Fale com Acélio

O relógio de uma câmera de segurança residencial da rua Pernambuco, bairro São Francisco, marcava 5h08min, da manhã de 23 de março de 2024.

O vídeo mostra, na sequência, dois homens saindo  de um açougue com uma banda de porco para colocar na mala do carro de um deles, eram o açougueiro Antonio Carlos e o ex-vereador Manoel das Graças de Oliveira Ximenes, de 77 anos.

Sem perceberem, um carro azul desce  em alta velocidade, entra para a contramão e bate contra Manoel das Graças a ponto de deixá-lo suspenso entre o carro desgovernado e o dele (vítima) por alguns instantes, fato só descoberto quando o motorista Emílio Matos, também ex-vereador do município,  dá ré e o vídeo mostra o corpo caindo ao chão já sem vida.

“E o carro pegou ele e eu nessa hora dei um pulo para trás, mas já foi depois da pancada, só não me matou porque Deus não quis mesmo e fiquei caçando ele, aí o carro que foi deixar ele lá. Daqui pra li dá uma distância de uns 10 metros, graças escorou no pé do poste lá. Que eu sai, que o cara dá ré pra trás, eu vou olhar é o Emílio Matos”, disse seu Antonio Carlos à imprensa

O impacto foi tão forte que o carro da vítima foi arrastado metros para a frente, só parando ao ser jogado contra um poste de iluminação que ficou avariado.


A EMBRIAGUEZ

Ninguém que esteve no local tem dúvida, Emílio Matos estava com sintomas de embriaguez ao volante.

“Morto de bêbado, eu não tô aqui pra acusar ninguém, agora a verdade tem que ser dita tava bêbado porque o que aconteceu com seu Ximenes por Deus não aconteceu comigo também e ele queria sair e eu peguei a chave do carro e disse que não, que não podia sair eu só entregava a chave do carro quando a polícia chegasse e aí o rapaz caiu aí, caiu morto já, abriu a boca três vezes. Ele saiu enganchado entre um carro e outro, saiu levando, quando ele deu a ré no carro pra trás foi que o XIMENES caiu no chão”, descreveu a testemunha que escapou da morte

Um policial militar também fez sua constatação.

“Informaram que ele tentou fugir e os populares o contiveram, tomaram a chave dele (…) apresentamos o acusado de fazer lá essa vítima, infelizmente, à delegacia para medidas cabíveis a serem tomadas (…) Assim, nós percebemos o odor etílico, fala embaralhada, dificuldade de fala, confusão mental, tava um pouco ali confuso e  isso são indícios de sinal de embriaguez”, afirmou aos jornalistas presentes em entrevista dentro do pátio da 4ª Delegacia Regional de Codó

Ainda no sábado, 23, Emílio Matos pagou uma fiança de R$ 2.824, equivalente, a dois salários mínimos, e foi solto para responder ao homicídio culposo praticado no trânsito. Ele também teve o sangue coletado para posterior exame de presença de álcool em seu organismo.

MEDIDAS DO CTB, FORAM TOMADAS?

Desde 2017, o Código de Trânsito Brasileiro prevê que quando alguém embriagado provoca uma morte no trânsito a pena pode ser aplicada de 5 a 8 anos, com suspensão ou proibição para dirigir. Isso ao final do processo judicial que é longo e demorado.

No entanto, imediatamente agentes de trânsito, ou alguém com autoridade para tanto (PM quando conveniada com este objetivo)  precisavam aplicar as chamadas medidas administrativas.

Essa infração é considerada gravíssima (que significa menos 7 pontos na CNH)  e, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, resulta em uma multa no valor de R$2.934,70. Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suspensa por um período de 12 meses. O carro também fica retido

Não é possível saber se tais medidas foram aplicadas porque no local não apareceram agentes municipais de trânsito e a PM cuidou apenas da parte criminal (protegendo local do acidente e depois encaminhando o autor à delegacia).
O QUE DISSE A DEFESA DE EMÍLIO

Manoel das Graças de Oliveira Ximenes foi sepultado sob grande comoção na manhã de domingo, 24/03/24, deixando consternação eterna entre amigos e, principalmente, seus familiares.

TRÂNSITO IGNORADO

O trânsito de Codó sempre foi  o maior medo político dos governantes, por isso todos os prefeitos sempre preferiram nunca mexer nele autuando infratores, apreendendo motos, carros, cobrando Carteira Nacional de Habilitação, coibindo má conduta. Na opinião de nossos gestores, isso tira votos.

Desde 2021, até as estatísticas de mortes deixaram de ser produzidas e mostradas à imprensa. Não sabemos quantas famílias agora estão como a de seu Ximenes, nem quantas estão com incapacitados para o trabalho (aleitados, deficientes físicos) por causa da acidentes de trânsito.

Enquanto a mentalidade for a de que é isso que rende votos (o deixar do jeito que o diabo gosta), podem morrer quantos forem, de que família forem, nenhuma autoridade de Codó vai se importar, nenhuma.

14 comentários sobre “A morte de seu Ximenes reabre a discussão – por que a irresponsabilidade no nosso trânsito continua sendo ignorada?”

  1. Lamentavel.
    Sou codoense e estou aqui na cidade há 15 dias.
    A cidade está uma verdadeira esculhambacao.
    Ruas esburacadas, palhoças espalhadas sobre e nas calçadas ao lado do finado riacho água fria, trânsito então nem se fala: condutores de motos deitando e rolando em tida cidade ( condutor sem capacete, carona também sem capacete, motos transportando 4 pessoas dentre elas crianças sobre o tanque, na perna do carona, entre o condutor e carona enfim uma verdadeira desordem, motos em alta velocidade, condutores empinando a moto, motos com descarga modificada para fazer barulho etc etc.

    Enfim, a ESCULHAMBAÇÃO TOMOU CONTA DA CIDADE.
    Posteriormente relatarei mais problemas sérios que assolam nossa querida Codo.
    Este rapaz aí veio mesmo para destruir o município.
    O troco virá, sem dúvida.
    A cidade está cheia de ex detentos, corruptos e criminosos.

    1. Quanto ao teu comentário, é desprezível pelo visível comício baratinado.
      A cidade tá muito melhor do que antes. Tu falas porque a operação tapa-buraco começou. Tu falas porque Zé Francisco já pavimentou mais ruas do que Nagib.
      E a gang maior é a que à duras penas precisa se fazer de anjo. Tem mesmo corruptos e criminosos, e até empresário que já foi condenado pelo STJ e hoje é pré-candidato.

      1. Verdade idiota tão tapando k teu c…. deixaram agravar tanto a situação cão buracos que só raspando tudo e refazendo o asfalto.
        Pelo amor de Deus tá na hora de ainda fazer alguma coisa e deixar de lado a paixão e inveja dos outros.
        Estive aí e realmente a cidade está abandonada.
        I D I O F A
        Cidade lixo.

      2. Senhor ” verdads” até entendo seu empenho em defender este moço, sei que que vc. é remunerado pra este papel muito difícil.
        Que a cidade está acabada não tenho a menor dúvida.
        Que fique bem claro que não sou político e nem tenho nada com qualquer político da minha esculhambada Codo.

    1. O Dr. Ribamar é, sem sobra de dúvidas um profissional competente ele está apenas cumprinddo o seu papel e utilizando a brechas que existem na lei.

  2. O Emílio Matos é um cara ………….. Na foto é nítida sua embriaguez, olhos baixos, etc. O advogado tentando justificar o que não é possível, mas infelizmente, quem fica preso é quem morre, e sempre será assim!

    1. Eu não condeno o Dr. Ribamar, é um advogado competente e está apenas cumprindo o seu papel como profissional.
      A nossa lei existe mas deixa sempre as brechas que contribuem para livrar estes bandidos.
      O acontecido com Ximenes foi pra mim, um caso imperdoável e que a família acompanhe con rigor o andamento do processo deste cidadão prepotente, convencido e altamente irresponsável.

  3. A verdade é, quem não terá outra chance na vida é seu Ximenes. Já o autor do crime bárbaro mesmo cumprindo pena vai voltar um dia e recomeçar sua vida tranquilamente. Os familiares dele andam dizendo que ele não pode ser preso pq têm filhos… E o que morreu era um zé ninguém? Não tem família , e os filhos são o quê? Os irmãos? A sociedade codoense está abalada, comoveu a todos. Seu Ximenes acordando na madrugada para trabalhar, enquanto o outro passou a noite, a madrugada até amanhecer bebendo. E o exame de sangue não vai dá em nada, feito no HGM onde o acusado ocupava um cargo de chefia! Mas não esqueçamos que a justiça de Deus é justa, a dos homens não

    1. O cara narrando como chegou de viagem e encontrou sua cidade Natal e o cara vem.falar do amor dele, (Nagib) kkkkk, rapaz larga o malgib de mão, esse já passou, estamos no presente e indo para o futuro.

    2. Verdade idiota tão tapando k teu c…. deixaram agravar tanto a situação cão buracos que só raspando tudo e refazendo o asfalto.
      Pelo amor de Deus tá na hora de ainda fazer alguma coisa e deixar de lado a paixão e inveja dos outros.
      Estive aí e realmente a cidade está abandonada.
      I D I O F A
      Cidade lixo.

  4. 2 ….: infrator/assassino e o seu respectivo advogado. Espero que pague pelo erro em bons anos na cadeia. Sempre envolto de polêmicasEspero muito que seja condenado. O toxicológico deveria ser divulgado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

JÉSSICA COUTINHO

IMPULSO CRED

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

 

 

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

 

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias