ASSISTA: Cavalgada de São Raimundo leva dezenas de participantes às ruas de Codó

A Cavalgada de São Raimundo Nonato reuniu hoje pela manhã dezenas de participantes. Yasmim Rodrigues participou por motivos religiosos.

 “Eu participo porque sou devota do santo também, né, os vaqueiros, aí eu sempre fui criada assim em fazenda….PARA AS MULHERES SÃO RAIMUNDO TAMBÉM É UM SANTO IMPORTANTE? Com certeza,  principalmente para quem gosta de cavalos porque ele é o santo dos vaqueiros, né”, explicou a jovem montada sobre um cavalo.

 Além de ser a cavalgada que mais reúne participante, esta também é, sem dúvida, a de maior percurso. Durante mais de duas horas eles percorrem ruas e avenidas indo de um extremo ao outro da cidade de Codó.

A tradição é mantida com a imagem de São Raimundo  à frente da cavalgada e isso tem todo um simbolismo para quem participa há vários anos como Sebastião da Silva Pereira que costuma até aboiar nestas cavalgadas.


 “É um santo protetor, São Raimundo Nonato, pra mim é quem nos guia na cavalgada e no esporte da vaquejada em geral, na pega do boi do mato que eu8 dou valor e São Raimundo Nonato tá na guia dos vaqueiros”, disse

Já são 8 anos desta cavalgada e pelos motivos que nunca  deixam de existir ao final de cada uma, todos já renovam o compromisso de estar ano que vem, novamente, celebrando São Raimundo pelas ruas de Codó.

 “A gente sabe que os vaqueiros vivem uma vida perigosa, correndo atrás dos animais no mato, então em homenagem a São Raimundo se faz esta cavalgada e também bênçãos através de São Raimundo para proteger a vida, defender a vida, principalmente os vaqueiros, seus animais (…) São Raimundo também é o padroeiro das mulheres grávidas, gestantes”, explicou Padre José que esteve à frente da cavalgada mais uma vez.

Um comentário sobre “ASSISTA: Cavalgada de São Raimundo leva dezenas de participantes às ruas de Codó”

Deixe uma resposta