O jornalista Hélcio Costa conversou com dona Iracema, filha de Maria Piauí, a mulher que criou a TENDA SANTO ANTONIO no ano de 1936, a primeira de Codó, símbolo de um época que antecede a fama de mestre Bita do Barão que só apareceu em 1954 (ano de fundação da Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá).
“Ela me contava , que eu era nesse tempo muito criança, mas eu ainda vi ela que ela contava pra nós que ela começou lavando, engomando pros outros aí ela começou fazer uma latada pra poder fazer os tambor. Nesse tempo aqui a polícia era muito carrasca , aí quando batia palma, quando ela começava a bater os tambor, chamava pelo nome dela, ela dizia – pode entrar – eles já vinha pra brigar, pra tirar, pra fazer as coisas, mas ela amanssou Codó”, relatou a filha
Maria Silva Lima, a Maria Piauí, nasceu no município de PARNAÍBA, região Norte do estado do Piauí, e morreu em Codó no ano de 1983.