Pular para o conteúdo
sexta-feira, 4 de setembro de 2026
Notícias

Onda de furtos de cabos deixa Balsas e estados vizinhos sem internet

Furto de cabos de Internet em BALSAS

A ação de criminosos na madrugada de ontem provocou um apagão de conectividade que afetou milhares de pessoas em Balsas, no Sul do Maranhão, e se estendeu a cidades do Piauí e do Tocantins.

Assaltantes invadiram a casa de força de um provedor regional de internet e levaram toda a estrutura elétrica do local — incluindo a fiação do gerador a diesel mantido para emergências.

​Sem energia e sem o sistema de apoio, o serviço de internet ficou completamente fora do ar durante toda a manhã.

A empresa precisou montar uma força-tarefa de emergência para reinstalar o cabeamento e restabelecer o sinal.

​O alvo primário dessas investidas é o cobre contido no interior dos fios, material com alto valor de revenda no mercado clandestino.

O problema, no entanto, está longe de ser um caso isolado na região.

No mês passado, uma operação conjunta entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal apreendeu mais de meia tonelada de cabos furtados da concessionária de energia elétrica local.

O material foi localizado em empresas de reciclagem de Balsas, que negam envolvimento com o crime de receptação.

​De acordo com o delegado Clécio Zotts, responsável pelas investigações, o combate a esse tipo de delito exige atacar a cadeia de compra e venda.

​”Já tivemos pessoas presas e fizemos reuniões orientando comerciantes a não comprarem material sem procedência. É um crime praticado na maioria das vezes de madrugada, frequentemente por usuários de drogas. Mas o furto só existe porque há o receptador. Se não houvesse quem comprasse, não haveria razão para furtar”, destacou o delegado.

​A Polícia Civil segue em diligências para identificar os autores da invasão ao provedor e responsabilizar os receptadores do material levado.

Acélio Trindade

Acélio Trindade

Autor no Blog do Acélio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *