O REGIMENTO PROVA: Câmara de Codó é o melhor lugar do mundo para se faltar ao trabalho

Na Câmara Municipal de Codó só é feita uma sessão ordinária por semana, aquela em que os vereadores fazem pedidos (por indicações ou requerimentos) ao governo municipal e apresentam projetos de lei.

Mesmo sendo apenas uma, acredite, tem semana que não tem sessão porque eles não aparecem para trabalhar.

Para abrir a sessão ordinária o presidente da Câmara precisa da presença mínima de 6 dos 17 vereadores. Na sessão que deveria ocorrer esta semana, na última terça-feira, 10 de setembro, só 4 apareceram para trabalhar (Presidente Expedito Carneiro, Cleane do Edson Cobel, Valdeck Frota e Arlindo Salazar), resultado – mais uma semana sem trabalho dos vereadores em plenário.

Nas ruas da cidade, os codoenses repudiam o comportamento de quem desaparece do plenário da Casa de vez em quando.

 “Porque eles estão aí é pra trabalhar, nós votemos nele que é pra trabalhar por nós não tão indo, é irresponsável (…) é dinheiro demais que eles deviam dá pra nós, que nós num temos 1 salário nosso ainda luta pra eles aprovar, ainda num quer trabalhar, só uma sessão no mês, na semana ainda não vão, é irresponsabilidade”, disse o aposentado Raimundo Santos Muniz.

O QUE DIZ O REGIMENTO INTERNO?

Nós verificamos artigo por artigo do Regimento Interno da Casa para sabermos o que acontece aos faltosos e descobrimos que é  tudo muito brando:

É justa causa para faltar – doença, casamento (chamado de gala no regimento), morte de parente (chamado de nojo), nascimento de filhos e  missões oficiais da Câmara.

Porém,  quem falta não precisa escrever nada se justificando (zero de justificativa escrita), basta falar ao presidente onde estava na hora da sessão que começa 6h da tarde e, as vezes, vai  até 10h da noite.

Outra constatação que fizemos diz respeito a falta de controle de comparecimento à Câmara fora dos horários da única sessão da semana.

VEREADOR NÃO BATE PONTO

Os funcionários que assessoram os parlamentares cumprem horário, eles são livres do encargo e o regimento se cala sobre isso.

Às 10h10min da manhã de ontem, 11 de setembro de 2019, estive perguntando por vereadores em todos os 17 gabinetes e não encontrei nenhum ‘pra fazer um chá de parlamento’.

Deseja ouvir alguém sobre ausências, queria perguntar se vereador ‘bate ponto’.

TEM DESCONTO NO SALÁRIO?

Sem ninguém para ouvir a respeito ficamos mais um pouco no plenário estudando o regimento, agora pra saber se há previsão de desconto no salário de quem não aparece nas sessões, afinal é o que ocorre com outros trabalhadores brasileiros.

 “Se você perde um dia eu trabalhei empregado, quando você perde um dia  paga dois…O QUE DEVE ACONTECER NO CASO DOS VEREADORES? Os vereadores tem que ser do mesmo jeito, não é mior do que nós…QUE TEM QUE ACONTECER? Ou trabalha então não recebe”, destacou, no centro de Codó, o aposentado, que ouvimos a respeito, Francisco Alves.

Pois bem, existe a previsão.

O regimento manda descontar de quem não falar ao presidente por onde andava na hora da sessão apenas 1 vinte avos do salário.

Atualmente isso significa um desconto de R$ 303,06 por falta (calculadora oficial google), já que o salário de um vereador de Codó é de R$ 6.072.

Mais uma razão para que se tenha mais compromisso na opinião do pastor Wendel Alves de Moraes Costas ouvido por nós discutindo o tema com os cidadãos comuns.

“tem que ter mais compromisso, devido às circunstâncias deveria  comparecer mais  à sessão pra, justamente, a gente saber o que está acontecendo, está envolvido também nos assuntos que estão acontecendo”

O regimento também determina perda do mandato para quem não aparece para trabalhar em pelo menos 13  sessões por ano, isso considerando que há (ou deveria)  cerca de 40 sessões anuais.

Mas, acredite, sem rigidez na cobrança e com este fato de que basta qualquer justificativa verbal (ou mesmo nada) pra acabar com a falta, aliado a ausência completa de controle do trabalho do vereador, isso (perda de mandato) NUNCA VAI ACONTECER.

4 comentários sobre “O REGIMENTO PROVA: Câmara de Codó é o melhor lugar do mundo para se faltar ao trabalho”

  1. Pena que já ta findando o mandato e a maioria dos vereadores não sequer conseguiram fazer nenhum projeto de lei que beneficiasse a população, não fiscalizam o executivo, só apenas dizem amém à prefeitura..não representam a população. Ano que vem tem eleição nos agudem.!

  2. Gente:
    Este pessoal tem trabalhado muito. É dia e noite discutindo problemas de Codó. Um absurdo trabalhar uma vez por semana de noite é pra matar qualquer cristao. Vamos ter pena da saúde dos Edis para que eles nao tenham um infarto ou AVC. Vamos armar umas redes para ajudar. Coitados.

  3. Alguma novidade? Quantos anos existe a Câmara Municipal? SÓ agora estão vendo seu funcionamento ? Pior São os que RECEBEM $$$$$ de Adicional Extra, mas SÓ para os que fazem parte do GRUPO AMIGO!!! Ah! Me poupem.. Nosso PROBLEMA É EDUCAÇÃO e temos que MUDAR, partindo de nós mesmos. SALVE O BRASIL!!!!

  4. Abram o olho com os que estão lá e com aqueles que estão querendo ir nas próximas eleições só esquema trabalhar mesmo defender o direito do povo isso é só discurso.#mudartodos2020.

Deixe uma resposta