Fale com Acélio

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, entre os dias 7 e 8 de agosto, o 2º Fórum de Liderança Sindical Feminina. O evento, realizado na sede da CNA em Brasília, contou com o apoio da FAEMA e reuniu comissões estaduais de mulheres, federações, sindicatos rurais e outros atores do agro nacional, com o com o intuito de fortalecer a presença feminina nos espaços de decisão e incentivar o protagonismo no sindicalismo rural.

O fórum contou com uma rica programação, entre palestras, oficinas e debates. A abertura foi marcada pela presença de nomes importantes do setor, como João Martins, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a Senadora Tereza Cristina, Vice-Presidente da FPA e representante do Agronegócio.

A primeira palestra teve como tema “Cenário Geopolítico e Economia Nacional”, ministrada por Thais Herédia, analista da CNN Brasil, seguida por uma mesa redonda sobre as ações do Sistema CNA/Senar em defesa do produtor rural. No período da tarde foi realizado o painel “Liderança Feminina Sindical – Experiências que Inspiram”, conduzido por Stéphanie Ferreira, presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, que contou com participações de lideranças de Roraima, Paraná e Goiás.

Representante do Maranhão no 2º Fórum de Liderança Sindical Feminina em Brasília

 Em entrevista concedida para a mídia digital, a Presidente da Comissão das Mulheres do Agro do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Inalda Béder, falou sobre a importância do evento. “Iniciativas como o Fórum de Liderança Sindical Feminina são fundamentais para ampliarmos a voz das mulheres no agro. A troca de experiências e a formação de redes de apoio são essenciais para que possamos nos fortalecer e influenciar as decisões que impactam o nosso setor. Estou otimista com os resultados e compromissos firmados aqui, pois eles refletem o nosso potencial e a importância da liderança feminina no ambiente rural”, destacou a presidente.

No segundo dia do encontro, as participantes se concentraram em debates estratégicos, incluindo o painel sobre as expectativas em relação à COP 30 e as contribuições das mulheres líderes no setor agro, capitaneado por Amanda Roza, assessora técnica de Sustentabilidade da CNA. Na ocasião, também foi realizada uma oficina prática focada no fortalecimento dos grupos estaduais de mulheres, promovendo a construção coletiva de propostas e ações para o sistema sindical.

O 2º Fórum de Liderança Sindical Feminina mobilizou entidades representativas do agro e reforçou a missão institucional da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA de promover o desenvolvimento de lideranças femininas rurais, além de ampliar sua inserção política e institucional no sistema sindical patronal rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES