Fale com Acélio

Um acidente com quebra de poste, no povoado Centrinho, município de Coroatá, foi a causa da falta de energia na tarde do último domingo, às 16 horas e 08 minutos. O acidente afetou o fornecimento para os bairros: Novo Areal, Invasão, Centro, Areal, Cilene, Vila Tereza, Cohab, Centrinho, Novo Coroatá, Bem Finca, Cajueiro e Moco, todos em Coroatá. O acidente foi provocado pelo condutor de uma caminhonete D-20, cor branca, placa JLB1450, que deixou aproximadamente cinco mil unidades consumidoras sem energia elétrica, ou seja, mais de 13 mil pessoas.

Equipes de plantão da CEMAR foram mobilizadas, isolaram a área do acidente e por transferência de cargas (procedimento no qual os bairros atingidos passaram a ser atendidos por meio de outras redes de distribuição). As equipes permaneceram no local trabalhando na substituição do poste danificado.

Acidentes envolvendo quebra de postes em vias públicas é um fato constante em todo o Brasil. No Maranhão a Companhia Energética do Maranhão – CEMAR tem utilizado palestras e ações educativas para conscientizar os condutores que imprudência no trânsito pode ocasionar quebra de postes, seguido de mortes e lesões muitas das vezes irreversíveis.

Os números de acidentes com essas características no Estado são preocupantes. Em 2012 foram contabilizados pela CEMAR 2.026 acidentes em vias públicas com quebra de postes, uma média de quatro postes por dia. De janeiro até o dia 26 maio de 2013 já foram registrados 719, uma média de cinco postes por dia.

 Para a CEMAR, esse tipo de acidente traz transtornos para quem está no veículo, para as famílias dos ocupantes do veículo e, consequentemente, para a população que fica no desconforto pela falta de energia. Além disso, o dinheiro/recurso utilizado para repor o poste e os componentes danificados, poderia ser utilizado para ampliar as ações de melhoria da qualidade de energia fornecida para as cidades maranhenses. Atualmente os proprietários dos veículos envolvidos, quando identificados, estão sendo responsabilizados pelos custos com o material e mão-de-obra para repor os postes danificados.

Segundo as autoridades de trânsito, esse tipo de acidente normalmente acontece pelos seguintes fatores: excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica. A CEMAR tem intensificado as ações educativas em diversas instituições e comunidades sobre o uso seguro da energia elétrica, onde também alerta sobre os acidentes em vias públicas com quebra de postes.

É muito importante que os condutores de veículos redobrem a atenção, principalmente no período chuvoso. Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a CEMAR instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes – atualmente essas defensas são feitas com manilhas recheadas de areia, cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes).

A CEMAR orienta as pessoas a não se aproximarem de fios e cabos partidos ou caídos e a não tocarem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.

Em caso de ocorrências dessa natureza, a Companhia orienta à população que ligue para o número 116 e informe o local com ponto de referencia. A CEMAR dispõe de equipes de plantão, que trabalham 24 horas.

Assessoria de Imprensa da CEMAR

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias