De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, dos 65.598 eleitores aptos a votarem em Codó dia 2 de outubro, 13,32% não sabem ler, nem escrever.

O número de eleitores com ensino superior completo é baixíssimo. Só 3,97% passaram pelos bancos de uma universidade ou faculdade.

24,36% declararam que  têm apenas o Ensino Fundamental imcompleto, ao mesmo tempo em que apenas 3, 86% disseram que terminaram o fundamental (1º ao 9º ano).

Tem uma turma que é considerada analfabeta funcional, ou seja, consegue ler e escrever, com acentuada dificuldade, embora sem escolaridade maior. Estes são 20,02%.

O termo ‘cego da vista limpa’ é a lembrança de uma frase dita por um lavrador codoense do povoado CAPOEIRA numa reportagem exibida pelo Jornal Nacional, salvo engano, em 2006, mostrando os efeitos do analfabetismo em Codó comparando nosso município com Jaraguá do Sul (reportagem de Marcelo Canelas, da Globo Brasília).

Como não sabia ler, ele e várias gerações de sua família, declarou-se um ‘cego da vista limpa’. Frase marcante e muito inteligente.

DADOS do TSE
DADOS do TSE

3 Responses

  1. Se estão contando com esses 13,32% de eleitores, isto prova que seu Bina, só pensa nele e que não vai ajudar nunca esses eleitores a sair dessa situação de analfabetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES