Fale com Acélio

80 mulheres de Codó, Parnarama e Caxias estão participando da primeira edição, que dura 11 meses, do projeto QUINTAIS DAS MARGARIDAS, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, na região Leste do Maranhão coordenado pela ASSOLIB – Associação Solidariedade Libertadora.

Eduardo Moreira, da Assolib, nos explicou os objetivos do projeto e sobre que atividade produtivas são proporcionadas  para que gerem renda para suas famílias.

“Visa empoderamento feminino, superação das mulheres , direito de ir e vir e valorização. Nós trabalhamos com dois segmentos que são o plantio e a criação de pequeno corte, no caso são as galinhas, e as hortas medicinais, horta de uso doméstico coisas do cotidiano e da nossa cultura o cuxá, a abóbora, o pepino”, disse

CICLO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

As participantes também são treinadas para gerir o próprio negócio, além de participarem de intercâmbios para trocarem experiências exitosas entre municípios.

“Depois do cadastramento a gente faz avaliação com as mulheres, a gente oferece por etapas são duas capacitações.  Uma capacitação de gestão onde a mulher vai aprender como saber o que ela tem de lucro no mês, o que é salário, o que lucro e o que investimento e temos a segunda capacitação que é de segurança e soberania alimentar onde ela vai saber o valor nutricional de cada alimento, temos também os intercâmbios de experiência’, afirmou Eduardo

HOMENAGEM

Nesta sexta-feira, 14, o QUINTAIS DAS MARGARIDAS prestará uma homenagem às mulheres que já estão engajadas e obtendo retorno com o projeto que deu certo nas três cidades sob o acompanhamento sério da ASSOLIB.

“Cada mulher do projeto elas vão levar o que produzem em seus quintais que, não necessariamente são a horta e as criações mas tem mulheres que têm polpa, outra têm artesanato e elas vão levar o que elas produzem, bolo também, e vão expor e vai ter uma fala, é o dia delas, cada uma vai fazer uma fala, um momento que é pra elas”, explicou Eduardo lembrando que o evento será na sede da associação, na Av. Maranhão, centro de Codó, a partir das 7h da manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

PUBLICIDADES