Fale com Acélio

POR Suyane Scanssette – Limpeza de logradouros públicos, desfiles cívicos, distribuição de quentinhas e sopão a moradores de rua, palestras em escolas públicas sobre prevenção ao suicídio e combate ao abuso sexual contra crianças, café da manhã para autoridades das polícias e corpo de bombeiros foram algumas das ações que marcaram as celebrações ao Dia Mundial dos Desbravadores, comemorado no dia 14 de setembro.

Jovens e adolescentes, pertencentes aos Clubes de Desbravadores, foram às ruas da capital São Luís e em municípios do Nordeste do Maranhão com seus uniformes e o lenço amarelo no pescoço promovendo ações de bem-estar, evangelismo, cidadania e civismo.

Em São Luís, o Clube de Desbravadores Atalaias do Rei foi até a praça do Viva, no bairro Planalto Turu para fazer a limpeza e a pintura de paredes e meio-fio. “Escolhemos a praça que fica aqui na Rua Acre, próximo a linha final dos ônibus para fazermos a nossa ação. Isso é algo que nos motiva muito, pois demonstramos na prática o nosso amor ao próximo e ao nosso semelhante”, declarou o diretor do clube, Lucas Breno.

O motorista de ônibus, Francisco das Chagas que observava o trabalho dos desbravadores destacou que ação é muito importante para a comunidade e também para cada adolescente que se envolveu na limpeza da praça. “Assim eles se ocupam e aprendem a estar no caminho correto quando eles trabalham colaborando com a sociedade. Parabéns ao clube e fica o nosso obrigado por esse trabalho”, agradeceu.

Ações no interior

Mais de mil alunos nas escolas públicas, envolvendo os municípios de Icatu (250), Morros (150)  Vargem Grande (180), Afonso Cunha e Coelho Neto (470) participaram de palestras que trataram sobre prevenção ao suicídio e combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.

As escolas públicas dos municípios de Afonso Cunha e Coelho Neto, por exemplo, receberam o Clube de Desbravadores Guardiões do Leste, que levaram uma psicóloga e uma assistente social e 15 membros do clube para tratar sobre como prevenir o suicídio, envolvendo um público de mais de 450 alunos.

A diretora do clube Guardiões do Leste, Lindonete Magalhães explica que já havia feito um planejamento e mapeamento sobre casos de depressão, crises de ansiedade que aconteceram na cidade para poder realizar ações nas escolas como forma de auxiliar os professores e alunos a prevenir o suicídio. “As palestras foram muito boas e irão preparar os alunos a identificarem as pessoas que precisam de ajuda e auxiliá-las, encaminhando elas para os profissionais competentes”, disse.

Dia Municipal dos Desbravadores

Os Clubes de Desbravadores é projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia que está presente em mais de 160 países, com mais de 58 mil clubes e mais de 2 milhões de participantes. Para a América do Sul são mais de 12 mil clubes e mais de 300 mil pessoas envolvidas.

O clube trabalha com meninos e meninas de 10 a 15 anos em atividades que permitem desenvolver talentos, habilidades e estimular valores e princípios essenciais como amor a Deus, ao próximo, o respeito, a obediência e a amizade.

Em reconhecimento a todo o trabalho que é realizado pelos clubes de desbravadores, as cidades de São Luís e Itapecuru-Mirim possuem Leis Municipais que institui o Dia Municipal dos Desbravadores. Na capital as Leis nº 5.554/2011, que institui o Dia Municipal do Desbravador e a Lei nº 5.948/2014, que altera o dia municipal do desbravador para o terceiro domingo de setembro são de autoria do vereador Josué Pinheiro. “Os adventistas, através dos clubes de desbravadores têm realizado um importante trabalho em nossa cidade. Pelo trabalho que realizam, eles merecem ter um dia para celebrar”, afirmou o vereador.

Em Itapecuru-Mirim, o Projeto de Lei nº 014/2019, de autoria do vereador Denis Carvalho, foi aprovado em sessão solene no dia 23 de agosto, destaca que o terceiro sábado do mês de junho é dedicado ao desbravador e também aos jovens e aos aventureiros.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias