São 17 Unidades Básicas de Saúde, cinco na zona rural (Km 17, Cajazeiras, Barracão, Alegre e Boa Vista do Procópio) onde o papel de médicos como José Carlos Santos Junior, que encontramos trabalhando no posto da Trizidela, é muito importante. A atenção primária na rede pública é fundamental e ele explicou o motivo.
“Ela é capaz de prevenir ou de iniciar o tratamento de 85% das doenças que, normalmente, a gente convive com elas hipertensão, diabetes, doenças da infância, ginecológicas e da mulher, então nela a gente é capaz de prevenir as complicações naturais das doenças”, disse
NECESSIDADE
A Secretaria Municipal de Saúde informou que atuam hoje no município mais de 50 médicos, sem revelar o número exato, mas confessou – Codó precisa de muito mais.
Um exemplo disso seria o Programa Saúde da Família. O Ministério da Saúde autorizou que Codó coloque nos bairros 30 equipes, mas ele só possui 24 equipes em atividade, justamente por causa da falta deste tipo de profissional.
Por estes e outros motivos Codó se cadastrou no programa MAIS MÉDICOS, segundo o secretário CLáudio Paz, e fez um pedido maior que muitas cidades do interior do Maranhão, 18 médicos estrangeiros.
“Nós solicitamos 18 médicos, na primeira etapa foram 6 e o Ministério tá informando que até março deve estar contemplando todos os municípios com todas as carências de profissionais de atenção básica que foram levantadas pelos próprios municípios”, explicou
O secretário de saúde de Codó, que viaja nesta sexta-feira (1º) para tratar deste assunto em São Luís, já estuda a definição de locais de trabalho para os estrangeiros e está confiante na melhoria dos serviços básicos em algumas comunidades.
Não está certo se os estrangeiros irão para a zona rural, a única coisa já definida é que eles não poderão trabalhar no HGM por força de regra imposta pelo próprio Governo Federal.
‘Eles vão ser distribuídos aqui nas unidades básicas de saúde de Codó. Ainda estamos definindo se ficarão na cidade ou na zona rural, mas eles estão vindo dentro de um planejamento do Ministério da Saúde de fortalecimento da atenção básica, fortalecer o atendimento lá perto da comunidade”, justificou Paz
4 Responses
É somente para Atender á Saúde Basica em Postos e UBS,(Unidades Básicas de Saúde)Assim Determina o Ministério da Saúde,e NÂO em HGM tem que Contratar é Médicos Especialistas,para com o Devido Atedimento que os Codoenses estão tendo Carência de Médicos em Codó,Tipo Nefrologista,Otorrino,Cardiologista,Ortopedista,Neurologista,Pisiquiatra,Pediatras,e Inaugurar a Tão Sonhada UTI do HGM em Codó.Vamos Aguarda Até Quando?
ILUSTRÍSSIMO (coloca lustre nisso) SECRETÁRIO DE SAÚDE DE CODÓ, MÉDICO CLÁUDIO PAZ, POR FAVOR, INFORME NESSE BLOG OS NOMES, AS ESPECIALIDADES E OS ENDEREÇOS DOS CITADOS 50 MÉDICOS. SOMENTE ASSIM POSSO ACREDITAR. APROVEITO PARA PERGUNTAR: QUANDO VÃO INAUGURAR AS DEZ(10)UNIDADES DE UTIs PROMETIDAS? QUANDO VAMOS TER MEDICAMENTOS E O RETORNO AOS POSTOS DE SAÚDE?? BASTA UM POUCO DE TEMPO PARA RESPONDER AS MINHAS INDAGAÇÕES E FICAREI GRATO.
O importante não é só trazer e fazer com que eles permaneçãm,e não manda-los embora por causa de picuinhas,quantos já foram embora?Ninguém sabe porque foram muitos,por falta de competencia do secretário de saúde.
publique