Fale com Acélio

Em apenas dois dias, a 2ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) do Território dos Cocais recebeu a visita de aproximadamente 4.500 pessoas, especialmente de caravanas de agricultores e estudantes de municípios da região dos Cocais. O evento promovido pelo Governo do Estado foi sediado em Caxias iniciado na quarta-feira (12).

Centenas de agricultores familiares participaram de cursos, minicursos, palestras e oficinas ministradas por instituições parceiras do Governo do Estado na realização da Agritec, como a Embrapa, Sebrae, MAPA, IFMA, Agerp, Aged, Setres e movimentos sociais como o Movimento Sem Terras e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão (Fetaema).

Os movimentos sociais que têm uma grande participação no Governo Flávio Dino, fazendo parte dos diálogos para desenvolver a agricultura familiar do Maranhão, também estão expondo produtos artesanais e alimentos. Dentre os expositores estão o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema) e Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).

As associações também estão presentes na Agritec comercializando e divulgando seus trabalhos, como a Fazenda Esperança e Coletivo de Mulheres, a Cooperativa de Serviços Técnicos (Coosert) e o Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Coodeter) de Caxias.

Ao todo, produtos de 12 municípios da Região dos Cocais estão sendo comercializados na Feira de Agrotecnologia. Os municípios presentes são São João do Sóter, Caxias, Brejo, Santana do Maranhão, Água Doce, São Bernardo, Codó, Coroatá, São Domingos, Timom, Matões e São Bento. Entre os produtos comercializados estão artesanato, verduras, legumes, hortaliças, frutas e doces.

Baixote exibe produtos biofortificados
Baixote exibe produtos biofortificados

O município de Codó trouxe para a Agritec dos Cocais os alimentos biofortificados produzidos pelo agricultor familiar Onias Vieira, conhecido como Baixote, que desenvolve há três anos o projeto de biofortificação de alimentos, sendo uma referência no Maranhão como produtor das cultivares com valores nutricionais elevados.

Os alimentos biofortificados contêm altos teores de nutrientes nas suas raízes, como ferro, zinco e vitamina A. São justamente esses nutrientes que a população maranhense mais carece. Para o agricultor Baixote, a Agritec é um momento importante para ele demonstrar a importância de cultivar e de incentivar outros agricultores a produzir.

“Há três anos trabalho com biofortificados e comercializo via Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para as escolas municipais de Codó, hospitais e creches que necessitam de uma alimentação mais forte. Fico muito feliz em estar aqui para expor esse alimento que tem não só valor nutritivo, mas de renda”, contou o agricultor.

De acordo com Marcos Jacob, responsável pela transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Norte, o Maranhão é o berço da biofortificação em termos de transferência de tecnologia.

“Foi dado um passo importante no Maranhão com os produtores e estamos num plano de expansão nos municípios de Alto alegre, Codó, Caxias, Peritoró, Coroatá e outros. A ideia é expandir para aqueles que tenham interesse em produzir estes alimentos. A gente não leva só as tecnologias, levamos atrelado a elas todas as boas práticas de produção”, informou.

Jacob exemplificou que o feijão normal consumido todos os dias na mesa dos maranhenses é rico em ferro e zinco e que se o alimento for melhorado nutricionalmente ajudará a combater a desnutrição de pessoas mais pobres no estado e elevar a segurança alimentar.

Segundo dados da pesquisa Suplemento de Segurança Alimentar, do Pnad – 2013, o Maranhão ocupa o primeiro lugar no ranking da insegurança alimentar registrando 23,7%, um número preocupante colocando o estado em uma das situações mais críticas do país.

Para Jacob, a Embrapa é responsável por gerar tecnologia para o homem do campo, mas sozinha não consegue alcançar o maior número de agricultores. A parceria entre o Governo do Estado e a Embrapa vai levar a biofortificação de alimentos a centenas de agricultores que precisam desse conhecimento.

“Essa parceria é fundamental para gerar tecnologia e o Governo do Maranhão por meio da SAF vai desenvolver os alimentos biofortificados como uma política pública, que irá melhorar a produção, renda do produtor e dar a ele segurança alimentar”, explicou o secretário da SAF, Adelmo Sores.

Produtor Lúcia Carvalho faz demonstração à estudantes
Produtor Lúcia Carvalho faz demonstração à estudantes

A agricultora familiar de Alto Alegre do Maranhão, Lucia Carvalho, contou a experiência que está tendo com a produção de batata doce biofortificada. A agricultora levou para comercializar na Agritec produtos que ela mesma produz em sua propriedade no município, como doces de batata doce com amendoim, com castanha do Pará e caju.

“Comecei a produzir batata doce biofortificada em minha área e é um grande alimento de valor nutricional elevado. As pessoas têm um certo preconceito com essa tecnologia por achar que é um produto transgênico, mas não é. A Agritec está dando oportunidade para que nós, pequenos produtores exponhamos nossos produtos e de tornar esse alimento mais produzido no Maranhão,” enfatizou Lucia Carvalho.

Sobre a biofortificação

A biofortificação consiste em um processo de cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivares mais nutritivos. O processo também é conhecido como melhoramento genético convencional. Nesse processo, a planta é cruzada com outra da mesma espécie, sendo necessária a realização de repetidos cruzamentos até atingir o cultivar melhorado.

O melhoramento genético convencional não deve ser confundido o processo de transgenia, uma vez que não ocorre a incorporação de genes de outro organismo ao genoma da planta. Somente na transgenia ou engenharia genética é que ocorre a incorporação de genes.

Por Samara Andrade / Secom

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias