As cenas tem se repetido – sangue por todo o corpo, motocicletas danificadas, atendimento do SAMU tentando salvar vidas em um trânsito sem freio, desgovernado.
Dados do Hospital Geral Municipal mostram que nada tem diminuído nos últimos anos, em termos de acidentes.
OS NÚMEROS
De janeiro à outubro deste ano já são 1.311 acidentes registrados aqui em Codó – 8 mortes, isso sem os números do mês de maio que não foram revelados.
Ano passado a média se manteve, mas as autoridades já esperam uma superação estatística ao ano de 2011, quando 1.561 acidentes passaram pelos registros da saúde pública com 10 codoenses mortos.
O MAPA DA IMPRUDÊNCIA
Acidentes ocorrem mais nos fins de semana por vários motivos, mas o levantamento mensal do hospital mostra que o número daqueles que se acidentam embriagados é pequeno – dos 182 de setembro deste ano, por exemplo, só 10 apresentavam sintomas de embriaguez.
Nas ruas muita gente acha que tá faltando, além de fiscalização, respeito à legislação de trânsito nacional por parte dos condutores.
“É a necessidade de você andar de capacete, andar direitinho, cumprir o que manda a lei porque hoje lei existe agora cumprir quase ninguém cumpre (…) tem que ter essa consciência”, disse o agente de endemias Antonio Carlos Carneiro Rodrigues, popular Tôta.
Imprudência é o maior motivo, são vários os exemplos onde a vítima, principalmente, claramente demonstra falta de conhecimento mínimo das regras em vias públicas.
“Pra você ter um veículo primeiro você tem que conhecer alguma coisa sobre trânsito, segundo não é porque sabe ligar a moto que vai andar, o terceiro moto não voa, carro não voa, quem quiser andar voando tem que comprar passagem de avião pra andar voando”, alertou o agente comunitário de saúde, Valdivino Silva
BATALHÃO SEM HABILITAÇÃO
A imprudência pode vir da falta de conhecimento das regras de trânsito, como acima citamos e os números mostram isso também. Num universo de mais de 20 mil motos e carros (20.776), segundo o DETRAN-MA, só 4.735 são conduzidos por pessoas com Carteira Nacional de Habilitação. Temendo o pior, o aposentado Joaquim Cunha nos garantiu que toma muito cuidado ao andar pelas ruas de Codó.
“muito cuidado…POR QUE TTANTO CUIDANDO? Só ando com muito cuidado…POR QUÊ? Porque eu tenho medo de ser atropelado…É ARRISCADO ESSE TRÂNSITO DE CODÓ? É arriscado, muito arriscado”
SÓ DE MIGUÉ
Além disso, o município inicia campanhas como esta, vai para as ruas e no dia seguinte nada mais é feito. A fiscalização também é deficiente, os agentes passam até um ano fora das ruas e quando retornam, esporadicamente, não fiscalizam nada.
7 Responses
isso é uma vergonha, as autoridades municipais fazem uma fofoca danada dizendo que vão organizar o transito da cidade mais nada acontece não fazem nada e as pessoas continuam morrendo acidentadas, por falta de uma fiscalização mais seria.
CADE O PREFEITO,POIS ELE É O UNICO QUE NÃO ESTA VENDO O CAOS DESSE TRANSITO? POIS CABE A ELE ORDENA SEUS AGENTES DE TRANSITO PARA FISCALIZAREM POR QUE SERA QUE ELE NÃO FAZ ISSO,ISSO É VERGONHOSO, E A POLICIA MILITAR POR QUE NÃO FAZ MAIS BLITZ DE TRANSITO,TA TODO MUNDO DAS AUTORIDADES TANTO MUNICIPAIS E ESTADUAIS TODAS CALADINHAS,POR QUE SERA?
o problema maior tá na falta de conhecimento dos motociclistas e motorista que não sabem os seus direitos e deveres no transito, o correto seria uma lei que só fosse permitido comprar um transporte pessoas que tivessem curso de pilotagem e direção defensiva ao menos.
Cumpade véi, é mais fácil, barato e rentável doar caixão superfaturado.
A culpa maior desses acidentes, é do governo municipal que não fiscaliza o trânsito em nossa cidade.
Os condutores, principalmente de motocicletas, fazem o que bem entendem no trânsito e ninguém faz nada.
A culpa não é do governo pois todos sabem como devem andar, sabem que tem que andar de Capacete mais não anda esse Tota mesmo ele é cara de pau nunca vie esse moo usando capacete qua a moral que ele tem então se a pessoa anda sem capacete é culpa é e quem anada não é o Prefeito que madna a pessoa andar sem capacete.Quando se tem blitz esse tal dee Alberto Barros a policia esta prtendendo as motos dos pais trabalhadores sai fora essa imprensa que não sabe oque quer de verdade.
a culpa principal e do governo sim,pois não fiscaliza,porque não fiscaliza?