Fale com Acélio

Carvana da Liberdade em Codó

Na manhã de ontem,  21, um comboio formado por mais de uma dezena de carros se deslocou do km 17 para a cidade de Codó. Era a chegada oficial do projeto Caravana da Liberdade no município.

A abertura das atividades aconteceu no Salão do Júri do Fórum e contou com a presença de autoridades responsáveis pela iniciativa do projeto como o Desembargador do TRT-MA, James Magno Araújo Farias, o Procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Luis Antônio Camargo de Melo, a Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Amorim Oliveira, o Secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Helluy, o Superintendente do INCRA, José Inácio Rodrigues, além do Prefeito Municipal de Codó, Zito Rolim e secretários municipais.

Durante os dias 21 e 22 de novembro o município de Codó se transformará na capital do combate ao trabalho escravo e infantil em todo o estado do Maranhão.

A iniciativa do Caravana da Liberdade Foi desenvolvida em todo o Estado pelo Tribunal Regional do Trabalho- MA, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Procuradoria Regional do Trabalho em parceria com os municípios e uma série de órgãos como Incra, Procon, Sine, Senac, Senai, e ONGs como Plan e Repórter Brasil.

Em suas palavras de abertura, o Desembargador do TRT-MA e membro do Grupo de Articulação Interestadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo (Gaete), James Magno Araújo Farias, destacou a grande mobilização de todas as entidades envolvidas no projeto.

“O esforço conjunto das entidades responsáveis pelo projeto e da sociedade civil organizada irá fazer a diferença na hora de colocarmos em prática as ações de combate ao trabalho escravo e a exploração de mão de obra infantil em território maranhense. As instituições que compõem a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE/MA) estarão permanentemente ligadas ao poder público municipal nas práticas de combate a exploração de mão-de-obra análoga a escrava e do trabalho infantil”. Declarou o Desembargador.

abertura do evento/foto Nilton Messias

Para o Prefeito de Codó, Zito Rolim, mais uma vez o município sai na frente, ao receber uma iniciativa da envergadura do Caravana da liberdade. “É uma iniciativa brilhante do TRT-MA, do MPT-MA e das demais instituições engajadas no projeto. Nós queríamos agradecer o privilégio de sermos o primeiro município no Maranhão a receber o Caravana da Liberdade. Um projeto ambicioso que visa erradicar de nosso estado o trabalho escravo e infantil, além de outros problemas sociais que prejudicam nossos indicadores. Portanto a cidade está de parabéns”. Declarou o gestor.

As atividades do Caravana da Liberdade no município de Codó estarão a disposição da população entre os dias 21 e 22 nos seguintes locais: Praça São Sebastião, unidade móvel do Viva Cidadão, no Centro de Capacitação Tecnológica do Estado do Maranhão (Cetecma) e no Salão do Júri (Fórum da Justiça Eleitoral). A população do município terá a oportunidade de participar de um grande evento de ação social, recebendo atendimentos no Ministério Público, orientação jurídica, participando de palestras, oficinas e cursos de capacitação, realizando denúncias de trabalho escravo e reclamações trabalhistas e usufruindo de serviços gratuitos de emissão de certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho e outros documentos.

Raphael Fernandes – Assessoria de comunicação Governo Municipal de Codó

Um comentário sobre “Trabalho da Caravana da Liberdade entra em seu segundo dia”

  1. QUE COISA NÉ PREFEITO, MAIS O POVO DE CODÓ NUNCA ESQUECÇEU QUE EM SUA FAZENDA TAMBEM FORAM ESCONTRADOS TRABALHADORES EM REGIME DE ESCRAVIDÃO, O SENHOR SE ENCONTRA ATÉ COM FICHA SUJA NO MINISTERIO DO TRABALHO. TOME TENENCIA SENHOR PREFEITO OLHA A CARAVANA DA LIBERDADE AI VIU!

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias