O vereador delegado Rômulo, depois do pronunciamento de Leonel Filho e Domingos Reis se lamentando das críticas severas da imprensa, sobretudo as vindas do programa A VOZ DO POVO, da rádio Eldorado AM, apresentado pelo radialista Daniel Sousa, pediu um aparte e revelou o que pretende fazer para levar Daniel à cadeia, pela segunda vez.

Vereador RÔMULO Vasconcelos

Primeiro disse que o radialista age com falta de conhecimento das leis do país e é instigado por outra pessoa, à quem não identificou, a falar o que não deve.

“Falta de conhecimento das leis do nosso país. Eu sei que ele tá sendo influenciado, tá sendo indicado por algumas pessoas para falar aquilo que não deve, mas ele respondeu pelos seus atos, entendeu? O crime é individual, o crime não se transporta pra outra pessoa”, afirmou

Na sequência passou a descrever como pretende agir para fazer com que crimes de calúnia, injúria e difamação (que são o que normalmente levam comunicadores à Justiça) saiam do âmbito de crimes de menor potencial ofensivo (aqueles punidos com até 2 anos de detenção) e resultem em uma prisão mais duradoura a partir da soma de penas.

O delegado quer reunir a denúncia de 15 vereadores contra o radialista (estão fora apenas Expedito e Rodrigo Figueiredo) numa só, levar isso à Justiça e alegar que Daniel já é beneficiário da chamada transação penal.

Vamos abrir um parêntese para falar dessa tal ‘transação penal’ – em nível de Juizado Especial Criminal – o dito de pequenas causas – que recebe casos de crimes punidos com, no máximo, 2 anos de detenção,  é algo proposto pelo Ministério Público para que, sem assumir a culpa, o  réu não enfrente um processo criminal. Em vez disso se compromete a prestar serviço comunitário, pagar alguma quantia em dinheiro destinada à instituições filantrópicas, dentre outras alternativas que surgem de comum acordo entre o promotor e o acusado na frente do juiz que só mete a caneta no que ficar acertado, ou seja, homologa.

A Lei 9.099/95 só permite que o cidadão tenha 1 benefício desse dentro de um espaço de tempo de 5 anos, quer dizer, fez hoje, só pode fazer outra transação penal daqui a 5 anos.

Pois bem, na opinião de Vasconcelos, ao fazer alegar que Daniel já tem o benefício da transação penal o caso retornará à delegacia (espero que não seja pra o gabinete dele, porque aí seria querer demais) para, em vez de ser Termo Circunstanciado de Ocorrência ser um Inquérito Policial.

Leia o que disse o vereador:

“Eu tô querendo dizer aqui que o procedimento é o TCO, nós sabemos disso, que é o Termo Circunstanciado, da lei 9.099/95, que é a Lei dos Juizados Especiais, só que na própria lei que a mesma pessoa que tá cometendo crime contra várias pessoas só tem direito à duas transações penais, ele tem várias transações penais, basta um de nós pedir para certificar que ele tem essas transações penais já ajuizadas e ela vai remeter todos esses procedimentos, devolve pra delegacia e esse inquérito que vai ser um só, que vai reunir todas as vítimas, vai ser inquérito policial, não vai ser mais um TCO, somando as penas, com certeza vai dá uma pena pra ele, pena de quê? Detenção ou reclusão, acredito que de detenção e ele vai ser preso. Ele tá brincando com coisa séria, ele não pode tá aqui levantando situações de nome de vereadores, ele tem que respeitar os outros”

Finalizando, o vereador desclassificou o trabalho de Daniel usando termos como ‘besteira’ e ‘abobrinha’ referindo-se ao que fala o radialista.

Daniel SOUSA na mira de 15 vereadores

“Ele tá sendo mandado, entendeu? Ele tá sendo mandado, ele tem que pensar antes de agir, entendeu? Aqui ninguém é mais homem do que ninguém, negócio de dizer – eu sou homem, tem que respeitar  a lei do país, ele tem que respeitar os outros. Se não quiser respeitar dessa forma a gente vai procurar o Poder Judiciário e é isso que eu vou fazer. Eu não tenho tempo pra ouvir Danielzinho, eu não tenho tempo, meu tempo é muito curto (…) eu não tenho tempo pra tá ouvindo besteira, abobrinha de Danielzinho. Danielzinho pra mim não significa nada, mas ele tem que responder pelos seus atos”, disse

24 Responses

  1. Caro Vereador lembre-se que as pessoas públicas, especialmente àqueles que ocupam
    cargos públicos ou exercem funções públicas, estão sujeitas às críticas do Povo e da imprensa.
    Neste sentido a intimidação não vai calar o Danielzinho, que pelo lido acima, tem uma grande audiência.
    Se Danielzinho tecer críticas sobre a atuação política de um político, nenhum Juiz irá puní-lo, excetuando se criticar além dos limites e que está crítica venha a constituir crime.

    1. Posso até estar errado, mas pelos comentários Vereador é uma categoria política/profissional sem qualquer credibilidade da população de Codó.

  2. Vereador se não quer ser criticado não entrava na política. simples assim. este moço fala “abobrinha” a mais de 15 anos. Já foi preso, já bateram nele e contínua falando “abobrinha”

  3. Quem não deve não teme, se o pequeno Daniel está incomodando tanto os vereadores é porque há algo de errado lá para os lados da câmara municipal. Particularmente acho que o vereador delegado por ser conhecedor das leis deveria em primeiro lugar orientar os seus colegas que vem cometendo um desatino atrás do outro, delegando em causa própria e contra o povo. Acabaram de anunciar um monte de irregularidades cometidas pelo presidente Expedito que se configuram crimes ´com a finalidade de destituir o mesmo do cargo de presidente, no entanto, ninguém falou em cassação de mandato, nem tão pouco em prisão a ordem é destituir para agradar o patrão. Já no caso do Daniel a ordem é pressão para calar a boca do “pequeno que incomoda”. O Delegado vereador deveria mesmo era está do lado do povo que o elegeu, pois é um homem culto, financeiramente independente e conhecedor das leis, atributos que poderiam torna-lo um excelente vereador, defensor do povo e da moralidade politica. Se brincar o Danielzinho representa o povo muito mais do que os 17 vereadores juntos, pelo menos ele fala o que muitos gostariam de falar e gostam de ouvir. Se o Daniel é mandado por alguém, isso não é um privilégio só dele, os vereadores também são, ou estou mentindo, cada um faz o seu jogo e usa as armas que tem.

  4. É uma tentativa do uso da Lei para censurar a liberdade de expressão. Querem usar o Daniel como exemplo a todos os outros membros da Imprensa. E aí vocês vão se calarem, mesmo sabendo que tem Leis que amordaçam a liberdade de expressão?

  5. Não é nada dificil saber quem é o mandante do crime. Aliás eu não sei porque as autidades codoenses ainda não tomaram uma medida punitiva para este cidadão. Os desmandos e delitos que este fdp tem cometido no Codó são passíveis até de expulsão de território Codoense.

  6. O comentário mais interessante foi de um que falou que vai agir com Autonomia, Imparcialidade e INDEPENDENCIA. Ô rapaz, me compra um bode !!!!!!!!!

  7. Quanto ao Sr.Daniel, pesquisei e encontrei uma palavra que se encaixasse a sua pessoa e encontrei “FANFARRÃO. Me dá a impressão que antes de iniciar o seu programa o seu produtor , se é que existe chama-o e diz ” fala isto e deixa com nós.
    Acho que os vereadores deveriam ser mais complacentes com ele, bastaria apenas entrar na justiça e proibi-lo de exercer sua “profissão” porque tem como provar que de rádio ele não entende nada. Vale lembrar que ele, acho eu, é orientado também por outras pessoas.Outo fraco aí em zCodo que se acha o rei da cocada preta é o tal do jururam.Tem um outro também que começou agora em um tvezinha tambem se acha.não me lembro do name dele agora. Depois eu falo tenho ate umas cozitas sube dele.

  8. em uma cidade que não existe sindicato de Jornalismo e profissionais que atuam sem registro (DRT) da nisso, esse rapaz e outros não deveriam esta no ar e nem usando microfone de uma emissora, tanto ele quanto o dono da emissora ,deveriam responder judicialmente e de forma sindical.

  9. Criticar as pessoas com fundamento e uma coisa, mais o que esse rapaz DANIEL SOUSA em especial, pois tem o GEROAN, UM GORDINHO QUE NÃO PAGA NINGUEM, E BEBERRÃO COM A BIBLIA DEBAIXO DO BRAÇO, falam por falarem, sem prova, só porque alguém falou. EU FARIA ERA COMO DR. ANTONIO FAZIA, O FALA GROSA FEZ, SEU BINE TBM MANDAVA BATER. O NEGOCIO E QUE O ZITO DEIXOU A VONTADE TODO MUNDO FALANDO O QUER, ISSO SE CHAMA BADERNA E NÃO DEMOCRACIA(VC E RESPONSÁVEL PELO QUE FALA OU ESCREVE). ESTA CERTO OS VEREADORES, SE ESTÃO SE ACHANDO CALUNIADO, E SÓ DENUNCIAR.

  10. Daniel cuidado ao andar na rua, festas, ir na missa(se for católico) ir no culto (se for evangélico) no panchico assistir jogos, ir no cabaré da chica, banhos pelo interior. Porque daqui pra frente sua vida esta….ops mudada.

  11. Desde quando Danielzinho é jornalista ou da imprensa ????

    ah para. tem mais é que prender mesmo. passou do tempo.

    só porque uma pessoa se intitula ser da imprensa não ode ficar difamando os outros, ofendendo e dizendo o que bem entender.

    chamar essa figura de profissional de imprensa é ofender milhoes de jornalistas pelo mundo inteiro.

  12. O Danielzinho fala o que mandam ele falar? Os vereadores falam e fazem o que “Ele” manda eles falarem e fazerem. Quem tá errado? É só uma questão de “não sentar a vez que quer quem o seu .. aluga” só muda o cenário é tudo p.. mandado a diferença esta nos zeros do que ganham pra isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES