Fale com Acélio

Professor Jacinto Junior - um pensador contemporâneo
Professor Jacinto Junior – um pensador contemporâneo

A incursão histórica nos revela uma nova e singular experiência político-administrativa pautada na consolidação da democracia e da liberdade. Codó experimenta um novo período político, sincronizado com o espirito do desenvolvimento social e a consequente transformação estrutural.

Contudo, ainda carece de aprofundamento em vários segmentos da administração, aprimorando os objetivos estabelecendo um planejamento estratégico vinculado à participação tática-popular.

Uma verdadeira revolução estrutural só ocorrerá quando, efetivamente, o povo estiver presente nas entranhas do poder, conhecendo-o e modelando-o democraticamente.

Nossa cidade vivencia um ciclo inovador e é fundamental reforçar o seu impulso na perspectiva transformadora. O poder político desde o ano de 2009 até 2016 encerra um período de significativas modificações e mudanças fundamentais.

A ruptura com os setores reacionários e conservadores da extrema direita, reestabeleceu uma nova cultura primada no respeito ao cidadão e à valorização das políticas públicas essenciais para as grandes massas populares. É evidente que as ações sociais impressas precisam de maior cuidado e ampliação.

O reflexo da atual gestão se caracteriza pela habilidosa capacidade de movimentação do gestor em relação à questão política. Tal qual sua influência, Zito Rolim consegue ser ao mesmo tempo, um odiado político por seus iminentes adversários e amado pelo povo por sua inserção social populista. Instrumento esse utilizado com inegável destreza por Getúlio Vargas e Peron (na Argentina).

Diante dessa nova realidade que se apresenta o único modo para detê-lo seria através da justiça, tal tática operada pelos seus algozes já está superada. Neste sentido, saiu mais fortalecido e com maior poder de decisão ante o próximo pleito eleitoral que se avizinha.

Zito Rolim instaurou e reinaugura uma filosofia política sofisticada quase indestrutível. Sua relação com o poder baseou-se na aproximação com o povo menos abastados economicamente, alias, sua singularidade inverteu a lógica tradicional do status quo, do príncipe intocável e misterioso, de difícil acesso aos seus súditos.

A eleição vindoura (2016) constitui-se numa perspectiva indeterminada, pois o momento aponta para um caminho obtuso, cheio de incertezas. Ou seja, o governo Zito Rolim permanece como o fiel da balança e não há uma alternativa que se apresente superior a ele. Os principais líderes políticos que se arvoram como possíveis candidatos podem ficar no meio do caminho. O fato determinante desse processo consistiria na ousadia de algum candidato a candidato se apresentar como uma forte alternativa desvinculada do apoio do atual gestor. Tal atitude certamente seria vista com bons olhos pela opinião pública. Porém, falta coragem para tal. Entretanto, há candidato a candidato mofando em dinheiro, e, no entanto, é detestado pelo “povão”; e creio que, não há a menor possibilidade do atual gestor apoiá-lo sem sofrer uma arranhadura que pode provocar sua prematura morte política. É melhor não arriscar.

É inegável a capacidade de articulação do atual gestor e, mais ainda, seu peculiar modo de fazer a política ‘corpo a corpo’ – é visto como um homem comum, desvinculado do atrativo status quo que se manifesta na formula da separação do agente público para com o seu público – tem feito a diferença entre os políticos de antes e os de agora.

As frações políticas que se manifestam e se propõem como futuras alternativas precisam aprender a avaliar o atual momento político para não incorrerem em equívocos primários e ocasionarem suas próprias derrotas. Respeitar a democracia já se pode considerar um ponto altamente positivo. Fortalecer o discurso da dinamicidade e de reestruturação das políticas sociais pode engrenar a perspectiva popular a integrar-se na nova formula que se pretende aplicar fazendo nossa cidade crescer e desenvolver-se ainda mais.

A lógica empreendida pela razão inversa do tradicionalismo político imposta pela gestão atual, modificou sensivelmente o comportamento da sociedade civil, nesse processo nem tudo, foi traduzido fielmente para a redenção do município, pois faltou muito a ser feito, porém, a ponta do iceberg da transformação surgiu como condicionante da impossibilidade da regressão, do atraso tacanho e vergonhoso que vivera nossa municipalidade sob a égide de governantes ditatoriais e fascistas que mancharam e desonraram nossa fragilizada história.

Os dois mandatos de Zito Rolim (2009-2016) contribuíram significativamente para desvencilhar e desmantelar (dissipar) alguns mitos construídos por elementos nefastos açodados no enlace do poder.

A transição democrática precisa ser consolidada. E sua consolidação não pode ser transmitida para as mãos daqueles que, no passado recente simbolizavam o que de pior havia, o que de retrocesso e autoritarismo insano manifestava sua total ira contra o verdadeiro senhorio do poder: o povo.

O momento atual exige um conceito moderno de desenvolvimento, de democracia participativa e, sobremodo, o fortalecimento da liberdade e, isso, só é possível mediante o poder popular em pleno exercício de sua soberana cidadania forjada na perspectiva histórica de uma cidade mais bela e menos atrofiada. Assim, a cidade deixará de ser agredida pelos conservadores e oportunistas, pelos xiitas da extrema direita que querem forjar uma candidatura mentirosa como se fosse a ideal e perfeita para abraçar e transformar nossos sonhos.

Queremos uma cidade mais democrática e mais justa! Queremos um novo governo que seja sensível e proponha fazer uma revolução social ainda mais profunda que se possa imaginar. Codó precisa dessa nova macrovisão política e restituir seu lugar de destaque no Estado.

Temos plena convicção de que a transição democrática não será abalada em sua base, pois o povo estará preparado para retaliar quaisquer iniciativas que contrariem suas aspirações e sonhos impostergáveis.

Por Jacinto Junior

10 comentários sobre “A transição democrática”

  1. Você, professor, necessita repensar o conceito de atraso.Uma cidade que depois de 7 anos de administração é reprovada no IDEB, tem o pior trânsito do interior,faltam remédios nos postos, tem um hospital sucateado e muitos ex-secretários tem que devolver dinheiro é um atraso total.Se tu acha que o valor da administração está nessa política assistencialista do Zito, proponha que ele se candidate a padre.

  2. RESPEITO O SEU COMENTÁRIO , AFINAL NEM JESUS CRISTO AGRADOU A TDS , MAS PARTICULAMENTE ACREDITO EM UMA CODÓ PROGRESSISTA COM MAIS SAÚDE , EDUCAÇÃO , EMPREGOS , SEGURANÇA E UMA CODÓ MAIS FELIZ COM O NAGIB NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL A PARTIR DE JANEIRO DE 2017 !

  3. Professor: É muito fácil ocupar um cargo de Secretário como você ocupou e depois vir falar de modernidade e outras bobagens. Porque você não fala do que existe na Secretaia de Educação em que Professores que viviam comandando passeatas hoje recebem sem precisar trabalhar, Porque não falar no contabilidade que faz os serviços das escolas e cobra caro em dinheiro e material? Você sabe do que estou falando. É muito fácil falar de honestidade. O difícil é praticar. . Saudações

  4. O IDEB de Codó não é o pior a Saúde é Culpa do Prefeito como você e outros falam, é porque não Lê só ouve comentários bobos e asneiras; Coroatá recebe quase o dobro de Codó, Caxias é privilegiada com os atuais Governos, as Principais coisas tem sido feitas com muito esforço e trabalho. Quem faz denuncia vazia com mentiras, tentando difamar sofre as consequências da Lei. O atual Prefeito tem o maior índice de aprovação dos 30 anos; com trabalho e honestidade. Deus é Maior.

  5. Então, Sec. de Educação fez 02 seletivos, 02 concursos e nenhum houve denuncias de fraudes, 100% de credibilidade e segurança, fez e implantou O PCCS dos Professores e Servidores, Brasil Alfabetizado, Escolas com Qualidade, Salários em dia, Cidade Limpa; Mas existem professores incompetentes, que não sabem o que vão falar, e acabam falando água; A SEMED- CODÓ-MA; é organizada. Existem problemas? sim existem, mas nada que as pessoas que lá trabalham não procure uma maneira de resolver; Leia, estude e não fale o que não sabe! E os Professores não vão dá de graça o que custou muito para se conquistar; é só esperar para ver. Nos não temos dinheiro, mas temos ideias, coragem e competência para encarar e resolver as dificuldades que virão. Deus é Maior!

  6. Para quem não sabe e aprenda, o Prefeito Municipal é pago com o dinheiro dos impostos que pagamos e que parte é repassado para a Prefeitura. Ele não está fazendo favor pra população.E sua obrigação. Agora falar que a educação de Codó é uma maravilha é preciso ser muito cara de pau. Basta sair da cidade e verificar o que está acontecendo.Agora que existe um alto grau de na Educação isto é público e notório. Breve vamos dar nome aos bois.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias