Banco do Nordeste lança Plano de Ação Territorial para avicultura em Codó e região

Na última sexta-feira (28) foi realizado no auditório da Associação Comercial de Codó o lançamento do Plano de Ação Territorial do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), objetivando o desenvolvimento da avicultura na região dos cocais. Na oportunidade estavam presentes empresários, representantes do Governo do Maranhão, do Banco do Nordeste, avicultores e os prefeitos de cidades da região, como Codó, Timbiras, Coroatá e de Caxias.

O Plano de Ação Territorial da Avicultura da região dos Cocais é um evento para reforçar o posicionamento do BNB em trabalhar com entidades locais em prol do fortalecimento das atividades produtivas da região, apresentando as estratégias para a progressão da avicultura nos municípios.  “Plano de Desenvolvimento da Avicultura nestes quatro municípios que começará atendendo 135 lavradores, fornecendo dinheiro e acompanhamento técnico. A ideia é aumentar a produção em pelo menos 15% até 2021 neste território dos Cocais com o apoio do Banco do Nordeste, criador do Programa”, explicou Ailton Fortes, Superintendente do BNB.

Esse plano é bem vindo e irá fortalecer os nossos criadores e produtores no setor da avicultura, que está em uma crescente em nosso município. O atual governo já compra muito os frangos produtores locais para a merenda escolar, com mais de dez toneladas anuais, e com o projeto, que irá fomentar a produção e dar as condições financeiras aos produtores, podemos aumentar mais a compra e fazer com que a renda circule mais nos povoados da nossa região”. Declarou o secretário de agricultura de Codó, Araujo Neto.

Com essa oportunidade enorme proporcionada pelo Plano de Ação Territorial, o BNB e os municípios poderão fomentar a produção de avicultura e fortalecer essa região como um grande pólo produtor. Haja vista que em Vargem grande temos uma fábrica de ração e em Coroatá será inaugurado em grande abatedouro. As cidades vizinhas podem também ser grandes produtoras, dessa forma poderemos alavancar a produtividade no setor e a economia em toda nossa região”, finalizou o prefeito de Codó, Francisco Nagib.

Ascom – PMC

2 comentários sobre “Banco do Nordeste lança Plano de Ação Territorial para avicultura em Codó e região”

  1. Que bom.! Até que enfim o BNB de Codó resolveu diversificar o foco de investimentos da agricultura familiar aqui no município. Sempre critiquei o pelo fato do banco sempre destinar quase 100% dos financiamentos agrícolas ao setor de bovinocultura e assim deixando de fora quase 100% dos agricultores fora pelo fato destes não serem donos de terra (propriedade rurais). Ou seja, quase sempre os beneficiários são latifundiários o que perpertuando um longo histórico de desigualdades na zona rural codoense.

Deixe um comentário