Na manhã de ontem, 21, um comboio formado por mais de uma dezena de carros se deslocou do km 17 para a cidade de Codó. Era a chegada oficial do projeto Caravana da Liberdade no município.
A abertura das atividades aconteceu no Salão do Júri do Fórum e contou com a presença de autoridades responsáveis pela iniciativa do projeto como o Desembargador do TRT-MA, James Magno Araújo Farias, o Procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Luis Antônio Camargo de Melo, a Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Amorim Oliveira, o Secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Helluy, o Superintendente do INCRA, José Inácio Rodrigues, além do Prefeito Municipal de Codó, Zito Rolim e secretários municipais.
Durante os dias 21 e 22 de novembro o município de Codó se transformará na capital do combate ao trabalho escravo e infantil em todo o estado do Maranhão.
A iniciativa do Caravana da Liberdade Foi desenvolvida em todo o Estado pelo Tribunal Regional do Trabalho- MA, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Procuradoria Regional do Trabalho em parceria com os municípios e uma série de órgãos como Incra, Procon, Sine, Senac, Senai, e ONGs como Plan e Repórter Brasil.
Em suas palavras de abertura, o Desembargador do TRT-MA e membro do Grupo de Articulação Interestadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo (Gaete), James Magno Araújo Farias, destacou a grande mobilização de todas as entidades envolvidas no projeto.
“O esforço conjunto das entidades responsáveis pelo projeto e da sociedade civil organizada irá fazer a diferença na hora de colocarmos em prática as ações de combate ao trabalho escravo e a exploração de mão de obra infantil em território maranhense. As instituições que compõem a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE/MA) estarão permanentemente ligadas ao poder público municipal nas práticas de combate a exploração de mão-de-obra análoga a escrava e do trabalho infantil”. Declarou o Desembargador.
Para o Prefeito de Codó, Zito Rolim, mais uma vez o município sai na frente, ao receber uma iniciativa da envergadura do Caravana da liberdade. “É uma iniciativa brilhante do TRT-MA, do MPT-MA e das demais instituições engajadas no projeto. Nós queríamos agradecer o privilégio de sermos o primeiro município no Maranhão a receber o Caravana da Liberdade. Um projeto ambicioso que visa erradicar de nosso estado o trabalho escravo e infantil, além de outros problemas sociais que prejudicam nossos indicadores. Portanto a cidade está de parabéns”. Declarou o gestor.
As atividades do Caravana da Liberdade no município de Codó estarão a disposição da população entre os dias 21 e 22 nos seguintes locais: Praça São Sebastião, unidade móvel do Viva Cidadão, no Centro de Capacitação Tecnológica do Estado do Maranhão (Cetecma) e no Salão do Júri (Fórum da Justiça Eleitoral). A população do município terá a oportunidade de participar de um grande evento de ação social, recebendo atendimentos no Ministério Público, orientação jurídica, participando de palestras, oficinas e cursos de capacitação, realizando denúncias de trabalho escravo e reclamações trabalhistas e usufruindo de serviços gratuitos de emissão de certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho e outros documentos.
Raphael Fernandes – Assessoria de comunicação Governo Municipal de Codó
Um comentário sobre “Trabalho da Caravana da Liberdade entra em seu segundo dia”
QUE COISA NÉ PREFEITO, MAIS O POVO DE CODÓ NUNCA ESQUECÇEU QUE EM SUA FAZENDA TAMBEM FORAM ESCONTRADOS TRABALHADORES EM REGIME DE ESCRAVIDÃO, O SENHOR SE ENCONTRA ATÉ COM FICHA SUJA NO MINISTERIO DO TRABALHO. TOME TENENCIA SENHOR PREFEITO OLHA A CARAVANA DA LIBERDADE AI VIU!