Fale com Acélio

As urnas começaram a enterrar um passado político de glória de políticos dominantes em Codó.

O exemplo maior veio do resultado eleitoral de Biné Figueiredo, outrora o mais forte político do nosso município, capaz de se reeleger e reeleger o filho a deputado estadual, Camilo Figueiredo,  por 5 vezes.

Encará-lo nas urnas era um hercúleo desafio, briga que mesmo os mais abastados financeiramente como o grupo liderado pelo industrial Chiquinho Oliveira precisavam amargar derrotas seguidas até esperar a população desejar  por algo que não  fosse a repetição do mesmo.

O FIM ERA SÓ O COMEÇO

Desde sua derrota no poder, no cargo de prefeito, em 2008, Biné nunca mais conseguiu voltar a ser este homem imbatível.

Chiquinho Oliveira colocou sua astúcia política no jogo e uniu o carisma de Zito, um simples comerciante de voz mansa e de manias  populares (como dançar no Forró do Velho), ao poder Econômico que lhe é peculiar.

Escreveu assim, o início de uma história que mudaria por muitos anos a vida pública de Biné.

Zito foi eleito, largou Chiquinho Oliveira no primeiro ano de gestão (2009) e, no poder, transformou-se naquilo que Biné foi – o sujeito carismático, que abraça forte e sorrindo, que resolve nos momentos mais necessários, que visita no nascimento e na morte, na dor e na alegria, que acode quando o sujeito só consegue ver o abismo.

 Suas falhas como administrador, que não foram poucas, supriu com sua presença universal na solução de problemas individuais.

Empregou mais do que podia asfixiando  o orçamento público, deu mais casas de que qualquer outro prefeito da história na era de ouro do ‘PeTismo’ brasileiro, ficou tão forte que nem mesmo seu criador pôde derruba-lo quando se reelegeu.

Ao final de 8 anos pareceria a chance perfeita para Biné voltar ao poder, afinal com Zito fora do páreo quem o enfrentaria?

Eis que Chiquinho Oliveira ressurge com um novo acordo com Zito e em 2016 o novo Zito e a força econômica de FC elegeram Francisco Nagib com o discurso encantador do ‘NOVO’, argumento que nunca mais Biné poderia experimentar.

EM 2018

Dois anos depois quando todas as fichas seriam em cima de uma derrocada de Zito por estar ligado ao prefeito Francisco Nagib que estaria mal avaliado e, portanto, faria isso refletir na votação de seu padrinho político – a previsão foi para o buraco.

Ao contrário do que muitos previam, Zito alcançou o dobro da votação de seu arquirrival dentro do município (20.647 contra cerca de 9 mil) e, querendo ou não seus adversários, o atual prefeito meteu a cara a tapa, mobilizou a  estrutura que hoje Rolim, fora do poder, jamais teria.

Somou? Sim, e como somou.

Falando ao blogdoacelio sobre o crescimento de seu grupo, o atual prefeito distribuiu o mérito da vitória.

“Essa votação é mérito dos vereadores, é mérito de todos os funcionários da prefeitura que acreditaram nas propostas de Zito e de todos os cidadãos que lutaram pelo Zito, que abraçaram essa causa de eleger o Zito em Codó como nosso deputado estadual. Eu fiquei triste porque esperávamos que todos fossem votar em massa, a mesma quantidade 55 mil eleitores, da eleição passada, fossem votar, se tivessem ido às ruas nós teríamos alcançado o que nós queríamos porque 56% dos votos daria mais de 30 mil votos somente em Codó”

O PODER SOBRE OS OMBROS DE QUEM ESTÁ CANSADO

Certo é que a política de Codó tomou novos rumos e parece insistir em esquecer seu passado. A nova ordem indica que Francisco Nagib poderá se reeleger sem maiores percalços  até porque Biné continuará com as mesmas dificuldades jurídicas daqui há dois anos e as urnas já não lhe são tão amigas.

A força financeira também está, visivelmente, combalida.

Na contramão da sorte de Biné cresce a afeição dos eleitores pelo grupo que tem Nagib como prefeito e agora com a soma de deputados federais (sobretudo de Márcio Jerry que levou de nós 7.980 votos), Senadores (Weverton Rocha saiu daqui com 30.342 votos) e, pior ainda, do governador Flávio Dino (25.833 votos em Codó).

 É inegável que o poder pesa e sobre os ombros de quem já está cansado o peso é sempre dobrado.

“Mais uma vez este grupo nosso mostra que é forte e que está pronto e que tem a aprovação popular das pessoas de bem de Codó, pra realmente, vencer as eleições de Codó. Eu digo que o Zito teve uma votação tão expressiva que o segundo colocado ficou com menos da metade dos votos, ficou com 9 mil votos o segundo colocado e o Zito tirou mais de 20 mil votos, então isso mostra também que o Márcio Jerry, que apesar de não ser deputado de Codó, foi, praticamente, o deputado mais votado nos últimos 10 anos, 7.980 votos, teve mais voto que na cidade natal dele, o Weverton, O flávio Dino isso mostra a renovação, a vontade do povo de votar em candidatos novos, dizendo não à impugnação, ao repúdio, às heranças políticas que existem posso dizer a nível estadual, como também a nível municipal”, ponderou o gestor sobre o assunto.

Na avaliação de Francisco Nagib, os cidadãos deram respostas coletivas a todos os antigos e ex mais influentes de Codó.

“Os três caciques que se juntaram contra o Zito tiveram 9 mil votos, ou seja, o povo está repudiando essa velha política de Codó e o povo tá querendo a política daqui pra frente, pessoas novas que é Zito, que é Nagib, que são esses políticos novos”, afirmou

A NOVA ORDEM

É a ordem natural das coisas, a renovação.

Na Visão de Charles Darwin (o sujeito da Teoria da Evolução)  sobrevive quem melhor se adapta à nova realidade (não é o mais forte como alguns propagam, muito embora este melhor adaptado se torne o mais forte).

Na política, claro, não é diferente. Os eleitores tendem a experimentar e nestes experimentos o antigo se vai e o novo se apresenta, num ciclo vicioso eterno.

Para quem vai ficando pelo caminho a melhor opção é reconhecer a derrota, reconhecer  que é hora de deixar a briga, abrir a consciência e ter a certeza psíquica que seu tempo, simplesmente, passou.

27 comentários sobre “A nova ordem política de Codó encaminha Francisco Nagib para uma reeleição sem Biné Figueiredo”

  1. a nova ordem é o fracasso de zito nas urnas por causa da rejeição eterna do prefeito. ñ fosse isso, zito teriasido eleito e teria entrado em outro partido.
    ou zito se desliga de vez do prefeito agora , ou ficará sem mandato por no minimo mais 6 anos…
    zito de e romper com fc e ser candidato em Codó em 2020. anotem isso. de lider popular p o esquecimento. zito assinou seu fim político ao eleger nagib.
    nagib n tem voto e nunca será.
    sem zito , hj nagib n ganha nem de chiwuinho do saae p prefeito

  2. Não entendo toda essa propaganda. Os números dizem o contrário. Biné tá bem vivo. Só em contarem com o fato dele não poder se candidatar daqui a 02 anos já demonstram a ameaça que acham que ele é. Se não fosse pelos problemas do Biné com a justiça vocês não estariam achando que existe chance daqui a dois anos. Ele tá bem vivo.Parabéns Biné.

  3. Nagib só conseguirá se reeleger com apoio do Zito novamente..sem o Zito esse prefeito não ganha nem pra presidente de sindicato.. E vc Acelio, diga a verdade, seu Biné, msm sem muito dinheiro tem os eleitores fiéis dele..Assim como Zito Rolim, esse sim uma potência de carisma e de votos…..

  4. Quem aposentou o Biné foi a justiça, não as urnas, todos em Codó sabiam que Biné não era candidato e mesmo assim ele tirou quase 15 mil votos e ainda deu quase 4 mil votos a seu candidato a Federal completamente desconhecido, o maior derrotado foi o Zito que mesmo com todo o apoio financeiro e logístico acabou ficando em penúltimo da sua legenda.

  5. Até então a cidade tá sendo arrumada mas o que deveria ser prioridade não tá sendo que ajeita o hgm por enquanto deixa a desejar e muito e o desemprego que é um absurdo meu marido está desempregado pq tem oportunidade

  6. O Nagib pode ter a máquina nas mãos, nem com apoio do Zito ele se reelege, esse riquinho intolerável, PREFEITO DA ELITE, causa do DESEMPREGO EM CODÓ, está aí a prova, o Zito se não fosse essa carga nas costas dele estava eleito hoje, te sai do grupo FC ZITO.

  7. Na analise que faço do texto. Entendo que foram derrotados tanto Bine quanto o Zito e o Nagib. Niquem se elegeu e ponto. Poder se tem e com mandato eletivo. Suplente nunca tera o poder. O grande vencedor foi na verdade dos fatos foi o Dr. Jose Francisco com o apoio de Dr. Mendes e juntos com seu grupo de amigos tiveram sem estrutura financeira e politica 13000 votos em Codo. Estes sim deverao assumir a condicao de candidatos nas eleicoes de 2020 pois sao politicos novos com ideias e boas opcoes contra toda essa politicagem que existe hoje em Codo.

  8. Na analise que faço do texto, entendo que foram derrotados tanto Bine quanto o Zito e o Nagib. Niquem se elegeu e ponto. Poder se tem e com mandato eletivo. Suplente nunca tera o poder. O grande vencedor foi na verdade dos fatos foi o Dr. Jose Francisco com o apoio de Dr. Mendes e juntos com seu grupo de amigos tiveram sem estrutura financeira e politica 13000 votos em Codo. Estes sim deverao assumir a condicao de candidatos nas eleicoes de 2020 pois sao politicos novos com ideias e boas opcoes contra toda essa politicagem que existe hoje em Codo.

  9. Parabéns Acélio, agora os doente dos binesistas não aceitam. problemas de vcs, quem mais emprega em Codó?????? e o seu bina( de merendas(???, só pra não esquecerem FCFCFCFCFCFCF, chupa.

    1. Se fosse por isso o Zito tbm estava de trás das grades, pois também a ficha dele não esta lá essas coisas, e se ainda não foi adiante pq o Chiquinho ainda segura ele. Por isso Zito até hoje esta na baba dele.

  10. Tudo bem que hoje Zito Rolim tem votos, claro tem! Depois de ter colocado horrores na época de funcionários fantasmas, como forma de estratégia que só Deus e ele sabem. Porém analisemos que hoje Zito pode até ser Carismático e ter seus votos.
    Vamos voltar no inicio. Zito se elegeu com ajuda financeira se seu Chiquinho e depois de todo estratégia e ajuda financeira Chiquinho quis que através do Zito seu Filho Nagib se elegesse. Certo no meio disso tudo o que manda é o dinheiro. Tudo bem que muitas pessoas estão cansados do ex prefeito BIne, pois já idealizaram isso. Mas se não fosse ajuda entre aspas, do dinheiro do Chiquinho na campanha como seria a votação de Bine entre os dois, e logo após na eleição seguinte como seria a votação de Nagib sem apoio de Zito, pois Zito praticamente o elegeu, pois quem tem voto é Zito.
    E Bine teve apoio financeiro de quem?
    Gastou completamente nada e teve os seus 20.000 votos como candidato a prefeito. Analisemos então que ele tem votos fiéis mesmo sem dinheiro e muito menos nem precisa tá amedrontando funcionários por causa se voto. Bine pra candidato estadual mostrou novamente que mesmo sem dinheiro continua com um número relevante de votos sem gastar muito dinheiro, e sem nenhum poder na mão, mas apenas com sua carisma mostrou sua força.
    Se ele fosse tão fraco creio que ele não causaria medo para os opositores, se já que ele é fraco, pois eu me pergunto, pq tanta perseguição da parte do Chiquinho contra ele, pq insistir de todas as formas de mostrar para os demais que Bine é isso é aquilo? Fica essa pergunta e muito mais.

    Meu comentário não é que eu seja Bine seria uma idiotice minha, pois nao tenho nada pessoal contra a governo atual. Mas analisei na base da verdade que é o que conta, pois babar candidato não ficou pra mim. Mas quando quando se trata de justiça e analisar de fato a verdade isso sim é justo. Porém cada um tem sua opinião e na minha opinião, mas tbm analisando de fato alguns casos creio que Bine sem dinheiro e sem muito esforços mostra que ainda seus votos, que pra ele é uma grande vantagem. Quando se reconhece a verdade mesmo sendo ruim, para uma pessoa sensata seria reconhecer e parabenizar. Quem sabe né por isso? Mas quando muitos são alienados pela política e falta sensatez o que fazem é só criticar e falar que fulano é isso, fulano é fraco só pq a maioria fala e por não ter opinião própria só concorda, mas para aquele que para para analisar de fato as coisas como acontecem seria bem mais justo e sensato.
    Poderia até escrever um livro sobre o que eu analiso, ou penso, mas talvez nem acabaria mais, pois uma coisa vai puxando outra e política é de certa forma complicada. Mas já que nós que decidimos o futuro do nosso país e do nosso munícipio, é importante parar um pouco, e analisar o assunto

  11. O único perdedor nesse processo é o povo.O FC conseguiu o que queria: …… Sem falar na ….. formada no legislativo.O povo tem que dar a resposta a esses ….. em 2020-e dará.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias