
O fim de semana foi de muita festa, cores e valorização das tradições maranhenses no bairro São Benedito. Em entrevista ao Blog do Acélio, o mestre em Cultura Augusto Serra celebrou o sucesso da 8ª edição do Arraial da Vila, um evento que já se consolidou no calendário cultural da região da Vila Fomento.
Foram dois dias intensos de programação, no sábado e no domingo (18 e 19 de julho), que reuniram a comunidade em torno de shows musicais, apresentações de bumba-meu-boi e o brilho das quadrilhas juninas.
Trajetória e Casa Própria
Idealizado por Augusto e Denise Serra, o arraial acompanha sua própria história de identificação com a comunidade.
“Eu tenho 10 anos residindo aqui na Vila Fomento e nós temos 8 anos que fazemos este arraial. Anteriormente, nós o fizemos em vários locais, mas há cerca de 6 anos nós temos esta nova sede aqui da associação, e é aqui que nós fazemos nossos encontros e nossas atividades”, explicou o organizador.
PARCERIAS

Realizar um evento desse porte exige articulação e apoio. Durante a entrevista, Augusto fez questão de expressar sua gratidão aos parceiros que tornaram a festividade possível, destacando a importância das emendas e dos incentivos públicos para o setor cultural.
O produtor cultural agradeceu textualmente ao prefeito de Codó, Chiquinho FC, ao professor Ivaldo — pelo suporte fundamental tanto ao arraial quanto à quadrilha junina da comunidade —, e a Zito Rolim.
“Sem o apoio do governo do estado, através da Lei Aldir Blanc, seria impossível nós produzirmos a quadrilha e este arraial”, ressaltou o mestre em Cultura.
TEMPORADA 2027
Para quem faz cultura popular, o trabalho nunca para. Com o encerramento com chave de ouro da edição deste ano, a mente dos organizadores já se volta para o próximo ciclo do São João.
“Quando nós encerramos uma temporada, a gente já tá pensando no tema do ano seguinte. Em janeiro, a gente já vai tá iniciando a temporada junina de 2027”, projetou Augusto Serra, garantindo que o Arraial da Vila voltará ainda mais forte no próximo ano.
CONFIRA A ENTREVISTA EM VÍDEO

