ALAGAMENTO: Moradores querem limpeza do Água Fria na parte do Codó Novo

O Água Fria é o maior riacho urbano de Codó, nasce na periferia do Codó Novo  e divide a cidade ao meio.

NA DÉCADA DE 1990, uma canalização foi feita pela prefeitura em mais ou menos 1 quilômetro de sua extensão, na parte mais central,  na Av. Maranhão, mas  ele é muito mais que isso.

BRIGA HOMEM vs RIACHO

Por todo o resto de seu leito o ÁGUA Fria está entregue à ação daqueles que tentam dominá-lo para morar ás suas margens. Uma luta de décadas onde os dois lados têm só perdido até agora.

Há falta de limpeza por parte da prefeitura , como nos trechos dentro do Codó Novo onde o mato entupiu completamente o leito, mas também há muito daquilo que seus vizinhos fazem – muros estreitando o córrego tem pra todo lado e seu Francisco das Chagas Silva, que tem a casa alagada todo ano, reclamou.

“Diminuíram o canal, num sabe…OU SEJA, TÁ TUDO FECHANDO? É, fechando”, respondeu o mecânico.

Não são apenas muros, existem  até casas construídas sobre o leito deixando apenas uma passagem por baixo bem apertada, por isso ele recebe todo o lixo possível.

Flagramos fogão velho e muito material plástico (garrafas, copos, cadeiras). Quando a chuva chega ele transborda rapidamente e nesta hora são as pessoas que perdem muita coisa.

Janaina dos Santos Sousa disse que desde que começou a morar próximo ao riacho já teve a casa alagada mais de 30 vezes, ficou complicado adquirir novos móveis para a casa.

 “ Já entrou água na minha casa acho que bem umas 30 vezes, toda vez que chove entra, aqui a gente não pode comprar móvel….SE COMPRAR MÓVEL O QUE ACONTECE? Entra água, tem que jogar fora quando molha”, respondeu a dona de casa

O pedido dos moradores é por uma limpeza urgente  em toda a extensão do riacho .

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural, responsável, disse que já limpou o riacho no trecho que segue para o Nova Jerusalém e  prometeu iniciar a desobstrução da parte do Codó Novo esta semana

 “Fizesse uma limpeza mais o buraco, o leito, acho que melhorava mais…A SENHORA TÁ PREOCUPADA? Tô preocupada com a água dentro de casa, qualquer chuvinha já entra água dentro de casa”, respondeu a dona de casa Janaina dos Santos Sousa

2 comentários sobre “ALAGAMENTO: Moradores querem limpeza do Água Fria na parte do Codó Novo”

Deixe um comentário