SEM CARREATA: Ricardo Torres explica que nada que busque mudar sentença de cassação subiu para o TRE

Arquivo - Zito em caminhada
Arquivo – Zito em caminhada

Por telefone o ex-procurador-geral do município, Ricardo Torres, atualmente secretário de Governo, concedeu uma entrevista explicando a atual situação do processo de cassação de Zito e Guilherme Archer.

Argumentou que nada existe em nível de Tribunal Regional Eleitoral que tenha o objetivo de mudar a decisão do juiz Pedro Guimarães Junior que cassou os diplomas, anulou os 23.075 votos da dupla e ainda os tornou inelegíveis por 8 anos. Absolutamente nada, frisou bem o advogado.

Sob esta ótica disse que qualquer oba,oba, ainda que tenha partido de eleitores e da mídia do governo, não passa de mera suposição sem fundamento. Não existe razão para preparar carreata alguma.

“Não existe recurso para o Tribunal porque está tramitando ainda em Codó, são recursos para o próprio juiz da causa, não tem liminar, não tem nada disso que possa alterar a sentença do juiz. Não estamos  aguardando nada disso pra hoje, para amanhã, nem pra logo não. Está havendo esta tramitação em Codó pra depois o recurso ser dirigido ao Tribunal, aí começa toda a tramitação do recurso no TRE”, afirmou

E OS RECEBIMENTOS NO TRE

Questionamos sobre o recebimento pelo Tribunal Regional Eleitoral na tarde ontem (às 14h e às 15h) do mandado de segurança com pedido de liminar. Torres explicou que eles não atacam diretamente a sentença de cassação, apenas procedimentos do juiz Pedro Guimarães Junior no julgamento do seu pedido de afastamento dos processos (SUSPEIÇÃO).

O recurso só vem (pra São Luís) depois dos embargos de declaração serem julgados, depois vem o recurso e aí é que a coisa vem para o Tribunal, esse Mandado de Segurança, diz respeito à questões processuais”

O SENHOR SABE À QUE SE DESTINA ESTE MANDADO DE SEGURANÇA? É a questão da suspeição, o processamento da suspeição só isso. A forma em que foi processada a exceção de suspeição, só isso. Não tem a intenção de mudar a decisão do juiz, não, aí tudo é através do recurso” respondeu

SEM PRESSA

Citando exemplo de Francisco Nagib e Zé Francisco que registraram uma AÇÃO CAUTELAR no Tribunal Regional Eleitoral, depois de interpor o RECURSO INOMINADO contra a decisão de Pedro Guimarães Junior, que também os tornou inelegíveis por 8 anos, Ricardo Torres disse que Zito e Guilherme não precisam de tanta pressa uma vez que não foram retirados dos cargos de prefeito e vice.

Neste contexto, o único recurso manejado pela defesa até agora teria sido um Embargo de Declaração (impetrado pedindo que o juiz Pedro Junior esclareça pontos de sua decisão obscuros, contraditórios ou omissos), tudo em nível de Codó. O Mandado de Segurança de chegou à São Luís seria a respeito disso também.

No caso do Zito esse recurso ainda nem existe porque este recurso que existe é um embargos de declaração ainda visando esclarecer pontos da sentença, como o prefeito continua no cargo, normalmente, não existe nenhuma urgência que justifique ele entrar com uma cautelar no Tribunal, até porque não tem nem recurso pra você atribuir efeito suspensivo à ele”, explicou

SÓ NA EXPERIÊNCIA

Os advogados de Rolim e Guilherme estão usando de suas experiências para, utilizando a própria legislação, ganhar tempo. Na hora em que dão entrada num EMBARGO DE DECLARAÇÃO suspendem, automaticamente, o prazo para o recurso a ser usado contra a sentença de cassação e, nessa onda, o tempo vai passando sem muito sufoco.

Agora se o juiz perceber que os fundamentos são frágeis e o recurso tem o objetivo de suspender prazos e empurrar a coisa com a barriga, rejeita os embargos e o prazo do recurso volta a fluir normalmente botando a moçada da defesa pra trabalhar.

FRITANDO OS OVOS

Em todo caso, saber que nada foi impetrado para reformar a sentença de Dr. Pedro é mais do que um Banho de água gelada na moçada que já preparava o foguetório e a festa a partir do km 17 hoje às 16h. Nada, segundo o próprio advogado, pra se comemorar, nem tão pouco para se desesperar.

Mas o suspense, claro, continua.

8 comentários sobre “SEM CARREATA: Ricardo Torres explica que nada que busque mudar sentença de cassação subiu para o TRE”

  1. Prefeito ‘ aproveite a roseana que vem a Codó e pede uma mãozinha pra ela ai na justiça pq o senhor sabe e todo mundo tmb que… caso contrário é faca na cabeça!

  2. Prefeito ‘ aproveite a roseana que vem a Codó e pede uma mãozinha pra ela ai na justiça pq o senhor sabe e todo mundo tmb que… caso contrário é faca na cabeça! Vai lá.

  3. isso ai e uma mulecagem nois eleitores saimos de nossas casa pra votar sendo qe a gente somos obrigado a ficar altas horas em fila deixando o que fazer em casa… agora vcs querem anular esses 23 mil votos … então nois eleitores não valemos nada pq escolhemos o prefeito e vem essa lambiessa de que vão anular os votos… POIS DEIXA ESSA MERDA SEM PREFEITO!!!! BRASIL E UM LIXOOOOOO

  4. Tem um povinho ai do Zito que num sabe de nada e anda dizendo que ele ‘ganhou’ ganhou num sei o q mesmo povo besta vão se informar pra falar as coisas e num passar vergonha!

  5. O Prefeito Ganhou uma CASSAÇÃO. E não adianta A SUSPEIÇÃO DO DR PEDRO FILHO,pois quem for pegar o caso não vai querer se QUEIMAR junto ao TRE,TSE,CNJ. Todo juiz que ser DESEMBARGADOR ou mudar de Comarca por MERECIMENTO, por isso cumpre a LEI,se vacilar nem sai de Codó. Vai rezar muitos ao Mestre Bita pra forçar a saída. Vocês sabem que o Mestre tem uma força danada junto a Governadora,pois são cumprade e com Sarney,pois este lhe “DOOU” uma homenagem de Comendador da República(não sei nem o que é). Essa Suspeição é só pra “enrolar” o tempo. Dá tempo de “ajeitar” as coisas na prefeitura(notas fiscais,convênios,folha de pagamento,repassar “orientações” aos comissionados em caso de SAÍDA PELA ESQUERDA/DIREITA),devolver o que levaram pra casa,pois em caso de substituição,terão que ENTREGAR tudo em 3 vias com a presença de testemunhas e até da Polícia. E olha você verão o tanto de B.O. que serão feitos após a RETIRADA da turma do 43.

  6. É BOM ACÉLIO QUE VOCÊ SAIBA QUE EM CASO DE NOVAS ELEIÇÕES O TRE-MA BAIXARÁ RESOLUÇÃO DISCIPLINANDO UMA NOVA ELEIÇÃO EM QUE QUALQUER CIDADÃO QUE ESTEJA EM DIAS COM SUAS OBRIGAÇÕES ELEITORAIS PODERÁ SER CANDIDATO A PREFEITO.

    HAVERÁ NOVAS CONVENÇÕES PARA ESCOLHA DE CANDIDATOS…

    ENTÃO SIGNIFICA DIZER QUE PODERÁ SER CANDIDATO QUALQUER UM OUTRO CIDADÃO..

    ALÉM DOS POSSÍVEIS SUBSTITUTOS DOS CASSADOS E DOS QUE PARTICIPARAM E NÃO FORAM CASSADOS, PODERÃO SER CANDIDATOS NOVOS CIDADÃOS QUE ALMEJEM O CARGO DE PREFEITO….

  7. e hora de codo entrar para uma nova época de renovação onde pessoas que realmente se emporte com a cidade possa administrala e levala para o século 21

Deixe uma resposta