Fale com Acélio

Por Rapahel Fernandes

Na última segunda-feira, dia 18, foi realizada a primeira sessão da Câmara dos Vereadores do município de Codó – MA. Quebrando o protocolo, o presidente da casa legislativa, Vereador Chiquinho do Saae, passou a palavra ao vereador Pastor Max, que abriu a Sessão lendo e explanando sobre os versículos 14 a 19, do capitulo 14, livro de Lucas, o que ajudou a levar paz e serenidade ao plenário. Aproveitando o ensejo, o também novato, Vereador Francinaldo, proferiu primeiras palavras utilizando-se de passagens bíblicas.

Após a leitura do expediente pelo Primeiro Secretário das Mesa Diretora, Vereador Pedro Belo, o parlamentar Carrin Construções (PSDB) agradeceu aos presentes e reivindicou bomba d’água para a localidade Campo dos Almeida e escolas para região da Trizidela. Sentindo-se bem a vontade no púlpito da câmara, Carrin Criticou a crise na saúde e problemas no critério de sorteio do novo residencial da cidade, cobrando maior rigor da Caixa Econômica Federal. O novo Edil parabenizou a boa organização do carnaval 2013 em Codó e atribuiu a ocorrência policial do dia da prévia a pessoas mal intencionadas.

Também estreando no parlamento, Chaguinha da Câmara respondeu as críticas que sofreu durante o período eleitoral e as especulações sobre sua fidelidade partidária, dizendo jamais vender seus ideais. “Posso ser situação ou oposição na hora de defender os interesses da população de Codó. Eu “ouvo” muito todas as pessoas, mas digo que acho muito difícil sair ou abandonar o grupo que me ajudou. Eu converso com qualquer grupo, colocando os interesses do povo de Codó em primeiro lugar. Então me deixem trabalhar”, exclamou o vereador. Chaguinha disse que trabalhará em projetos que beneficiem a juventude, saudou os profissionais da educação presentes e se colocou a disposição da população, arrancando fortes aplausos da galeria. O edil ainda enalteceu os foliões dos blocos do Bairro São Francisco, como Multifolia e Ressaca co Enxaqueca.

Experiente, eloqüente e irônico como sempre, o vereador Dominguinhos Reis iniciou seu discurso brincando com o susto que levou no último pleito, quando imaginou não conseguir voltar a casa legislativa de Codó. “Agradeço a população do centro, periferia e zona rural, mas foi o Km 17 o meu salvador da pátria. Cheguei em casa, mamãe chorando, irmãos chorando, amigos chorando(…) ai meu Deus(…). Perdi 150% de meu eleitorado, mas me recuperei quando abriram as urnas do Km 17”, desabafou Dominguinhos. O veterano parlamentar atribuiu o relativo fracasso nas urnas a sua oposição feroz, ferrenha e radical, e ainda fez um Mea Culpa assumido a falta de projetos.

Expedito Carneiro não se pronunciou. Mas Gracinaldo, grande surpresa das últimas eleições, e parceiro de coligação de Dominguinhos Reis, enalteceu o domínio das palavras e experiência do veterano parlamentar. O Vereador Gracinaldo elogiou a paz e organização do carnaval 2013 e ainda parabenizou o prefeito Zito Rolim pela atenção e apoio ao público que tradicionalmente não curte a folia momesca, como católicos tradicionalistas, carismáticos e evangélicos. “Além de realizar um carnaval com paz e segurança, o prefeito Zito contribuiu com eventos e retiros de congregações religiosas do município”, disse. O edil ainda chamou a atenção para o movimento de emancipação do distrito de Cajazeira, localizada a 82 km da sede municipal.

Líder do Governo na Câmara, o vereador Leonel Filho lembrou sobre as audiências públicas da LDO, realizadas no mesmo instante da primeira sessão da câmara, teceu elogios ao novo secretário de esportes e ao calendário oficial de desporto do município. Falou sobre a participação do prefeito Zito Rolim e do vice Guilherme Archer no recente encontro nacional de novos prefeitos com a presidente Dilma Rousseff, realizado no último dia 28 em Brasília. O parlamentar lembrou que o governo continua trabalhando, concluindo o asfaltamento do bairro Codó Novo, as pontes de acesso a região da Sentada, a Praça PEC no Vereda e a reforma total do HGM. Sobre o conflito entre o médico, Dr. Dualibe, e o secretário Municipal de Saúde, o edil revelou não haver mais clima para que o ortopedista continuasse no HGM, mas que Dualibe continuaria suas atividades na UPA. “O momento não é para revanchismo político, guerras ou contendas. O momento é de PAZ para ajudar a população de Codó. Temos a oportunidade de um novo momento, uma nova legislatura de respeito em nossa cidade”, preconizou Leonel.

Agraciada pelos colegas de parlamento, como única presença feminina entre os edis, a vereadora Maria Paz agradeceu as boas vindas e pediu sabedoria e respeito recíproco entre os veteranos e novatos pelos próximos quatro anos. Lembrou o quanto o carnaval movimenta a economia local e produz renda extra a população, parabenizando o prefeito Zito Rolim e o Secretário de Cultura e Igualdade Racial, Augusto Serra pela grande festa de 2013.

Quanto a chamada “Crise na Saúde” a vereadora não aprovou a solidariedade de Leonel Filho para com o médico Francisco Duailibe e saiu em defesa do Secretário de Saúde, Cláudio Paz. “Quero pedir respeito à individualidade das ideias aqui na Câmara entre os colegas vereadores… Não poderia ficar calada sobre o assunto que está em destaque no momento sobre a saúde. Quero dizer que vi a entrevista do Dr. Duailibe na rádio hoje de manhã e ele disse que a saúde do HGM foi premiada durante sua gestão enquanto diretor, portanto quero lembrá-lo que esses prêmios só vieram porque no HGM tinha o Dr. Cláudio como médico obstetra que executou brilhantemente sua função naquela época e isso ele se esqueceu de dizer…” declarou a vereadora.

Primeiro Secretário da Mesa Diretora da Casa Legislativa, o Vereador Pedro Belo agradeceu a população que foi prestigiar a primeira sessão do ano. O secretário chamou a atenção para a questão da disciplina do transito e Codó e pediu audiência pública para o assunto. “Mais de 70% das ocorrências que chegam ao HGM são oriundas do transito”, alertou. O parlamentar recebeu elogios do colega Dominguinhos Reis, pelo seu trabalho diligente, comportamento moderado e oposição por meio de críticas construtivas. Pedro Belo cobrou um projeto para o tombamento pelo patrimônio histórico da antiga fábrica manufatureira, que poderia abrigar alguns centros administrativos do município.

O jovem parlamentar Rodrigo Figueiredo iniciou suas palavras agradecendo a Deus e a maior autoridade presente: o povo. Com pronúncia firme e segura, Rodrigo fez alusão as suas raízes políticas relembrando o currículo do avô, ex-prefeito de Codó Biné Figueiredo e o trabalho do pai, Deputado Estadual Camilo Figueiredo, que está em seu 5° mandato. O vereador disse que o ingresso na política sempre foi um sonho de criança, quando via as atividades do avô e do pai. E se classificou como um funcionário do povo codoense, assim como suas gerações precursoras. O edil deixou de lado o discurso ameno, quando surpreendeu a galeria ao apresentar ofício do dia 16 de junho do ano passado, no qual a direção do HGM solicita ataduras da UPA. Rodrigo propôs comissão parlamentar para investigar denúncias na chamada crise da saúde.

12 comentários sobre “Câmara em Revista – Panorama da primeira sessão da Câmara de Vereadores de 2013”

  1. ….. de MARIA PAZ , porq, vc não fez DOUTORADO , Como que vc é uma ´´DEFENSSORA´´do povo de CODÓ e apoia a saída de um dos melhores ORTOPEDISTAS DA REGIÃO DOS COCAIS. Só porq ele fez um B.O. relando sobre as coisas que estavam faltanto pro HGM? …o que se dis secretario de saúde demite o médico e vc ainda ainda apoia e o defende na TRIBUNA DA CASA DO POVO. Quais os motivos concreto para a saída do ORTOPEDISTA , 1Falta de plantões? 2Pedindo propina para atender pacientes? 3Disculssões de enteresses pessoais com o então secretario? 4Por ter registrado um B.o.? *QM perde somos nois que precisamos do hgm , porq vcs Vão se consultar no SÃO MARCOS OU NA ULTRA MED. Vamos trabalhar pelo povo e deichar de penssar um pouquinho no dinheiro.

  2. Agora chegou a hora dos senhores vereadores, em conjunto,aprovarem medidas para melhorar a cidade. As ruas estão cheias de buracos, trânsito, saúde…O povo não quer saber de richas quer ser tratado como cidadão que paga impostos e elegem seus representantes.

    1. E o expectador que mas ri ,é o babaca do Zé Matraca hahahahahahaha!!!! Como sempre tendo aquela dor suave de cotovelo, porq não está lá fazendo seu pai e nem sua mãe ri kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. A leitura da ata da sessão da Câmara municipal de Codó-MA é de uma ausência de clareza, que não deveria ser reproduzida por este Blog.

    Está Faltando Ideias e projetos e problemas a serem enfrentados pelos parlamentares. Pela Leitura da ata da sessão, até parece que estamos no paraíso do “governo de nossa gente”.

    É como diz o velho ditado: ” o povo tem o governo e os parlamentares que soube bem ou mal escolher”.

  4. os vereadores de codó estão de parabéns (exceto Rodrigo Figueiredo) a eleição acabou, tem que se unirem mesmo com o prefeito para fazerem uma grande administração, o prefeito precisa dos vereadores para poder fazer uma boa administração, agora precisamos escolher um deputado estadual que trabalhe por codó se uni com o prefeito de codó e um deputado federal do tipo Ricardinho e assim todos unidos sem picuinhas sem politicagem quem ganha somos nós codoenses. Parabéns Vereadores.

  5. marcelo lopes vc nao aprende ne? ricardinho nao é DEPUTADO cara , ele é SUPLENTE!!!! QUINTO SUPLENTE ! nao discordo que o vereadores estao de parabéns mas pq excluir rodrigo figueiredo ??
    ele na sassao da camara cumpriu com o dever do vereador que é fiscalizar e cobrar as açoes do executivo !
    ou voce axa que é besteira ele ter levado pra camara a denuncia da crise na saude ? com provas claras do caos da saude de codó ! o oficio apresentado pelo vereador mostrando q o hgm vem pedindo remedios e ate seringas e espaladrapo emprestado pra upa nao deixa qualquer duvida q a saude de codo está de mal a pior ! nao fique fazendo comentarios sem fundamentos apenas por puro inveja e ódio !

  6. APÓS ter lido aqui os comentarios vale lembrar a postura coerente do vereador rodrigo figueiredo , ele é oposicao ao governo municipal mas deixou claro que se o governo apresentar alguma coisa boa pra codo ele vota a favor , desde que seja bgom pra codó !

  7. Parabéns Rodrigo, vc começou bem! Todo vereador tem que fiscalizar a r…….da prefeitura mesmo!É um absurdo o caos da saúde!!! Pedir espaladrapo e seringa pra UPA? Horrível! Esse prefeio com Claudio Paz só fazem m…….e r…….. O povo quis né? Fazer o q????

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias