Pular para o conteúdo
terça-feira, 18 de agosto de 2026
Notícias

Secretaria de Direitos Humanos de Caxias intensifica ações de combate à violência contra a mulher

Ana Lívia Torres, Caxias 17/08/26

Nesta segunda-feira (17), em entrevista concedida à TV Mirante, Ana Lívia Torres, assessora especial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres de Caxias, detalhou o trabalho preventivo e de acolhimento que o município vem desempenhando no combate à violência doméstica e familiar durante o mês do Agosto Lilás.

​A campanha deste ano ganha relevância especial no calendário nacional, que marca os 20 anos da promulgação da Lei Maria da Penha. No âmbito municipal, Caxias adotou como slogan a mensagem “Respeitar para acolher”.

​Ações de conscientização e foco na prevenção

​Durante o diálogo, Ana Lívia destacou que o combate à violência contra a mulher em Caxias ocorre durante todo o ano, mas ganha um reforço substancial ao longo deste mês.

“Nesse mês de agosto, nós iniciamos a campanha do Agosto Lilás, uma campanha a nível nacional. Esse ano faz 20 anos da Lei Maria da Penha. E aqui em Caxias, a nível de município, nós estamos com o tema ‘Respeitar para acolher”, disse

A assessora ressaltou a abrangência das atividades que tiveram início na primeira semana do mês e o caráter educativo do trabalho desenvolvido:

“Desde o dia 6 de agosto que nós demos início à nossa campanha, nós estamos fazendo ações em escolas, em empresas, em hospitais, na rua. Nós estamos intensificando onde nós podemos ir para alcançar essas mulheres.[…] Nossa campanha também tem um caráter preventivo: antes mesmo que aconteça a violência, nós trabalhamos o preventivo”, frisou

PRÓXIMAS SEMANAS

​Nas próximas duas semanas de campanha, a agenda incluirá palestras e orientações direcionadas principalmente a instituições de ensino e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O encerramento oficial da programação do Agosto Lilás está previsto para o dia 28 de agosto, no Parque do Mirante da Balaiada, com um aulão itinerante e de promoção da saúde estimado para reunir mais de 500 mulheres.

​Atendimento especializado pelo CRAM

​Para as mulheres que já enfrentam situações de vulnerabilidade ou agressão, o município oferece suporte por meio do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher). O órgão conta com uma equipe multiprofissional voltada para o acompanhamento integral das vítimas.

“Aqui em Caxias, nós temos o CRAM, que trabalha especificamente a mulher que foi vítima de violência. Nós temos uma equipe multiprofissional para atender essa mulher: advogada, assistente social, psicóloga. Então, toda mulher que é vítima de violência em Caxias é atendida pelo CRAM”, explicou

Ana Lívia vinculou o fortalecimento dessa rede de apoio preventiva à ausência de registros de feminicídio no município no ano de 2025 e no decorrer de 2026 até o momento.

​Autonomia financeira para romper o ciclo da violência

​Um dos pilares centrais apresentados pela Secretaria é o incentivo à qualificação profissional e à geração de renda, identificadas como ferramentas indispensáveis para desfazer a dependência econômica que muitas vezes retém a mulher em relacionamentos abusivos.

“Nós sabemos que muitas mulheres que estão em situação de violência é por conta, na maioria das vezes, da situação financeira. Então, ela não consegue sair daquele ciclo de violência porque não tem como se manter. E aí, nós trabalhamos essa questão da autonomia mesmo através de cursos”, falou

​Através da Coordenação de Empreendedorismo e Empregabilidade da pasta, a Prefeitura de Caxias abriu inscrições para três cursos gratuitos:

  • Camareira (em parceria com o Instituto Federal do Maranhão — IFMA)
  • Corte e Costura
  • Artesanato

​Serviço / Inscrições

​As mulheres interessadas em participar dos cursos de capacitação profissional podem realizar a inscrição presencialmente na sede da secretaria:

  • Local: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres
  • Endereço: Rua 1º de Agosto, Caxias – MA
  • Atendimento: Informações e matrículas no local
Acélio Trindade

Acélio Trindade

Autor no Blog do Acélio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *