
O conhecimento tradicional da zona rural de Codó pode ganhar um importante reconhecimento nacional. Valdivino Silva, liderança da Comunidade Quilombola São Benedito dos Colocados, inscreveu-se e aguarda a titulação como Mestre de Saberes Quilombolas.
A certificação é promovida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em parceria com o Governo Federal.
Numa segunda entrevista ao Blog do Acélio, Valdivino Silva expressou profunda gratidão às entidades que dão suporte à sua caminhada e a todos os moradores de sua comunidade. Com um discurso potente e realista, o líder quilombola destacou o valor da sabedoria que carrega, contrapondo os muros do analfabetismo com a riqueza da herança cultural de seu povo.
“Agradecer a todos por este fortalecimento de uma luta muito grande porque pra mim que sou um negro quilombola de Codó semianalfabeto concorrer a um prêmio desse já é muita vantagem, muita coragem e dedicação e mostrar que a nossa sabedoria não está só no virtual, no pensamento, mas sim dentro da nossa própria comunidade, preservando, respeitando, transmitindo conhecimento ancestral”, pontuou Valdivino.
O Peso do Reconhecimento
O processo faz parte dos esforços da UFRB e do MEC para reconhecer e integrar os conhecimentos tradicionais ao ambiente acadêmico.
O título coroa o papel de lideranças, como Valdivino, que atuam diretamente na base, garantindo a sobrevivência das tradições locais.
A indicação projeta a comunidade de São Benedito dos Colocados como um polo de preservação histórica no Maranhão.
A expectativa agora fica por conta do resultado oficial, que promete colocar o nome de Codó em destaque nas políticas nacionais de valorização da identidade e memória quilombola.

