Fale com Acélio

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Bacabal, ingressou, nesta segunda-feira, 4, com uma Ação Civil Pública contra o Município de Bacabal; o prefeito, Edvan Brandão de Farias; o secretário municipal de Saúde, James Soares dos Santos; e a coordenadora do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), Magda Farias Lopes Carvalho.

Na Ação, a Promotoria requer que a Justiça determine, em medida liminar, prazo de 48 horas para que a Prefeitura disponibilize dois veículos, com capacidade de pelo menos 40 pessoas cada e dotados dos itens de segurança necessários, para o transporte diário dos pacientes que realizam tratamento fora do domicílio. Como medida alternativa, que o Município seja obrigado a pagar, a cada paciente prejudicado e que comprove o agendamento de consulta, R$ 400 para a aquisição de passagem, alimentação e pernoite.

De acordo com a promotora de justiça Klycia Luiza Castro de Menezes, a Secretaria Municipal de Saúde deixou de disponibilizar o ônibus que fazia o transporte dos pacientes do TFD, substituindo-o por uma van com capacidade para apenas 18 pessoas. Com isso, muitos pacientes têm sido prejudicados, pois precisam chegar muito cedo para garantir a passagem e, mesmo assim, por vezes perdem suas consultas ou tratamentos por falta de vagas no transporte.

Desde fevereiro deste ano, várias pessoas procuraram a Promotoria para denunciar a situação. Em vários casos os pacientes tiveram que arcar com os custos do transporte para seus tratamentos. Em outros, as consultas foram perdidas. Na Ação, a promotora de justiça observa que “a não disponibilização do veículo adequado, atualmente, prejudica a promoção e restauração da saúde de aproximadamente 23 pacientes, entre adultos, crianças e idosos, que deixam de realizar suas consultas, exames, sessões de quimioterapia e radioterapia na cidade de São Luís, por decisão arbitrária do Município”.

Redação: CCOM-MPMA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

JÉSSICA COUTINHO

IMPULSO CRED

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

 

 

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

 

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias