Camilo Figueiredo estoura bomba na Assembleia e provoca reações do TCE e da Justiça do MA

Por Jorge Vieira

O deputado Camilo Figueiredo (PR), natural de Codó, em inflamado discurso, nesta manhã de ontem, terça-feira (9), na tribuna, denunciou que o presidente do Tribunal de Contas do Estado, ex-deputado Edmar Cutrim, fez acordo com o prefeito de Codó, Zito Rolim (PV), para evitar a cassação do seu mandato, por abuso de poder econômico, em troca de apoio ao seu filho e candidato a deputado estadual Glaubert Cutrim.

Camilo Figueiredo estoura bomba na Assembleia do MA
Camilo Figueiredo estoura bomba na Assembleia do MA

Colocado no olho do furacão em uma reportagem do Fantástico, exibida na noite de domingo (7), como beneficiário da compra de votos, o prefeito de Codó, Zito Rolim, flagrado dando dinheiro para eleitor e com um processo de cassação esperando julgamento, segundo Camilo, anda falando que seu processo não será julgado e que conta com a proteção do presidente do TCE-MA.

O Fantástico mostrou claramente como é realizada a compra de votos em alguns municípios do Maranhão, especificamente na cidade de Codó, onde o prefeito aparece comprando votos nas eleições 2012. Segundo Camilo Figueiredo, a matéria foi muito bem feita, mas deixou de mostrar como andam os processos que pedem a cassação, pois já se passaram dois anos da eleição e nunca saiu da cidade de Codó.

“Todas as testemunhas envolvidas nesse processo já foram ouvidas. Todas as gravações já foram periciadas e esse processo ainda está na cidade de Codó. Isso deixa, pelo menos, uma desconfiança na nossa cabeça e acredito que na de todas as pessoas que assistiram a matéria do Fantástico. Dois anos já se passaram e nada foi feito. Nós já estamos indo aí para o final do mandato do prefeito e esse processo ainda continua, em Codó. Parece que alguém está segurando para que ele não saia e não seja sentenciado”, observou o parlamentar.

Segundo Figueiredo, o prefeito de Codó anda dizendo que o processo não vai ser julgado e que ele não vai ser cassado. “Zito Rolim assumiu um compromisso de votar no filho do Edmar Cutrim com a garantia de que o filho do Edmar Cutrim, irá garantir o mandato dele. Eu não acredito, de forma nenhuma, ou melhor, tenho certeza de que o Edmar Cutrim, que é pai do Glaubert Cutrim, não manda no Tribunal Eleitoral do Maranhão, tenho certeza disso, mas o prefeito não pensa dessa forma. O que eu posso assegurar a todos é que alguma coisa estranha está acontecendo. Tem alguém realmente segurando esse processo, em Codó, para que ele não seja julgado, porque se esse processo for julgado, com certeza, o prefeito será cassado, não tem outro jeito, se o juiz julgar tem que cassar. Ou ele cassa ou ele dá autorização para todos nós que somos candidatos a comprar votos, não tem outro jeito, não tem outra saída, se ele julgar o processo vai ter que cassar”.

Conforme depoimento do deputado, o prefeito está dizendo que o processo não será julgado porque Edmar Cutrim garantiu a ele. “Se eu pudesse retratar isso num desenho, eu colocaria o prefeito Zito Rolim em cima de um banco com a corda no pescoço e o Edmar Cutrim do lado dele em pé ameaçando: se você não votar no meu filho, eu vou chutar o banco”.

Incrédulo com o que estava escutando, o deputado Manoel Ribeiro (PTB) pediu que ele repetisse o que estava afirmando sobre a ameaça de Edmar contra o prefeito e Camilo repetiu tudo de novo, sugerindo a formação de uma comissão de parlamentares “para acompanhar, de perto, a situação do processo e fazer visita ao Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, para que ele cobre do Juiz da Comarca de Codó, que julgue esse processo, que o juiz diga ao Maranhão e ao Brasil se a compra de voto é permitida ou não”.

“Nós precisamos saber se a compra de voto no Brasil é permitida ou não, porque caso o juiz julgue que o Edmar está garantindo que ele não vai julgar, eu quero dizer que não acredito nisso, que ele está querendo tirar vantagem desse processo, que é garantir o voto para o filho dele dessa forma. Caso o juiz julgue, ele vai ter que cassar, não tem outro jeito, ele vai ter que cassar o prefeito, porque a reportagem, as imagens são muito claras. O prefeito colocando a mão no bolso, no bolso de trás da calça e entregando para as pessoas”, enfatizou.

20 comentários sobre “Camilo Figueiredo estoura bomba na Assembleia e provoca reações do TCE e da Justiça do MA”

  1. A cara do Camilo nem treme ele pedindo agilidade no processo contra o prefeito Zito, pois a mais de 4 anos ele (Camilo e sua mãe) foram pegos em flagrante … merenda, carteira escolar e remédios de Codó para….a outra cidade… Agora bem aí

  2. Concordo com o Dep. Camilo só que ele esqueceu de cita o processo referente a carga de medicamentos, carteiras e merenda escolar roubada de do município de Codó, que estar desde de 2009 sem ser julgada

  3. Pelo visto, Deputado Camilo, expor Codó de maneira negativa e vergonhosa não é mérito apenas do prefeito ZITO. Infelizmente o senhor já contribuiu de maneira, senão pior, mas bem parecida com o que aconteceu esta semana no FANTÁSTICO. Lembra da CPI PEDOFILIA? ……………………. Lembra da carga de medicamentos e material escolar, presa pela polícia militar, quando estava sendo desviada para Peritoró, por seus familiares.

    Inclusive vc é mostrado no vídeo desta operação vergonhosa? Lembra dos títulos falsos, na eleição de seu pai em 2004?

    Se formos enumerar as vergonhas que vocês já submeteram nossa cidade, o espaço aqui ficará pequeno. ENTÃO SE TOCA, DEPUTADO, E TENTE TRABALHAR, PARA QUE VC NÃO PRECISE DE ESQUEMA PARA SE REELEGER!!!

    ACÉLIO, FAVOR PUBLICAR MEU COMENTÁRIO NA ÍNTEGRA. O QUE EXPUS AQUI, TUDO É ASSUNTO DE DOMÍNIO PÚBLICO.

  4. “”MARINA””, OLHA QUEM FALA E FALOU BONITO, COM CORAGEM PARA DENUNCIAR OS ABUSOS COMETIDOS . A REPERCUSSÃO, EM TODO O ESTADO DO MARANHÃO, TEM SIDO DE APOIO AO DEPUTADO CAMILO

    EM CODÓ, O BLOG MARANHAO LIMPO TEM MOSTRADO AS CONTAS DO ROLIMzito DEVIDAMENTE ANALISADAS PELO TCE E CONSIDERADAS TOTALMENTE “””IRREGULARES”””. SÃO MILHÕES DE REAIS DESVIADOS DAS SUAS FINALIDADES. ASSIM ESTÁ O NOSSO MARANHÃO.

    1. fico muito triste com pessoas como você, que apoia pessoas que não são comprometidas com o crescimento de sua cidade, pelo contrário, são comprometidos em seus interesse pessoais.

  5. DEPOIS QUE OS ESTRANGEIROS, SE INFILTRARAM NA POLÍTICA CODOENSE, A FEDENTINA ESPALHOU-SE POR TODOS OS CANTOS, TRAZENDO OS MAIORES PREJUÍZOS À SOCIEDADE.

    E O MAIOR PREJUÍZO, FOI FORNECEREM “”MIGALHAS”” A ALGUNS SUGADORES QUE, MESMO VENDO O CORPO ESQUARTEJADO DO NOSSO MUNICÍPIO, AINDA DEFENDEM OS SEUS ESQUARTEJADORES. NÃO QUERO DIZER QUE NÃO HOUVE ERROS NO PASSADO, MAS, TAIS ERROS NÃO JUSTIFICA A CONTINUIDADE.

    ESTAMOS SENDO SAQUEADOS, ESTAMOS VENDO OS RECURSOS PÚBLICOS SAINDO PELO ESGOTO DA CORRUPÇÃO, COM TRATAMENTO ADEQUADO NO COMPARTILHAMENTO. TODOS, TODOS OS CODOENSES, NASCIDOS NESSA BENDITA TERRA, DEVERIAM PERGUNTAR ONDE ESTÃO OS MILHÕES DE REAIS EMPREGADOS NAS LICITAÇÕES

    ISSO POUCOS PERGUNTAM, MAS, ATACAR O DEPUTADO CAMILO PORQUE MOSTROU ……., MUITOS SER ARVORAM NA DEFESA DO PREFEITO, NÃO QUEREM PERDER O “”BOCADINHO””.

  6. Rapaz, desde quando políticos de Codó tem olhos apenas para os candidatos da terra, fala serio, vem esse deputado falar em justiça, cuidado deputado, lembra escândalos da ………………………………………………………, quando a gente vai falar alguma coisa primeiro ver o que fizeram num passado bem próximo.

  7. MURILO TEU CANDIDATO FEZ PIOR LEVANDO REMEDIO DOS CODOENSES PARA PERITORO.
    ……………………………………………………………
    EITA ………………….. MEU IRMÃO….KKKKKKKKK

Deixe uma resposta