Pular para o conteúdo
segunda-feira, 27 de julho de 2026
Educação

PÁGINAS DE CODÓ (XCVIII) – SEBASTIÃO CARDOSO RODRIGUES

Sebastião Cardoso
Sebastião Cardoso

Filho de Manoel Moura Rodrigues (seu Nezinho) e Maria José Cardoso Rodrigues (dona Losa). Nasceu no dia 11 de dezembro de 1963, em Codó.

Aos 6 anos de idade, seus pais mudaram-se para a sua propriedade “Fazenda Mata Fria” neste município, e lá permaneceram até 1979, onde estudou as primeiras séries do curso primário. Retornando a família para Codó, matriculou-se no Centro Educacional Cenecista Codoense, cursando o antigo ginasial e o ensino médio com habilitação em Contabilidade no ano de 1989.

Seu primeiro emprego deu-se em 1982, no Armazém Paraíba, nos setores de tecidos, confecções e assistência técnica. Deixou o Armazém Paraíba em 1987 para trabalhar na SUCAM, (Campanha de Saúde Pública), hoje FUNASA, no setor de laboratório e no antigo Hospital SESP, hoje HGM (Hospital Geral do Município).

Em 1989, casou-se com Eloísa Almeida, tem três filhos, Alana Priscila, Sarah Camila e George Lucas. Com o seu modo simples, espontâneo e carismático, conseguiu as características de um líder, como estudante, como funcionário por onde passou, inclusive na Igreja Assembleia de Deus. Em razão disso, seus amigos e lideranças diversas o incentivaram a ingressar na política. Candidatou-se em 1992 a uma cadeira no legislativo codoense, sendo eleito pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), para o período 1993-1996, reeleito em 1996 para o quadriênio 1997-2000.

A sua atuação na Câmara tem sido marcada pela apresentação de vários requerimentos, indicações, projetos de leis e emendas diversas, e é uma voz que se impõe na Casa do Povo, com o objetivo da melhoria de vida dos codoenses e o desenvolvimento do município. Durante os seus mandatos na Câmara participou das Comissões: Finanças, Orçamento e Fiscalização, Urbanismo e Infraestrutura, Educação Cultura e Meio Ambiente. Em 2002 foi eleito presidente do Poder Legislativo Codoense para o biênio 2003/2004. Como presidente, tornou aquele Poder independente, porém harmônico com os demais Poderes. Deu maior transparência às ações dos edis à população codoense, através dos meios de comunicação existente em Codó, e ainda, o Informativo “Ação Parlamentar”, distribuído às emissoras de rádio e televisão, entidades e ao povo em geral. É um dos edis mais atuantes da Câmara Municipal de Codó, está no seu 4º mandato, conquistado nas eleições de 2004.

Na condição de Presidente da Câmara Municipal de Codó, assumiu a chefia do Executivo Municipal, em 31 de dezembro de 2004, em virtude da renúncia do Prefeito Ricardo Archer e do vice José Marcolino Júnior. No dia 1º de janeiro de 2005, transmitiu o cargo ao prefeito eleito Biné Figueiredo.

Homem sério, de espírito conciliador e um político que se projeta para patamares mais elevados.

Codó – MA, 24 de novembro de 2014.                                                     Prof. Carlos Gomes.

Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira”.

Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, inédito.

Acélio Trindade

Acélio Trindade

Autor no Blog do Acélio.

Um comentário

  1. Agradeço profundamente ao eminente professor Carlos Gomes, por publicar neste conceituado meio de comunicação, parte de minha biografia, que aliás, foi e é construida nos pilares dos valores morais e éticos ensinados pela minha família e pela inerrante e infalível Palavra de Deus. Agradeço a Deus pela vida e pelos dons preciosos com tem me agraciado, o apoio da minha sólida família e também a população de Codó, minha Terra Mãe, a oportunidade de representá-la no legislativo municipal por 16 anos com seriedade, respeito e ética. Obrigado a todos. Um abraço, Sebastião Cardoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *