Pular para o conteúdo
terça-feira, 8 de setembro de 2026
Notícias

Coronel Augusta Andrade fala de combate às facções criminosas e do esquema de segurança para eleições no MA

CORONEL Augusta Andrade

Em entrevista concedida à jornalista Carla Lima, da TV Mirante, a secretária de Segurança Pública do Maranhão, Coronel Augusta Andrade, detalhou as novas estratégias do Estado no combate à criminalidade e às organizações criminosas.

O ponto central da diretriz atual é o fortalecimento das ações integradas entre todas as forças policiais e de perícia do Maranhão, aliado ao foco na prisão de lideranças de facções e na repressão ao roubo e receptação de bens.

​A secretária enfatizou que a união de esforços é o único caminho eficiente para sufocar a atuação de grupos criminosos no estado.

​”A melhor forma de se trabalhar essa integração, de dar um enfoque melhor na segurança, de combater realmente a criminalidade, as facções, essas organizações, seria trabalhar de forma integrada. Então nós reunimos a partir daí a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a perícia, o CTA, a força estadual. Todos os órgãos que fazem parte do sistema de segurança pública trabalhando de forma integrada. Essa operação é exatamente para isso, para dar essa segurança à população. Nosso objetivo principal, eu sempre digo, é que segurança pública não se faz com discurso, se faz com ação, com presença na rua e com trabalho mesmo, mostrando que a polícia está ali fazendo seu papel, que é proteger a população”, declarou a Coronel Augusta Andrade.

Mudança no perfil dos crimes e combate aos receptadores

​Durante a conversa, a secretária pontuou uma mudança recente no comportamento dos criminosos, que têm mirado objetos de valor pessoal específicos, e reforçou que a inteligência policial já rastreia toda a cadeia do crime, do executor ao comprador dos itens roubados.

​”Existe essas investigações direcionadas para esse tipo de crime que está acontecendo hoje. A gente observa que a preferência deles não é mais o celular; eles procuram mais as pessoas que andam com cordão, com a pulseira, e a gente está focando nisso, trabalhando fortemente para combater. Já efetuamos algumas prisões e estamos com um trabalho bem intensivo para não só prender os executores, mas também os receptadores, que são tão criminosos quanto quem vai lá, pratica o crime, atira e tenta tirar a vida da pessoa”, explicou.

Queda nos índices de criminalidade e programa ‘Meu Celular de Volta’

​Apesar das transformações nas dinâmicas de assaltos, os índices gerais apontam recuo na violência no Maranhão. De acordo com a titular da SSP, o estado registrou uma redução de 19% nos índices criminais em comparação ao ano passado, enquanto na capital, São Luís, a queda foi de 16%.

​Paralelamente às operações de rua, a recuperação de patrimônio segue como prioridade. A secretária destacou o balanço do programa estadual focado no resgate de aparelhos celulares roubados ou furtados:

  • Celulares já devolvidos à população: Mais de 6.000 unidades.
  • Nova etapa de entregas programada: Mais de 1.000 aparelhos.
  • Total projetado: Marca superior a 7.000 celulares restituídos aos donos legítimos.

Prisão de líderes de facções e ocupação do território

​Ao abordar a presença de facções criminosas no Maranhão, a Coronel Augusta Andrade adotou um tom firme, ressaltando que a prioridade das operações de inteligência é desmantelar o topo da pirâmide dessas organizações.

​”A gente está com bastante resultado porque estamos com as prisões principalmente daqueles líderes de facções. Quando a gente mexe no principal, a gente enfraquece, e é isso que a gente está fazendo. Os criminosos não podem, não devem e não vão marcar território aqui no nosso estado. Quem marca território é o Estado, é a segurança pública e a população, que tem todo o direito de sair livremente de suas casas para ir para o trabalho, para o lazer ou para levar o filho à escola”, afirmou a secretária.

​A comandante do sistema de segurança deu ainda um recado direto aos grupos criminosos sobre a atuação do efetivo nas ruas:

​”Nós mostramos para eles o seguinte: a gente sai para a rua para proteger a população e cuidar das pessoas. Quem estiver ao contrário do que a gente vai, vai se deparar com a força policial.”

Garantia de pleito seguro nos 217 municípios

​Por fim, a secretária de Segurança Pública garantiu que o planejamento tático e operacional do Estado já está concluído para assegurar a ordem durante o período eleitoral. Como o sistema de segurança pública é o responsável direto pela manutenção da paz durante as eleições, o esquema especial cobrirá a totalidade das cidades maranhenses.

​”Nós já estamos com o nosso planejamento pronto. Somos responsáveis pelos 217 municípios do nosso estado”, concluiu a Coronel Augusta Andrade.

Acélio Trindade

Acélio Trindade

Autor no Blog do Acélio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *