Boi Raízes do MA – 5 anos fazendo cultura e resgatando vidas

Raízes do MA

Os ensaios do boi Raízes do Maranhão já estão no ritmo do mês das festas juninas e o sotaque de orquestra já embala os preparativos do maior representante desta cultura no município de Codó

Mas este é um projeto que vai muito além das coreografias de índias e vaqueiros. Por isso a noite é de ensaio, no Ginásio Deolindo Rodrigues, para as apresentações, mas o dia é de aprendizado para toda uma vida.

Para fazer parte do Raízes é preciso compromisso com a religiosidade. Os brincantes rezam e oram com muita freqüência, sempre unidos.

“É muito importante pra gente porque Deus em primeiro lugar, tudo com Deus dá certo e graças à isso a gente botando Deus em primeiro lugar o Raízes do Maranhão já muito bem conhecido”, disse Valéria Salazar, de 15 anos

CONSCIENTIZAÇÃO

Também é preciso ter interesse por conhecimento que afaste à todos de um perigo que ronda a juventude. Oportunidade que surge nas palestras. O blog do Acélio acompanhou sobre drogas onde os jovens tiraram suas dúvidas sobre o assunto com o palestrante.

Indias dedicadas

Os integrantes sempre estão ocupados desenvolvendo algo que inclui até artesanato, eles, por exemplo, confeccionam a própria vestimenta.

Maurício Santos, 16 anos, gosta de todas as atividades. O mundo do raízes é bem melhor que o oferecido fora deste ambiente.

“Aqui no Raízes do Maranhão a gente apreende muito mais do que ta lá nas ruas usando drogas, cheirando cola, roubando, vigiando moto…aqui é melhor“, afirmou

5 ANOS DE RESGATE

Telvane orienta

São cinco anos de resgate cultural e de vidas, como afirma o coordenador, Telvane Frazão, uma apresentação de bons resultados.

“é um grupo de bumba-boi onde ele resgata o jovem. Trabalhamos com palestras motivacionais, com alogamneto, falamos sobre nutrição, diversos assuntos que incrementam e fazem com que os jovens cresçam, ou seja, Nós estamos preparando os jovens não para os dias atuais, mas a vida como um todo”, ressaltou Telvane

Um comentário sobre “Boi Raízes do MA – 5 anos fazendo cultura e resgatando vidas”

  1. PARABÉNS AOS ORGANIZADORES E BRINCANTES , ANO PASSADO EU E MINHA FAMÍLIA TIVEMOS A OPURTUNIDADE DE ASSISTIR UMA APRESENTAÇÃO DO GRUPO , FICAMOS ENTUSIASMADOS COM A BELA APRESENTAÇÃO , POIS A MESMA NÃO TÊM MUITAS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AS DA CAPÍTAL E OUTRAS CIDADES TRADICIONAIS , É CODÓ SE PREPARANDO PARA O MELHOR SÃO JOÃO DA REGIÃO DOS COCAIS , UM FELIZ FESTEJOS JUNINO À TODOS !

Deixe uma resposta