiam duas ordens de prisão expedidas pelo Poder Judiciário conduzindo-a, posteriormente, até à delegacia regional.

Ontem mesmo, por volta das 4h da tarde, Dirce foi transferida para um presídio feminino que faz parte do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na Ilha de São Luís.

MAIS CONDENAÇÕES (13,4 anos de cadeia)

Ainda que saia, mais cedo ou mais tarde, Dirce Maria, que governou Timbiras entre 2005 e 2008, está com sua liberdade totalmente a mercê de outras decisões que podem estourar a qualquer momento no Tribunal de Justiça do Maranhão.

Em 28 de janeiro de 2013 foi condenada à 6 anos e 8 meses de cadeia, no processo Nº 383-62.2010.8.10.0134, movido pelo Ministério Público Estadual que a acusou de ter usado recursos para fins a que não se destinavam e, além disso, dispensado licitação quando a lei exigia.

Em 19 de março de 2014 foi publicada outra condenação de 6 anos e 8 meses  de cadeia por ter,  segundo o que consta do  processo de Nº 1020-76.2011.8.10.0134,  usado, sem licitação, R$ 1.835.735,31.

Frise-se que estas duas mais recentes condenações foram prolatadas, em primeira instância, e estão com recursos para serem analisados pelo TJMA.

23 comentários sobre “TIMBIRAS – Dirce Maria que tinha dois mandados em aberto há um mês já está em Pedrinhas”

  1. AQUI EM TIMBIRAS,,,AINDA TEM O ……….., O …………, E OUTROS QUE SE DIZEM POLÍTICOS….JUSTIÇA SERÁ FEITA EM BREVE…………… DINHEIRO PÚBLICO,,TEM DE SER É PRESO….NEM QUE SEJA POR UMA NOITE..MAS DEVE ESTAR NA CADEIA…..

  2. essa prisão deveriam começar pela governadora e seus capataz nao concordo com essa prisão é tremenda faça funciona pra uns e outros nao quanto as criticas acima em referencias ao ex p biné eu concordo desde que o seu Zito e toda a suas corja sejam engailadas tbm o que acham?????????????????

  3. Se errou, tem que pagar!!!!!!!!!! Só não entendo porque não aproveitaram e levaram também o atual ……….de C…..junto…….Esse sim! Tem que apodrecer em pedrinhas!

    1. A dupla de irmãos e o genro não aparecem em público.
      O W-29 como você chama, este se for o mesmo w30, tomou foi chá de sumisso, mas só dos holofotes viu. Será que é para ser discreto com fornecedores!!!

  4. ………. que se prepare, pois a qualquer momento ele pode ser o próximo. Só da saúde foi desviado mais de seis milhões de reais.

  5. Será que n… depois dessa será ele colocarar sua mulher como candita a prefeita de timbiras; Se EU fosse ela não queria de jeito nenhum ser laranja de um ex-prefeito e depois ser presa abra o olho Maria a proxima ……..

  6. a prefeitura de timbiras ta feia, nao faz um movimento pra idoso, nao faz um movimento pra o dia das maes, nada sobre contra o abuso sexual infantil, sobre o dia do trabalho vamos ve o que o prefeito vai fazer contra o trabalho infantil e contra as drogas, tudo isso e assitencia social que so em caixa tem $455.000,

  7. Não estou aqui para julgar ninguém, mas entendo que a justiça tem que ser feita.
    NOVO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO.
    Timbiras já está com um novo Secretário Municipal de Administração Geral. Não o conheço bem, mas tenho ouvido falar muito bem dele… dizem que é inteligente, educado e que conhece muito bem os assuntos de administração. Seria bom publicar para que todos fiquem sabendo.

  8. Olha só a cara de felicidade do Chico do Foto na fotografia acima, só não esperava que minutos depois a sua queridinha estaria atras das grades, que vergonha, marcou a tão esperada inauguração do Instituto Histórico e Geográfico de Codó.

Deixe uma resposta