O Sindicato dos Empregados no Comércio de Codó firmou com a Associação Comercial de Codó e com a Câmara de Dirigentes Logistas – CDL – um acordo coletivo de trabalho que traz duas novidades à rotina do comércio local, uma abertura em pleno feriado municipal e um fechamento num sábado normal.
ENTENDA
Comerciários (vendedores) e empregadores se encontraram, neste ano, num momento inusitado de nosso calendário. Dia 10 de agosto é o tradicional feriado municipal por causa das padroeiras da cidade Santa Rita e Santa Filomena, que cairá num sábado véspera do domingo DIA DOS PAIS.
A classe empresarial, para não ficar no prejuízo na data que nem é lá essas coisas, chamou o sindicato dos vendedores para um acordo. Em resumo, todos vão trabalhar no feriado dia 10 e folgar no sábado seguinte ( dia 17 de agosto). Veja o que dizem as cláusulas:
“Fica estabelecido que no 10 de agosto de 2013, feriado municipal das padroeiras da cidade, em função deste ano cair no sábado, véspera do Dia dos Pais, o comércio de Codó funcionará das 8h às 13h”
“Em compensação ao feriado trabalhado as empresas comerciais não abrirão no sábado seguinte, dia 17 de agosto de 2013”.
A MULTA
Para evitar desrespeito à tais regras, estabeleceu-se uma penalidade a favor do empregado. Aquele patrão que colocar seu colaborador para trabalhar dia 17 de agosto vai pagar o salário dele acrescido de 50%.
“Fica estabelecido que a empresa que não cumprir as cláusulas estabelecidas no presente Acordo Coletivo de Trabalho será aplicado penalidade de multa de 50% do salário normativo da categoria profissional a favor da parte prejudicada”, diz a cláusula penal do acordo coletivo
5 Respostas
ACÉLIO, DIZER QUE O DIA 10,DATA DAS COMEMORAÇÕES EM LOUVOR ÀS PADROEIRAS
DE CODÓ —NÃO É LÁ ESSAS COISAS—É UMA GRANDE FALTA DE RESPEITO ÀS
SANTAS RITA E FILOMENA. TAMBÉM, UMA FALTA DE RESPEITO À POPULAÇÃO CATÓ-
LICA, ACOSTUMADA A OBSERVAR OS FERIADOS SANTOS. E TEM MAIS, NEM O CLUBE
DE DIRIGENTES LOJISTAS E NEM A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, TÊM AUTORIDADES
PARA MODIFICAR UM FERIADO MUNICIPAL. COM A PALAVRA O PREFEITO, SE VAI
ATENDER OS MERCADORES OU OS RELIGIOSOS. EM CODÓ, POR GRANDES INTERESSES
ESTAMOS CADA VEZ MAIS PERDENDO AS NOSSAS TRADIÇÕES. FALA PREFEITO, ES-
TÃO TIRANDO A TUA AÇÃO DE GOVERNAR.
mais quem ta mudando o feriado? ele vai continuar no dia 10 de agosto.
agora eu quero ver o sindicato fecha os varejões, sonia variedades, mundo do real, esses sempre abrem, quero só ver
AO “”EU HEN””, SABE PORQUE ABREM?? PORQUE CODÓ VIROU UMA BAGUNÇA, TERRA
SEM OBDIÊNCIA ÀS LEIS. AS PRAÇAS PÚBLICAS VIRARAM BARES, OS FERIADOS NÃO
SÃO RESPEITADOS. O QUE PODEREMOS FAZER?? ESPERAR E TENTAR ELEGER PESSOAS
COM CAPACIDADE DE LIDERANÇA E IMPOR RESPEITO COM O SEU CARISMA. MAS QUEM
É ESSE SALVADOR?? DEUS VAI NOS DAR A LUZ PARA A ESCOLHA. AGUARDEMOS.
olha eu sou empregado e acho justo abri pois, caiu em proximo a uma data festiva não podemos folga é preciso trabalha mais no proximo sabado vai ter uma folgo, falando nisso é pais pra ter feriado
ei acelio por gentileza vc pode me responder a luz da lei se isto que o sindicato do comercio de codó esta fazendo com a gente é legal pois sou empregado no comercio de codó e não vejo por este ângulo pois não sou contra trabalhar no fériado no entanto é direito nosso receber 100% a titulo de horas extras em cada fériado no entato o sindicato alienado só fala em folga como forma de abrandar a situaçao.