Prefeitura de Codó garante transporte gratuito para cerca de 700 estudantes do IFMA

IFMA CODÓ
IFMA CODÓ

Centenas de estudantes codoenses do ensino médio e técnico podem contar com transporte gratuito para o segundo semestre do ano letivo. Muitos desses estudantes não teriam recursos disponíveis ou mesmo condições financeiras de arcar com a condução da cidade até a zona rural, onde fica localizado o Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

No entanto, desde o primeiro ano da administração Zito Rolim esses estudantes contam com essa ação, que garante o transporte gratuito a centenas de alunos que saem da cidade para o campus da instituição na zona rural.

De forma inédita e pioneira, o prefeito Zito Rolim transformou uma experiência que beneficiava centenas de jovens estudantes em um programa permanente do governo municipal, em parceria com o Instituto Federal de Educação.

Por meio da Lei nº 1.560, sancionada em 2011, o chefe do executivo municipal oficializou o beneficio, concedendo passe livre em transportes de ida e volta para o campus da zona rural a cerca de 700 estudantes do ensino médio do IFMA. Apenas no último ano, o governo municipal disponibilizou sete ônibus para o transporte de estudantes. Um semestre por ano, a iniciativa é custeada com 100% de recursos próprios da prefeitura municipal.

O Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, instituído em 2004, garantiu o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares dos alunos do ensino fundamental público residentes em área rural que utilizem transporte escolar. Em 2009 o programa foi ampliado para toda a educação básica, beneficiando também os estudantes da educação infantil e do ensino médio residentes em áreas rurais. O município de Codó conta com uma instituição de ensino médio e superior de excelência em sua zona rural. No entanto, os alunos do IFMA encontravam dificuldades em custear seu transporte para o centro acadêmico, pois não existia lei que garantisse o transporte gratuito de estudantes do perímetro urbano para a zona rural.

Observando a demanda dos alunos de ensino médio e técnico do município de Codó, que precisavam se deslocar da cidade para o campus do IFMA, localizado na zona rural, o prefeito Zito Rolim decidiu garantir o transporte gratuito para os estudantes. Desde seu primeiro ano de governo, em 2009, a administração garantiu o apoio para alunos do ensino médio, regular ou técnico, que se deslocam diariamente para a zona rural. A prefeitura garante o benefício durante seis meses por ano, enquanto que o outro semestre é subsidiado pelo IFMA.

Raphael Fernandes

Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Codó

Um comentário sobre “Prefeitura de Codó garante transporte gratuito para cerca de 700 estudantes do IFMA”

Deixe uma resposta