A CARTA – Entenda lendo as palavras do ex-prefeito por que Ricardo Archer pediu pra sair do PMDB

Ricardo Archer
Ricardo Archer

A carta de desfiliação  enviada pelo ex-prefeito, Ricardo Archer, ao diretório estadual do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro – revela o quanto ele está decepcionado com a sigla que defende, ainda que descontinuamente por causa de entradas e saídas, desde 1980.

O blog do Acélio teve acesso ao conteúdo da epístola.

Archer disse que ver, no momento, “uma atmosfera muito desconfortável” situação que o deixa REVOLTADO. Afirma que foi ABANDONADO, DESPRESTIGIADO E DESRESPEITADO até pelas lideranças do partido.

Revela que NUNCA FOI OUVIDO INTERNAMENTE, suas PROPOSTAS NUNCA FORAM CONSIDERADAS e seus interesses sempre foram ‘postergados em nome de terceiros’. São os destaques do trecho tirado da carta que você pode ler abaixo:

E lhe escrevo neste momento, porque enxergo uma atmosfera muito desconfortável dentro do partido, situação que me deixa revoltado, porque, apesar de todos esses anos dedicados a uma luta intensa em prol do seu fortalecimento e engrandecimento, como provam os números aqui no meu município, fui abandonado, desprestigiado e porque não dizer, desrespeitado até pelas nossas lideranças, tendo em vista que ao longo da minha militância política, jamais fui ouvido internamente; minhas propostas nunca foram consideradas; e meus interesses sempre foram postergados em nome de terceiros. Não raro, em nome até de adversários locais que pouco, ou quase nada, contribuíam para o partido e para o grupo político. Ao contrário: até trabalhavam contra, escreveu o ex-prefeito

“NÃO ERA BEM-VINDO”

Archer reconheceu, ‘ainda que tardiamente’ como escreveu, lendo nas entrelinhas do tratamento que recebera do PMDB, que ‘sua presença não era bem-vinda”, fato que ele lamenta na missiva por entender que só fortalecia o partido.

“ E, lamento que tenha sido dessa maneira, porque entendo que num momento como este, onde a sociedade sinaliza muito claramente que quer mudanças sociais, políticas e econômicas profundas e urgentes – e as manifestações populares das ruas não nos deixam mentir -, o partido deveria sim, refletir em cima desses recados e lutar para fortalecer sua unidade interna, prestigiando aqueles que historicamente vêm de fato vestindo sua camisa, como é o nosso caso”, lamenta

Finalizando o ex-prefeito pediu, expressamente, o cancelamento de sua filiação e disse que seguirá seu caminho nunca esquecendo as boas coisas que aprendeu no PMDB.

“Nesse sentido, quero, em nome da minha coerência de cidadão, e da minha justificada insatisfação política, solicitar o  cancelamento da minha filiação partidária, porque, como ensina a sabedoria popular “os incomodados que se mudem”.

             Finalizo lembrando que a partir de agora seguirei outro caminho, mas, asseguro que não esquecerei o que aprendi nesse grande partido político e espero que Vossa Senhoria, na condição de presidente do Diretório Estadual, também não esqueça”, escreveu

BASTIDORES DA DECISÃO

O que está na carta é o mínimo do que rola nos bastidores dessa desfiliação. O blog buscou algumas informações a respeito e descobriu, ouvindo pessoas próximas ao também ex-deputado estadual, que a insatisfação de Ricardo Archer demorou explodir.

O ex-prefeito tem solicitações não atendidas, algumas passam por cargos de seu grupo no governo do Estado, por exemplo. Ele, na época da queda de Jackson Lago, foi um dos que encamparam a batalha judicial, inclusive arregimentando testemunhas codoenses (30 no mínimo, por causa de um vídeo feito em Codó) para fortalecer a denúncia que levou o ex-governador a julgamento.

Rola nos bastidores que uma lista com seus indicados foi para São Luís  e  assessores do primeiro escalão impediram que ela chegasse à governadora. Foi tanta gaveta que nenhum codoense aliado de Archer assumiu qualquer cargo desde  então.

Houve a subida de Ricardinho (seu filho) ao cargo de deputado federal, mas o benefício só durou 4 meses e quando Cléber Verde retornou ao cargo teria emplacado um substituto na vaga estadual que poderia ser de Ricardinho e nada foi feito para consertar a insatisfação do  ex-prefeito.

Ricardo foi pressionado por seus seguidores e acabou  resolvendo chutar o pau da barraca do PMDB depois desses e de outros desencontros que não valem a pena divulgar por aqui.

E AGORA?

Ricardo Pai tá fora do partido. Ricardinho (suplente de deputado federal), como ele mesmo disse numa entrevista em sua emissora de rádio (Eldorado AM) na semana passada, vai ficar no PMDB até o final de setembro deste ano, quando, então, seguirá o pai no seu novo partido (ainda indefinido).

Situação diferente está prevista para seu outro filho, Guilherme Archer, atual vice-prefeito de Codó. Este deverá continuar no Partido do Movimento Democrático Brasileiro até que seu mandato termine.

26 comentários sobre “A CARTA – Entenda lendo as palavras do ex-prefeito por que Ricardo Archer pediu pra sair do PMDB”

  1. Huuuummmm….não entendi esse “e de outros desencontros que não valem a pena divulgar por aqui”…quer dizer que tá rolando uma putaria e você não quer divulgar (tem todo direito, o blog é seu!), mas tô estranhando essa postura. A verdade é que o ficha-suja não foi atendido em seus interesses pessoais, por isso essa zanga toda. E também porque tá armando o bote para as próximas eleições. Só que não conhece é quem compra esse ficha-suja (que disse foi a Justiça Eleitoral).

  2. Marrapá, esse daí nas eleições estaduais sempre fez jogo duplo e somente pintava o mur da sua casa cm o nome da Roseana quando ela vinha a Codó.
    Essa decisão é para tentar pegar uma boquinha com o Flávio Dino, pois não conseguiu emplacar os seus interreses pessoais( filho em uma secretaria nem arranjar um carguinho para ele).
    Também esta saída não faz diferença pois os seus números políticos verdadeiros são os votos dados para sua esposa em 2008.
    Agora quer ganhar pontos com os Votos do Zito……Marrapá.
    A sua ficha do TCE, Justiça e PF em Caxias, não lhe deixa nem ser canditado, nem ocupar cargo

  3. Fico revoltado quando classificam o Ricardo ACHA de ficha suja. . Essa desfiliação é de araque, quer ser chamado. Se não for
    esse caminho, então, está esperando um possível acerto com o Flávio, o
    pretendente a governador. Vá Ricardo,vá Ricardo e leve os teus filhos.

  4. Acélio, a gente sente claramente na acidez e recalque de alguns comentários, como esses feitos pela peãozada aí de cima, que uma parte do eleitor codoense anda na rabichola da cultura, da informação e da falta de auto-estima, porque se alimenta dos excrementos expelidos por gente como os binés e chiquinhos da vida. Mas, como dizem os entendidos, pra quem sabe esperar o tempo é o melhor remédio. Acho que Ricardo, com seu gesto, apenas expõe o que todo mundo já sabe: o PMDB não é um partido sério, é simplesmente uma confraria de poucos. Outra coisa: todo mundo tem o direito de discordar das pessoas ou das coisas. Ora, a gente larga uma companheira ou um companheiro que conviveu durante décadas, muitas vezes deixando filhos, quanto mais um balcão de negócios quanto esse partido, né verdade? entretanto, pra alguns tipos de delinquentes políticos, como esses daí de cima, qualquer gesto mais rebelde de alguém, como o gesto de Ricardo, esconde interesses escusos. São mentes opacas como essas que concorrem para que a gente continue sem educação, sem saúde, sem infreestrutura etc… porque protesta como um leão, mas, vota num chiquinho…. ou seja, anula o voto pela iniquidade…. haja saco…

  5. ele ta certo se não tem quem quer tem quem queira
    se Roseana não faz nada por codo Ricardo tem mesmo que sair e se aliar ao flavio dino que sera o próximo governador do maranhão

  6. Ele tem o direito de ir para o partido que ele achar melhor, pois nos vivemos em um pais livre… E eu apoio o ex prefeito Ricardo Archer.

  7. Verdade, r.santos, protesta como um leão e vota que nem um jumento, igual a ….. Querer negar que ele é ficha-suja (quem disse foi a Justiça Eleitoral), só pode ser coisa de um b…. d…. que se l….. das migalhas que ele deixa cair da mesa. E como você bem disse “todo mundo tem o direito de discordar das pessoas e das coisas” então não entendo tua zanga….ah, sei…chutaram o ….. do ficha-suja e acertaram tua boca!

  8. ESSE R.SANTOS QUERER COMPARAR UM EMPRESÁRIO DE SUCESSO COM UM ….. DINHEIRO PÚBLICO (FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA)SÓ MOSTRA O BAIXÍSSIMO NÍVEL DESSAS CRIATURAS SEBOSAS.

  9. Olha zé matraca, claro que não vou polemizar com uma pessoa que se esconde por trás de um pseudônimo dessa jaez, porque só isso, já mostra a insignificancia de sua estatura. Todavia faça o seguinte: termine seu ensino fundamental; conclua o segundo grau, depois tente uma universidade e finalmente leia um pouco, principalmente sobre política. Se afaste um pouco dessas baixarias que povoam seu dia a dia, lhe tornando uma pessoa tão covarde, inexpressiva e insegura. Quem sabe lá adiante voce seja merecedor de uma resposta à altura.

  10. rapazes podem chorar podem sofre mas vocês que não gostam do Ricardão fiquem sabem ele será o próximo prefeito de codó
    quer meia dúzia de merda como vocês queiram ao não porque quem manda em codó é o povo e vocês infelizes babões não são donos do votos nem de vocês
    vamos la Ricardão volta para botar moral nessa cidade

  11. sr, RICARDO ARCHER,A MELHOR COISA QUE TEM A FZER E DEIXAR LOGO ESSE ZITO ROLIM,QUE NAO LHE DEU UMA SECRETARIA,NEM FALA SEU NOME,E O POVO QUE TRABALHOU COM ELE NAO VAI FICAR UMA PRA AJUDAR VC,ELE NAO DAR SPAÇO PRA NINGUEM,VC RICARDO…TEM SANGUE AZUL,DE POLITICA,NAS VEIAS,SIGA SEU CAMINHO SÓ,E O POVO

  12. Adorei r. santos certos tipos de figurantes não se deve da nem resposta. E é isso mesmo nosso ex- prefeito se não estão lhe dando valor saia e leve todo seu povo junto.

  13. Adorei r. santos certos tipos de figurantes não se deve da nem resposta. E é isso mesmo nosso ex- prefeito se não estão lhe dando valor saia e leve todo seu povo junto.

  14. Adorei r. santos certos tipos de figurantes não se deve da nem resposta. E é isso mesmo nosso ex- prefeito se não estão lhe dando valor saia e leve todo seu povo junto.

  15. Adorei r. santos certos tipos de figurantes não se deve da nem resposta. E é isso mesmo nosso ex- prefeito se não estão lhe dando valor saia e leve todo seu povo junto.

  16. santos não passa de um ASPONE do ficha. Tá revoltadinho porque o “ficha” não conseguiu uma tetinha pra vc mamar no Governo Roseana. Vai trabalhar …., e deixa de ……, viva dignamente, não se contente com migalhas, senão vais passar a vida toda na merda.

  17. se alguém tiver um nome melhor do que Ricardo Archer para prefeito em 2016.
    Fale Agora ou cale-se para sempre.

    falem se tiver quero ver as respostas…

  18. Elizangela, Rosa e Elvira: as três irmãs cajazeiras do O.. Paraguassú de Codó! kkkkkkkkkk. O … é que o povinho não vai entender nada!kkkkkkk

  19. O Ricsardo ta certo, se não presta, pra que ficar, fazer o Q? So encher linguiça pros SARNEYS? Já deixou tarde, agora é so procurar um que lhe dê sustentação e pé na estrada…….

Deixe um comentário